O SNIG e a implementação da Diretiva INSPIRE

A publicação da Diretiva INSPIRE e sua transposição constituíram um importante marco no acesso à informação geográfica em Portugal e no desenvolvimento do SNIG, no sentido em que vieram promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da Infraestrutura de Informação Geográfica (IIG) de âmbito Nacional e das IIG regionais e temáticas assim como dinamizar o envolvimento das instituições que fazem parte destas IIG.

Para mais informação sobre a diretiva INSPIRE pode aceder ao site Europeu https://inspire.ec.europa.eu/

Geoportal INSPIRE

Os Estados-Membros devem facultar o acesso aos serviços referidos na Diretiva através do Geoportal INSPIRE, que representa o ponto de acesso através da Internet para os serviços de dados espaciais previstos.

Através do Geoportal é possível pesquisar dados, serviços e organizações. O Geoportal não armazena ou mantém os dados, que se encontram de forma distribuída nos diversos servidores nacionais e temáticos na Europa.

O Geoportal INSPIRE inclui duas entradas:

  • Priority Data Sets Viewer
    Dá acesso aos conjuntos de dados prioritários para o reporte ambiental. Permite filtrar por domínio ambiental, legislação ambiental e país.
     
  • INSPIRE Thematic Viewer
    Dá acesso a todos os conjuntos de dados geográficos dos Estados-membros da União Europeia abrangidos pela Diretiva INSPIRE, filtrados por temas (ou seja, Anexos I, II e III) e países.