Este conjunto de dados geográficos contém os navios naufragados (wrecks) representados na cartografia náutica. As posições geográficas dos navios naufragados podem ser representados através de pontos (point) ou áreas (área) com as diferentes categorias: navios naufragados (WRECKS), áreas de destroços (OBSTRN) e áreas restritas relativas a wrecks históricos (RESARE). Este conjunto de dados integra os Conjuntos de Dados de Elevado Valor/HVD identificados de acordo com o Regulamento de Execução n.º 2023/138 da Diretiva (UE) 2019/1024, relativa aos dados abertos e à reutilização de informações do setor público.
A Carta Eletrónica de Navegação para Águas Interiores, ICEN (IENC – Inland Electronic Navigational Chart), é uma carta vetorial digital destinada a ser usada num IECDIS (Inland ECDIS), produzida em conformidade com os requisitos da OHI e do Inland ENC Harmonization Group (Grupo para a Harmonização das Cartas de Navegação para Águas Interiores). O projeto de cartografia náutica fluvial da Via Navegável do Douro está integrado no “Douro’s Inland Waterway 2020”, ação sob gestão da Administração do Porto do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) e é um projeto essencial para o reforço das condições de segurança da navegação nessa via. O projeto, executado pelo Instituto Hidrográfico, foi constituído por diversas etapas, nomeadamente: O levantamento hidrográfico de toda a VND; A definição do canal de navegação; A elaboração dos projetos de assinalamento marítimo; A elaboração da cartografia náutica fluvial. Este conjunto de dados integra os Conjuntos de Dados de Elevado Valor/HVD identificados de acordo com o Regulamento de Execução n.º 2023/138 da Diretiva (UE) 2019/1024, relativa aos dados abertos e à reutilização de informações do setor público
Este conjunto de dados geográficos (CDG) contém os limites da Zona Livre Tecnológica (ZLT) Infante D. Henrique criada através da Portaria n.º 189/2022, de 25 de julho (https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/portaria/189-2022-186577200). Esta ZLT tem como objetivo experimentar e testar, nas áreas consignadas, sistemas de segurança e de defesa não tripulados e outras tecnologias em ambientes de subsuperfície, superfície (terrestre e molhado) e aéreo. Este conjunto de dados integra os Conjuntos de Dados de Elevado Valor/HVD identificados de acordo com o Regulamento de Execução n.º 2023/138 da Diretiva (UE) 2019/1024, relativa aos dados abertos e à reutilização de informações do setor público.
Este conjunto de dados geográficos (CDG) contém os limites da Zona Livre Tecnológica (ZLT) Viana do Castelo criada através da Portaria n.º 298/2023, de 4 de outubro (https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/portaria/298-2023-222421860). Esta ZLT tem como objetivo testar e desenvolver tecnologias de energia renovável oceânica, apoiando a inovação e a transição energética. Este conjunto de dados integra os Conjuntos de Dados de Elevado Valor/HVD identificados de acordo com o Regulamento de Execução n.º 2023/138 da Diretiva (UE) 2019/1024, relativa aos dados abertos e à reutilização de informações do setor público.
Este Conjunto de Dados Geográficos (CDG) representa a cobertura dos sedimentos superficiais da plataforma continental portuguesa, entre a linha de costa e os 500 m de profundidade, compilada a partir das Cartas Náuticas da série Pescas. As cartas Náuticas da série Pescas correspondem a uma simplificação da "Carta dos Sedimentos Superficiais da Plataforma Continental Portuguesa" (https://metadata.hidrografico.pt/geonetwork/srv/por/catalog.search#/metadata/f00f3416-2904-47ad-81c1-c51f36449404), realizadas pelo Instituto Hidrográfico, representando apenas 5 tipos de depósitos sedimentares descritivos do tamanho das partículas. Este conjunto de dados integra os Conjuntos de Dados de Elevado Valor/HVD identificados de acordo com o Regulamento de Execução n.º 2023/138 da Diretiva (UE) 2019/1024, relativa aos dados abertos e à reutilização de informações do setor público.
Este conjunto de dados geográficos (CDG) contém as linhas de fecho das desembocaduras dos rios Minho e Guadiana, definidas na Resolução da Assembleia da República n.º 124/2018 (https://data.diariodarepublica.pt/dr/detalhe/resolucao-assembleia-republica/124-2018-115276178). Este conjunto de dados integra os Conjuntos de Dados de Elevado Valor/HVD identificados de acordo com o Regulamento de Execução n.º 2023/138 da Diretiva (UE) 2019/1024, relativa aos dados abertos e à reutilização de informações do setor público.
Este Conjunto de Dados Geográficos (CDG) contém as linhas isobatimétricas dos 8m, 16m e 30m. Os valores de profundidade são referidos ao Zero Hidrográfico (ZH). O ZH é um plano de referência convencionado, situado abaixo do Nível da Maré Astronómica Mais Baixa, ao qual estão referidas as sondas e as linhas isobatimétricas representadas nas cartas náuticas. Em Portugal continental o ZH está estabelecido 2,00 m abaixo do nível médio do mar adotado (NMA) - Cascais 1938.
A Carta Eletrónica de Navegação para Águas Interiores, ICEN (IENC – Inland Electronic Navigational Chart), é uma carta vetorial digital destinada a ser usada num IECDIS (Inland ECDIS), produzida em conformidade com os requisitos da OHI e do Inland ENC Harmonization Group (Grupo para a Harmonização das Cartas de Navegação para Águas Interiores). O projeto GUAD 20 “Guadiana: Património Natural Navegável”, financiado pelo Programa Operativo de Cooperação Transfronteiriça Portugal-Espanha (POCTEP INTERREG V-A 2014-2020), conta como parceiros a Agencia Publica de Puertos de Andalucia (Entidade Promotora), a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) e o Instituto Hidrográfico (IH). Este projeto tem como principal objetivo reabilitar a navegabilidade do rio Guadiana, no troço internacional entre Vila Real de Santo António e Pomarão, em condições de segurança, bem como reabilitar infraestruturas portuárias existentes em ambas as margens. O IH foi a entidade responsável pela produção da cartografia hidrográfica oficial da Via Navegável do Guadiana entre Vila Real de S.to António e Pomarão. Este conjunto de dados integra os Conjuntos de Dados de Elevado Valor/HVD identificados de acordo com o Regulamento de Execução n.º 2023/138 da Diretiva (UE) 2019/1024, relativa aos dados abertos e à reutilização de informações do setor público.
Este Conjunto de Dados Geográficos (CDG) contém as posições geográficas das boias Datawell Waverider (https://datawell.nl/). Estas boias registam vários parâmetros oceanográficos, nomeadamente agitação marítima e temperatura da água do mar. Estas boias são geridas pelo Instituto Hidrográfico (https://www.hidrografico.pt/), Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (https://apram.pt/) e Associação para o Estudo do Ambiente Insular (https://climaat.angra.uac.pt/boias/). Este conjunto de dados integra os Conjuntos de Dados de Elevado Valor/HVD identificados de acordo com o Regulamento de Execução n.º 2023/138 da Diretiva (UE) 2019/1024, relativa aos dados abertos e à reutilização de informações do setor público.
Este conjunto de dados contém os pontos coordenados de apoio aos Levantamentos Hidrográficos. Para aceder a informação mais detalhada deverá ser endereçado um pedido para: cedencia.dados@hidrografico.pt Este conjunto de dados integra os Conjuntos de Dados de Elevado Valor/HVD identificados de acordo com o Regulamento de Execução n.º 2023/138 da Diretiva (UE) 2019/1024, relativa aos dados abertos e à reutilização de informações do setor público.