Notícias

Este espaço destina-se a divulgar junto da comunidade de informação geográfica notícias associadas a este domínio,  tanto de Portugal como de fora do país, que possam ter relevância para a implementação do SNIG e Diretiva INSPIRE bem como para a comunidade de utilizadores de informação geográfica. 

Notícias recentes

2019

Conferência INSPIRE 2020

Conferência INSPIRE 2020

Vai decorrer de 12 a 15 de maio de 2020 a conferência INSPIRE 2020.

Esta conferência vai decorrer em Dubrovnik na Croácia e será subordinada ao lema:“Bringing sustainability and digitalisation together”.

A conferência INSPIRE 2020 pretende debater o rumo para uma Europa sustentável até 2030.

Pretende debater-se de que forma a digitalização pode contribuir para uma Europa mais sustentável, mas também quais as questões e os riscos ambientais que estão associados a esta tendência. Será discutido o papel dos dados e da inteligência artificial na transição digital e, de forma mais holística, o desenvolvimento de um ecossistema digital para o ambiente.

Pode obter mais informação sobre este evento em: Conferência INSPIRE 2020.

Inspire Helsínquia 2019

Inspire Helsínquia 2019

Vai decorrer de 22 a 24 de outubro de 2019 o evento Inspire Helsínquia 2019.

Este evento é organizado pelo National Land Survey of Finland e pelo Ministério da Agricultura e Florestas da Finlândia e é apoiado pelo Joint Research Centre da Comissão Europeia.

O objetivo deste evento é apresentar e discutir as tecnologias mais recentes relacionadas com dados geográficos, e de que forma estas podem melhorar a tomada de decisões e o quotidiano de todos os cidadãos.

Haverá workshops e palestras e serão promovidas discussões sobre os desafios que se colocam em todas as matérias relacionadas com os dados geográficos europeus e com o potencial das tecnologias mais inovadoras.

Pode obter mais informação sobre este evento em: Inspire Helsínquia 2019.

X Jornadas Ibéricas de Infraestruturas de Dados Espaciais

X Jornadas Ibéricas de Infraestruturas de Dados Espaciais

Vão decorrer de 23 a 25 de outubro de 2019 as X Jornadas Ibéricas de Infraestruturas de Dados Espaciais – JIIDE 2019.

A edição 2019 das JIIDE tem o seguinte lema: “Infraestruturas de Informação Geográfica Locais, aproximando a informação digital aos cidadãos”, e pretende debater a relevância das Infraestruturas de Informação Geográfica na Administração Pública Local e em particular de que forma estas se podem relacionar com os cidadãos.

Este evento ibérico é organizado pelo Instituto Geográfico Nacional de Espanha com a colaboração da Direção-Geral do Território de Portugal e vai decorrer em Espanha na cidade de Cáceres.

Este evento é gratuito mas sujeito a uma inscrição prévia em: JIIDE 2019.

Workshop “Geospatial Standards for Data Science”

Workshop “Geospatial Standards for Data Science”

Alan Turing Institute e o Open Geospatial Consortium (OGC) organizaram, no dia 12 de março de 2019, um Workshop gratuito sobre standards geoespaciais para a Ciência de Dados.

À medida que mais dados geoespaciais foram sendo recolhidos e analisados para dar suporte a esses setores, também aumentou a necessidade de permitir a partilha eficiente e efetiva desses dados. Os standards internacionais são essenciais na partilha eficiente e eficaz dos dados

O objetivo deste Workshop consiste em analisar o crescimento de fontes de dados geospaciais e os standards internacionais permitem o aproveitamento dessas fontes. Será também abordado o papel que os standards desempenham no contexto da Defesa.

Assista aos vídeos disponibilizados abaixo:

giCASES: resultados e giCASES Alliance

giCASES: resultados e giCASES Alliance

A Direção-Geral do Território (DGT) é membro do Comité Executivo do GISIG - Geographical Information Systems International Group no âmbito do qual tem participado em numerosos projetos e atividades de investigação no domínio da Ciência e Sistemas de Informação Geográfica.

Informação sobre o giCASES está disponível no site do projeto e o boletim informativo giCASES inclui breves notas sobre os principais resultados alcançados. De referir que todo o material de formação produzido para os 6 casos de estudo (14 módulos para um total de 37 unidades de formação) está disponível gratuitamente, após registo em Training Material.

A iniciativa giCASES continua após o final do projeto através da rede giCASES Alliance, aberta a todas as organizações interessadas. Trata-se de uma oportunidade para utilizar e explorar os casos de estudo disponíveis nos módulos de formação ou para promover novas iniciativas de co-criação de conhecimento. Para se juntar à aliança, será necessário preencher o formulário on-line disponível em giCASES Alliance.

Webinar: INSPIRE good practices – Alternative Encodings

Webinar: INSPIRE good practices – Alternative Encodings

No próximo dia 7 de maio, das 14h00 às 15h30 realiza-se o webinar INSPIRE good practices – Alternative Encodings, aberto a todos os interessados, no decurso do qual serão apresentados os resultados da Ação 2017.2 on Alternative encodings for INSPIRE do MIG-T.

Serão apresentados os documentos seguintes e expostas as razões que levam o MIG-T a propô-los como documentos de boas práticas INSPIRE:

Mercado Único Digital: texto proposto para a reformulação da Diretiva relativa aos dados abertos e à reutilização da informação do setor público

O Parlamento Europeu, o Conselho da UE e a Comissão Europeia chegaram a um acordo com vista a facilitar a disponibilização e reutilização de dados do setor público. Este acordo tem como objetivo proceder à revisão da Diretiva 2003/98/CE, Diretiva de Reutilização da Informação do Setor Público, alterada em 2013 pela Diretiva 2013/37/EU Diretiva 2013/37/EU (vide Mercado Único Digital: novas regras para a partilha de dados do setor público).

O texto final proposto para a reformulação da Diretiva relativa aos dados abertos e à reutilização da informação do setor público (PSI), com uma análise tendo em vista o acordo político alcançado já foi publicado pelo Conselho da UE. O texto completo, sujeito a revisão, encontra-se disponível aqui.

Após aprovação no Comité de Representantes Permanentes, o texto será verificado do ponto de vista jurídico e linguístico, sendo esperado que na primavera do corrente ano o Parlamento e Conselho Europeus o adotem formalmente.

Saiba mais e aceda ao comunicado de imprensa emitido pelo Conselho Europeu.

Utilização de dados INSPIRE: experiências adquiridas e perspetivas para o futuro

No final do ano transato foi realizado um Workshop organizado conjuntamente pela INSPIRE Knowledge Exchange Network do EuroGeographics e pela Commission 4 do EuroSDR.

A implementação de serviços de dados geográficos em conformidade com as regras de implementação INSPIRE é reconhecida como tendo um impacto positivo na construção da Infraestrutura Europeia de Informação Geográfica e trouxe progressos significativos na descoberta de dados. Existem no entanto muitas dúvidas sobre os benefícios da interoperabilidade. Até agora, parece haver muito poucos utilizadores de dados compatíveis com as especificações INSPIRE.

Com este Workshop que teve como principais destinatários os utilizadores e os produtores de dados, assim como investigadores, pretendeu-se obter contributos para delinear o caminho futuro da Diretiva INSPIRE de modo melhorar a reutilização de dados.

As apresentações e os vídeos deste Workshop encontram-se disponíveis aqui.

Mercado Único Digital: novas regras para a partilha de dados do setor público

O Parlamento Europeu, o Conselho da UE e a Comissão Europeia chegaram a um acordo com vista a facilitar a disponibilização e reutilização de dados do setor público. Este acordo tem como objetivo proceder à revisão da Diretiva 2003/98/CE, Diretiva de Reutilização da Informação do Setor Público, alterada em 2013 pela Diretiva 2013/37/EU Diretiva 2013/37/EU .

Para Andrus Ansip, vice-presidente responsável pelo Mercado Único Digital, «Hoje em dia, os dados são cada vez mais uma componente vital da economia, pelo que desbloquear o potencial dos dados públicos abertos pode trazer importantes benefícios económicos. O valor económico direto total das informações provenientes do setor público e dos dados oriundos das empresas públicas deverá aumentar, passando de 52 mil milhões de euros em 2018 para 194 mil milhões de euros até 2030. A entrada em vigor destas novas regras permitir-nos-á tirar o máximo partido deste crescimento».

Aceda aqui para saber mais sobre o acordo alcançado e quais os próximos passos.

III Encontro Nacional de Infraestruturas de Informação Geográfica: apresentações disponíveis

O III Encontro Nacional de Infraestruturas de Informação Geográfica – ENiiG 2018, subordinado ao tema "SNIG: Um Sistema descentralizado e partilhado", decorreu em Coimbra no passado dia 12 de novembro.

As apresentações realizadas neste evento já se encontram disponíveis para consulta e descarregamento.

Aceda aqui às apresentações efetuadas e a informação suplementar sobre a forma como este Encontro decorreu.

Foto do Encontro Nacional de Infraestruturas de Informação Geográfica