Outras IIG

O Decreto-Lei do SNIG refere a existência de infraestruturas de informação geográfica de âmbito temático, regional ou local e define, na sua versão atual (Decreto-Lei n.º 29/2017), orientações para a articulação do Sistema Nacional de Informação Geográfica com outras infraestruturas de informação geográfica.

Esta seção dá acesso a outras IIG de âmbito temático, regional, local e também internacional.

IIG Regionais

Centro

IDECENTRO

A Infraestrutura de Dados Espaciais da Região Centro de Portugal - IDECENTRO é um sistema que reúne um conjunto de tecnologias, políticas, acordos institucionais e ferramentas que, proporcionando níveis de interoperabilidade elevados, facilitam a exploração, a partilha e o acesso a informação de natureza espacial entre diversas entidades produtoras e utilizadoras de dados.

Focada na Região Centro de Portugal, a IDECENTRO disponibiliza informação espacial de natureza muito diversa, de modo a responder às necessidades de um público alargado- administrações públicas, empresas, ensino e investigação e cidadãos em geral.

Madeira

Infra-Estrutura Regional de Informação Geográfica da Madeira

A Infra-Estrutura Regional de Informação Geográfica visa a modernização da Administração Pública Regional no contexto da Sociedade de Informação, apoiando-se nas tecnologias de informação e comunicação aplicadas à gestão, processamento, arquivo, disponibilização e troca de informação geográfica.

Évora

IDE CIMAC - Caminhosdeévora

A IDE CIMAC constitui um repositório de informação, com o propósito de dar a conhecer a informação geográfica disponibilizada pela CIMAC. Possui a vertente de publicação de informação geográfica via serviços WMS e WFS e um visualizador que permite visualizar o distrito na forma de mapas, fornecendo ferramentas interativas para obter uma melhor perceção do que este território tem para oferecer.

Alentejo e Estremadura Espanhola

IDE OTALEX

O Projeto OTALEX é financiado pelo programa europeu INTERREG IIIA e tem como objetivos estudar e dar a conhecer a realidade de um território, composto pelas regiões do Alentejo em Portugal e da Estremadura em Espanha. A IDE OTALEX é o resultado do esforço, do compromisso e da colaboração entre instituições da fronteira, com implicação aos níveis Nacional, Regional e Local. Apresentam-se os trabalhos de homogeneização e estandardização de dados territoriais do Alentejo e da Estremadura, através de clientes de visualização de mapas, consulta de topónimos e de catálogo, no âmbito da Diretiva INSPIRE.

Algarve

IDEAlg - Infraestrutura de Dados Espaciais do Algarve

A Infraestrutura de Dados Espaciais do Algarve (IDEAlg) tem a ambição de constituir um projeto de referência regional no âmbito dos sistemas de informação geográfica (SIG). A plataforma tecnológica disponibilizada visa permitir às entidades da administração pública, partilhar e fomentar a utilização de informação geográfica pelos respetivos serviços e pela generalidade dos cidadãos e empresas.

Açores

IDE.A – Infraestrutura de Dados Espaciais dos Açores

A IDE.A – Infraestrutura de Dados Espaciais dos Açores tem como principal objetivo o desenvolvimento e a gestão de uma infraestrutura de dados geográficos (SDI – Spatial Data Infrastructures) de referência para a Região Açores.