Outras IIG

O Decreto-Lei do SNIG refere a existência de infraestruturas de informação geográfica de âmbito temático, regional ou local e define, na sua versão atual (Decreto-Lei n.º 29/2017), orientações para a articulação do Sistema Nacional de Informação Geográfica com outras infraestruturas de informação geográfica.

Esta seção dá acesso a outras IIG de âmbito temático, regional, local e também internacional.

IIG Temáticas

Ambiente

Sistema de Informação de Metadados Ambientais (SNIAmb)

O Portal de Metadados Geográficos e Documentais da informação de referência de Ambiente constitui uma ferramenta estruturante do Sistema Nacional de Informação de Ambiente (SNIAmb), permitindo pesquisar metadados, visualizar, explorar e descarregar dados geográficos. O Portal permite ainda o acesso a recursos documentais como relatórios e outro tipo de publicações, em formatos diversos. Esta plataforma de catalogação de informação ambiental, parte integrante do SNIAmb, vai ao encontro da Diretiva INfrastructure for SPatial InfoRmation in Europe (INSPIRE) e do Decreto-Lei n.º 180/2009, de 7 de Agosto, que a transpõe, bem como da Diretiva 2003/4/CE relativa ao acesso do público às informações sobre ambiente, que dá cumprimento às obrigações resultantes da Convenção de Aarhus, e da iniciativa europeia Shared Environmental Information System (SEIS).

Geologia

Geoportal do LNEG

O geoportal do LNEG é uma infraestrutura de serviços integrados de suporte à gestão e visualização de dados espaciais, que visa disponibilizar, em ambiente web, a informação georreferenciada relacionada com as diferentes atividades do Laboratório Nacional de Energia e Geologia. Esta aplicação irá assim facilitar a partilha, pesquisa e disponibilização de dados espaciais do LNEG. É importante referir que o geoportal foi totalmente desenvolvido no contexto da diretiva europeia INSPIRE (INfrastructure for SPatial InfoRmation in Europe), encontrando-se em conformidade com os princípios e normativos estabelecidos por esta Directiva.

Águas Marinhas e Costeiras

Sistema Nacional de Informação do Mar (SNIMar)

O projeto SNIMar, em desenvolvimento, pretende criar uma infraestrutura de dados espaciais marinhos que dê resposta às questões "que dados sobre o ambiente marinho existem?" e "onde estão?". Esta infraestrutura será uma ferramenta importante para a gestão ambiental das águas marinhas portuguesas.

Litoral

Sistema de Administração do Recurso Litoral (SIARL)

Instrumento que promove a gestão integrada e sustentável da zona costeira continental. Consiste num geoportal que permite aos organismos com competências no litoral e aos diversos utilizadores, ampliar os conhecimentos sobre as dinâmicas costeiras, dominantemente na ótica do risco e dos usos do solo.

Ordenamento do Território

Sistema Nacional de Informação Territorial (SNIT)

Sistema de informação que contém informação sobre o território português e o seu estado de ordenamento.