Notícias

Este espaço destina-se a divulgar junto da comunidade de informação geográfica notícias associadas a este domínio,  tanto de Portugal como de fora do país, que possam ter relevância para a implementação do SNIG e Diretiva INSPIRE bem como para a comunidade de utilizadores de informação geográfica. 

Notícias recentes

2020

Nova versão do GeMA (5.4)

Foi lançada uma nova versão do GeMA (5.4), a qual apresenta as seguintes alterações em relação à versão anterior:

  • Implementação dos requisitos da versão 2.1 das "Technical Guidance for the implementation of INSPIRE dataset and service metadata based on ISO/TS 19139:2007";
  • Criação do botão "Tipo de Cartografia";
  • Criação do botão "Conjunto de dados geográficos a monitorizar e reportar no âmbito da Diretiva INSPIRE";
  • Criação de codelist para os formatos de distribuição;
  • Preenchimento automático de palavras chave livres consoante os formatos de distribuição selecionados;
  • Obrigatoriedade de preenchimento do campo “Acesso Online” quando um dos formatos de distribuição se refere a um serviço;
  • Deixa de haver a aprovação dos metadados para o Sistema de Metadados dos Açores, sendo a sua submissão automática sempre que os metadados apresentem todos os campos obrigatórios preenchidos;
  • Correção de bugs.

Chama-se a atenção que, devido às alterações exigidas na versão mais recente das orientações técnicas relativamente aos metadados dos CDG e SDG,  existem várias alterações no esquema dos metadados, pelo que, de forma a que os metadados já preenchidos assumam essas alterações, o utilizador terá que fechar e abrir os seguintes campos:

  • Tema Inspire
  • Restrições

Para efetuar o download desta nova versão, deverá aceder à seguinte página:  http://www.ideia.azores.gov.pt/Paginas/download-gema.aspx. Verifica-se que algumas entidades ao submeterem o formulário de pedido do GeMA, não estão a receber a aplicação por questões de firewall dos organismos onde trabalham. Caso seja o vosso caso, favor informar para enviarmos link para descarregamento do editor.

Para mais informações: http://www.ideia.azores.gov.pt/Paginas/gema.aspx.

2019

A DGT nas Jornadas Ibéricas de Infraestruturas de Dados Espaciais 2019

A Direção-Geral do Território (DGT) participou nas X Jornadas Ibéricas de Infraestruturas de Dados Espaciais (JIIDE), que decorreram de 23 a 25 de outubro de 2019 na cidade de Cáceres em Espanha.

Este evento ibérico foi organizado pelo Instituto Geográfico Nacional de Espanha com a colaboração da DGT e contou com aproximadamente 240 participantes.

A edição 2019 das JIIDE teve o seguinte lema: “Infraestruturas de Informação Geográfica Locais, aproximando a informação digital aos cidadãos”. Entre outros assuntos, neste evento debateu-se a relevância das Infraestruturas de Informação Geográfica na Administração Pública Local e em particular de que forma estas se podem relacionar com os cidadãos.

Neste encontro foi possível assistir a 65 comunicações agregadas em 13 sessões temáticas, duas conferências convidadas, cinco workshops e três mesas redondas.

A DGT, para além de colaborar na organização destas jornadas, apresentou as seguintes comunicações:

  • O estado de implementação da Diretiva INSPIRE em Portugal
  • Registo Nacional de Dados Geográficos e o novo Geoportal do SNIG
  • Reestruturação dos metadados do Sistema Nacional de Informação Geográfica

e participou na mesa redonda dedicada às infraestruturas locais -  Mesa Redonda 1: La IDE local. Retos y oportunidades.

Para mais informações sobre este evento consultar JIIDE 2019.

 

As XI Jornadas Ibéricas de Infraestruturas de Informação Geográfica decorrerão em Portugal no ano 2020.

Decisão de execução da Comissão que estabelece as disposições de aplicação da Diretiva 2007/2/CE relativas à monitorização e apresentação de relatórios (Diretiva INSPIRE)

Decisão de execução da Comissão que estabelece as disposições de aplicação da Diretiva 2007/2/CE relativas à monitorização e apresentação de relatórios (Diretiva INSPIRE)

Foi publicada em 19 de agosto de 2019 a nova Decisão de execução da Comissão que estabelece as disposições de aplicação da Diretiva 2007/2/CE relativas à monitorização e apresentação de relatórios (Diretiva INSPIRE) (C(2019) 6026 final), que vem substituir a anterior Decisão 2009/442/CE.

Estas disposições de execução foram criadas e aprovadas com o intuito de simplificar e racionalizar a monitorização e a comunicação de informações, promover melhores estudos comparativos dos progressos realizados pelos Estados-Membros em matéria de aplicação da Diretiva INSPIRE e permitir análises globais à escala nacional e da UE, reduzindo simultaneamente os encargos administrativos associados.

A Decisão de Execução em Português e em Inglês podem ser encontradas no Arquivo Documental do SNIG.

Conferência INSPIRE 2020

Conferência INSPIRE 2020

Vai decorrer de 12 a 15 de maio de 2020 a conferência INSPIRE 2020.

Esta conferência vai decorrer em Dubrovnik na Croácia e será subordinada ao lema:“Bringing sustainability and digitalisation together”.

A conferência INSPIRE 2020 pretende debater o rumo para uma Europa sustentável até 2030.

Pretende debater-se de que forma a digitalização pode contribuir para uma Europa mais sustentável, mas também quais as questões e os riscos ambientais que estão associados a esta tendência. Será discutido o papel dos dados e da inteligência artificial na transição digital e, de forma mais holística, o desenvolvimento de um ecossistema digital para o ambiente.

Pode obter mais informação sobre este evento em: Conferência INSPIRE 2020.

Inspire Helsínquia 2019

Inspire Helsínquia 2019

Vai decorrer de 22 a 24 de outubro de 2019 o evento Inspire Helsínquia 2019.

Este evento é organizado pelo National Land Survey of Finland e pelo Ministério da Agricultura e Florestas da Finlândia e é apoiado pelo Joint Research Centre da Comissão Europeia.

O objetivo deste evento é apresentar e discutir as tecnologias mais recentes relacionadas com dados geográficos, e de que forma estas podem melhorar a tomada de decisões e o quotidiano de todos os cidadãos.

Haverá workshops e palestras e serão promovidas discussões sobre os desafios que se colocam em todas as matérias relacionadas com os dados geográficos europeus e com o potencial das tecnologias mais inovadoras.

Pode obter mais informação sobre este evento em: Inspire Helsínquia 2019.

X Jornadas Ibéricas de Infraestruturas de Dados Espaciais

X Jornadas Ibéricas de Infraestruturas de Dados Espaciais

Vão decorrer de 23 a 25 de outubro de 2019 as X Jornadas Ibéricas de Infraestruturas de Dados Espaciais – JIIDE 2019.

A edição 2019 das JIIDE tem o seguinte lema: “Infraestruturas de Informação Geográfica Locais, aproximando a informação digital aos cidadãos”, e pretende debater a relevância das Infraestruturas de Informação Geográfica na Administração Pública Local e em particular de que forma estas se podem relacionar com os cidadãos.

Este evento ibérico é organizado pelo Instituto Geográfico Nacional de Espanha com a colaboração da Direção-Geral do Território de Portugal e vai decorrer em Espanha na cidade de Cáceres.

Este evento é gratuito mas sujeito a uma inscrição prévia em: JIIDE 2019.

Workshop “Geospatial Standards for Data Science”

Workshop “Geospatial Standards for Data Science”

Alan Turing Institute e o Open Geospatial Consortium (OGC) organizaram, no dia 12 de março de 2019, um Workshop gratuito sobre standards geoespaciais para a Ciência de Dados.

À medida que mais dados geoespaciais foram sendo recolhidos e analisados para dar suporte a esses setores, também aumentou a necessidade de permitir a partilha eficiente e efetiva desses dados. Os standards internacionais são essenciais na partilha eficiente e eficaz dos dados

O objetivo deste Workshop consiste em analisar o crescimento de fontes de dados geospaciais e os standards internacionais permitem o aproveitamento dessas fontes. Será também abordado o papel que os standards desempenham no contexto da Defesa.

Assista aos vídeos disponibilizados abaixo:

giCASES: resultados e giCASES Alliance

giCASES: resultados e giCASES Alliance

A Direção-Geral do Território (DGT) é membro do Comité Executivo do GISIG - Geographical Information Systems International Group no âmbito do qual tem participado em numerosos projetos e atividades de investigação no domínio da Ciência e Sistemas de Informação Geográfica.

Informação sobre o giCASES está disponível no site do projeto e o boletim informativo giCASES inclui breves notas sobre os principais resultados alcançados. De referir que todo o material de formação produzido para os 6 casos de estudo (14 módulos para um total de 37 unidades de formação) está disponível gratuitamente, após registo em Training Material.

A iniciativa giCASES continua após o final do projeto através da rede giCASES Alliance, aberta a todas as organizações interessadas. Trata-se de uma oportunidade para utilizar e explorar os casos de estudo disponíveis nos módulos de formação ou para promover novas iniciativas de co-criação de conhecimento. Para se juntar à aliança, será necessário preencher o formulário on-line disponível em giCASES Alliance.

Webinar: INSPIRE good practices – Alternative Encodings

Webinar: INSPIRE good practices – Alternative Encodings

No próximo dia 7 de maio, das 14h00 às 15h30 realiza-se o webinar INSPIRE good practices – Alternative Encodings, aberto a todos os interessados, no decurso do qual serão apresentados os resultados da Ação 2017.2 on Alternative encodings for INSPIRE do MIG-T.

Serão apresentados os documentos seguintes e expostas as razões que levam o MIG-T a propô-los como documentos de boas práticas INSPIRE:

Mercado Único Digital: texto proposto para a reformulação da Diretiva relativa aos dados abertos e à reutilização da informação do setor público

O Parlamento Europeu, o Conselho da UE e a Comissão Europeia chegaram a um acordo com vista a facilitar a disponibilização e reutilização de dados do setor público. Este acordo tem como objetivo proceder à revisão da Diretiva 2003/98/CE, Diretiva de Reutilização da Informação do Setor Público, alterada em 2013 pela Diretiva 2013/37/EU Diretiva 2013/37/EU (vide Mercado Único Digital: novas regras para a partilha de dados do setor público).

O texto final proposto para a reformulação da Diretiva relativa aos dados abertos e à reutilização da informação do setor público (PSI), com uma análise tendo em vista o acordo político alcançado já foi publicado pelo Conselho da UE. O texto completo, sujeito a revisão, encontra-se disponível aqui.

Após aprovação no Comité de Representantes Permanentes, o texto será verificado do ponto de vista jurídico e linguístico, sendo esperado que na primavera do corrente ano o Parlamento e Conselho Europeus o adotem formalmente.

Saiba mais e aceda ao comunicado de imprensa emitido pelo Conselho Europeu.