Notícias

Este espaço destina-se a divulgar junto da comunidade de informação geográfica notícias associadas a este domínio,  tanto de Portugal como de fora do país, que possam ter relevância para a implementação do SNIG e Diretiva INSPIRE bem como para a comunidade de utilizadores de informação geográfica. 

Arquivo de notícias

2018

Webinar “Efficiently Implementing INSPIRE and Creating INSPIRE Mashups with FME” Webinar “Efficiently Implementing INSPIRE and Creating INSPIRE Mashups with FME”

No próximo dia 21, das 16h às 17h, realiza-se o Webinar “Efficiently Implementing INSPIRE & Creating INSPIRE Mashups with FME” organizado pela Safe Software e cujo objetivo consiste em fornecer uma visão geral sobre como começar a utilizar o FME para produzir serviços de dados geográficos em conformidade com a Diretiva INSPIRE e mostrar como se pode promover os dados disponibilizados.

A participação neste webinar é gratuita. Inscreva-se e saiba mais aqui.

Second Workshop "Environmental Information in Europe"

Nos próximos dias 3 e 4 de setembro realiza-se, em Copenhaga, o Second Workshop "Environmental Information in Europe". O convite e a agenda deste Wokshop que é organizado pela Agência Europeia do Ambiente no âmbito do projeto “Promotion of best practices for national environmental information systems and tools for data harvesting at EU level”, encontram-se disponíveis aqui.

Conferência INSPIRE 2018: programa disponível

O programa provisório da Conferência INSPIRE 2018, que conta com mais de 250 comunicações, workshops e posters, já se encontra disponível.

Esta conferência, cujo lema é “Make it work together!”, realiza-se de 18-21 de setembro em Antuérpia, Bélgica, sendo organizada conjuntamente pela Holanda e Bélgica em parceria com a Comissão Europeia.

As inscrições podem ser efetuadas até ao próximo dia 21 de setembro.

Saiba mais sobre este evento aqui.

IX Jornadas Ibéricas de Infraestruturas de Dados Espaciais

As IX Jornadas Ibéricas de Infraestruturas de Dados Espaciais (JIIDE 2018) decorrem de 17 a 19 de outubro, em Lazareto de Mahón (Menorca), e têm como lema “Melhorando o intercâmbio de dados espaciais para proteger a Biosfera”.

Este evento é organizado pelo Conselho Insular de Menorca e pelo Governo das Ilhas Baleares (organizadores locais) conjuntamente com o Governo de Andorra, o Centro Nacional de Información Geográfica e a Direção-Geral do Território.

Os temas das sessões são os seguintes:

  • Organização de uma IDE, catálogos e geoportais;
  • IDE nacionais, regionais, locais e temáticas;
  • Interoperabilidade de dados e serviços geográficos;
  • Casos de uso das IDE e boas práticas;
  • Em direção ao INSPIRE;
  • Aplicações web e aplicações móveis;
  • Aplicações sobre o meio ambiente;
  • Tecnologias, inovação e novos desenvolvimentos;
  • Aplicações das IDE;
  • Projetos relacionados com as IDE (Galileo, Copernicus, UN-GGIM, Paz, OpenELS, etc);
  • Novas fronteiras das IDE (SaaS, Big Data, Open Data, Ontologias, Internet das coisas, Cidades inteligentes, Machine-learning…).

O programa das Jornadas já se encontra disponível e conta com cerca de sessenta comunicações, três mesas redondas e sete workshops.

As inscrições podem ser efetuadas até ao próximo dia a 10 de setembro através do formulário disponível aqui.

Aceda ao programa e saiba mais aqui.

Webinar “Validation of INSPIRE metadata, data and services": gravação do webinar e apresentações disponíveis

As apresentações efetuadas no webinar “Validation of INSPIRE metadata, data and services”, organizado pelo EuroGeographics, INSPIRE Knowledge Exchange Network e que se realizou no passado dia 26 de junho, já se encontram disponíveis para consulta.

A gravação deste evento também foi disponibilizada.

Assista aqui à gravação do evento e aceda às apresentações em pdf.

Webinar “Validation of INSPIRE metadata, data and services”

No próximo dia 26 de junho, realiza-se o webinar “Validation of INSPIRE metadata, data and services”, organizado pelo EuroGeographics, INSPIRE Knowledge Exchange Network.

Este webinar, direcionado a quem pretenda ou tenha obrigações na implementação da Diretiva INSPIRE, irá incidir sobre o progresso efetuado no validador INSPIRE e na partilha de experiências sobre a utilização desta ferramenta, estando prevista a seguinte agenda:

  • Introduction, updates of the INSPIRE validator by Michael Lutz (JRC);
  • Use of the INSPIRE validator in ELS by Roy Mellum (Kartverket, Norway);
  • National experience from Belgium by Ann Crabbe (KUL, Belgium);
  • National experience from Spain by Paloma Abad (IGN Spain);
  • National experience from Denmark by Heidi Vanparys (SDFE, Denmark).

Para assistir, registe-se aqui.

Sessões “INSPIRE – What if?”: relatório disponível

Na Conferência INSPIRE 2017 foram realizadas duas sessões sobre o tema “INSPIRE – What if …?” . Estas sessões ocorreram na sequência do sucesso obtido no Workshop “INSPIRE – What if we didn´t have INSPIRE?”, realizado na Conferência INSPIRE 2016 em Barcelona, e no Workshop “INSPIRE – What if …?” que ocorreu no Encontro da OGC em março de 2017, em Delft.

Nestes Workshops pretendeu-se recuar um pouco no tempo para pensar sobre como seria a infraestrutura INSPIRE se esta fosse projetada hoje, com um horizonte de tempo para implementação até 2015, com a possibilidade de integrar novas fontes de dados e explorar as novas oportunidades das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Este relatório explica quais os antecedentes que levaram à realização destas sessões e contém o resumo das discussões ocorridas. Apesar das discussões terem focado diversos tópicos, as conclusões convergiram à volta das seguintes recomendações:

  • Tornar o INSPIRE mais fácil de utilizar para profissionais e desenvolvedores de TIC;
  • Focar no conteúdo dos dados e na criação de dados nacionais ou pan-europeus (preferencialmente abertos) com garantia de qualidade e alto valor para uma ampla comunidade de utilizadores;
  • Tornar o INSPIRE mais centrado e orientado para os utilizadores;
  • Melhorar a comunicação e promover os casos de sucesso;
  • Clarificar os papéis dos setores público e privado especialmente no que respeita à oferta de dados, à integração dos dados e ao valor dos serviços adicionados.

Saiba mais aqui.

FOSS4G-Europe 2018

A conferência FOSS4G-Europe (Free and Open Source for Geospatial), um espaço de colaboração e partilha de conhecimentos dedicada à comunidade europeia SIG Open Source, este ano realiza-se em Portugal, na cidade de Guimarães, de 16 a 21 de julho.

Esta conferência, cujo lema é "Remembering how we started”, é organizada pela OSGeo Portugal em colaboração com a OSGeo Europa.

A Direção-Geral do Território (DGT) associou-se a este evento como parceiro institucional.

O programa (provisório) já está disponível. Os dias 17 a 19 serão dedicados a apresentações e os dias 16 e 20 de julho à realização de workshops. Os interessados podem ainda participar num “code sprint” de 2 dias, agendado para 20 a 21 de julho.

Este encontro é uma excelente oportunidade para discutir face a face e partilhar conhecimentos e experiências com a comunidade FOSS4G europeia.

Uma experiência a não perder!

O formulário de inscrição encontra-se disponível aqui.

Saiba mais aqui.

Webinar "GeoDCAT-AP as INSPIRE good practice"

No próximo dia 6 de junho realiza-se o webinar “GeoDCAT-AP as INSPIRE good practice” organizado pelo INSPIRE Maintenance and Implementation Group (MIG).

Neste webinar será apresentada a especificação GeoDCAT-AP e a justificação para a sua proposta como uma boa prática INSPIRE. O GeoDCAT-AP é uma extensão do perfil da aplicação DCAT-AP (DCAT application profile for European data portals) para a representação de metadados de dados geográficos.

O webinar está aberto a todos os participantes, podendo ser acedido através do link https://ecwacs.webex.com/ecwacs/j.php?MTID=m8ea4d6cfdc5c8f2310a4d1041d636e2d.

Saiba mais aqui.

Geospatial knowledge Base (GKB)

A Geospatial Knowledge Base (GKB) é uma plataforma de formação INSPIRE desenvolvida pelo Joint Research Center (JRC) em colaboração com a GISIG (Geographical Information Systems International Group). A GISIG é responsável por hospedar e manter a plataforma.

Esta plataforma eLearning possui um conjunto de módulos de formação na área das soluções de interoperabilidade para eGovernment, de que é exemplo o projeto ELISE, agregando serviços geospaciais e de localização baseados na Diretiva INSPIRE.

A plataforma GKB inclui já o primeiro conjunto de módulos de formação dedicados à Diretiva INSPIRE e sua implementação:

  • Introduction to INSPIRE
  • Inspire Data and service sharing
  • Basic concepts of XML and GML
  • INSPIRE data Specifications
  • Data quality
  • INSPIRE Network Services
  • Data Harmonization
  • Procedures for Data and Metadata Harmonization
  • Examples of Data Transformation
  • Metadata and Data validation for INSPIRE
  • Metadata and Catalogue Services
  • INSPIRE Network Services advanced
  • INSPIRE advanced
  • Introduction to Linked Data

Linked Data Advanced

Na plataforma são definidos diferentes perfis profissionais. Para cada perfil é oferecido um pacote de formação que contém um conjunto de módulos que podem ser obrigatórios, sugeridos ou opcionais.

Estes módulos de formação são gratuitos, sujeitos a uma licença CC By-SA, podendo ser acedidos após registo na plataforma GKB.

Aceda à plataforma e saiba mais aqui.

INSPIRE Geoportal Thematic Viewer

O INSPIRE Geoportal Thematic Viewer consiste numa forma simplificada de utilização do Geoportal INSPIRE – ponto único de acesso aos dados e aos serviços de dados geográficos dos Estados Membros (EM) - através da aplicação de filtros temáticos e espaciais avançados.

A versão beta do INSPIRE Geoportal Thematic Viewer foi disponibilizada em dezembro de 2017 e apresenta duas áreas distintas: uma dedicada exclusivamente aos dados prioritários para reporte das diretivas ambientais e outra organizada de acordo com os temas dos Anexos INSPIRE, a qual contém os Conjuntos de Dados Geográficos (CDG) reportados por todos os EM.

Este geoportal destaca em especial os CDG que disponibilizam serviços de descarregamento sem quaisquer restrições de acesso e utilização, assim como os temas visualizáveis nos respetivos serviços de visualização. Permite também distinguir os dados que possuem cobertura nacional dos restantes.

Para que o INSPIRE Geoportal Thematic Viewer funcione eficazmente é necessário que os metadados dos CDG estejam devidamente indexados, tendo sido necessário introduzir novas palavras-chave referentes aos dados prioritários de acordo com a lista de códigos Priority data set, disponibilizada pela Comissão Europeia, e garantir que os serviços de dados geográficos se encontram em conformidade com as especificações INSPIRE.

A Comissão Europeia (CE) solicitou aos EM que verificassem se o número total de registos de metadados existentes no INSPIRE Geoportal Thematic Viewer estava correto assim como o número de registos por tema, entre outros fatores a analisar. Esta análise e a correção de eventuais problemas ainda se encontra a decorrer.

Aceda aqui ao INSPIRE Geoportal Thematic Viewer.

Imagem do Portal

FOSS4G-Europe 2018

A conferência FOSS4G Europe (Free and Open Source for Geospatial) é um espaço de colaboração e partilha de conhecimentos dedicada à comunidade europeia SIG Open Source

Em 2018, o evento FOSS4G-Europe vai realizar-se em Portugal, na cidade de Guimarães, de 16 a 21 de julho. Os dias 16 e 20 de julho serão dedicados à realização de workshops, tendo os interessados ainda a possibilidade de participar num “code sprint” de 2 dias, agendado para 20 a 21 de julho.

Esta conferência, cujo lema é "Remembering how we started”, é organizada pela OSGeo Portugal em colaboração com a OSGeo Europa.

Com esta iniciativa pretende-se reunir a comunidade FOSS4G europeia. Trata-se de um evento comunitário cujo objetivo é promover encontros, discussões face a face, partilhar conhecimentos e a paixão pelas temáticas envolvidas.

O formulário de inscrição encontra-se disponível aqui.

Em breve será disponibilizada informação mais detalhada sobre esta conferência.

2017

JIIDE e ENIIG 2017: Infraestruturas de Informação Geográfica em Portugal e Espanha

As VIII Jornadas Ibéricas de Infraestruturas de Dados Espaciais (JIIDE) decorreram de 15 a 17 de novembro de 2017 tendo o II Encontro Nacional de Infraestruturas de Informação Geográfica (ENiiG) tido lugar no último dia das Jornadas.

As JIIDE resultam de uma parceria entre a Direção-Geral do Território de Portugal (DGT) e o Instituto Geográfico Nacional de Espanha (IGN) no âmbito das infraestruturas de informação geográfica (IIG). Para a edição de 2017 foi definido o lema "Contributos para a interoperabilidade e economia digitais".

A Sessão de Abertura da JIIDE 2017 contou com a presença da Srª. Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Dr.ª Célia Ramos, bem como da Diretora-Geral do Território, Drª. Fernanda do Carmo e, ainda, do Diretor-Geral do Instituto Geográfico Nacional Espanhol (IGN), Dom Amador Elena.

O ENiiG, que se realiza com periodicidade anual, pretende constituir um espaço de divulgação, partilha de experiências e conhecimento, reflexão e debate sobre a criação, articulação e utilização de IIG nacionais, regionais, locais e temáticas. A 2ª edição do ENiiG, realizada este ano, teve um carácter mais prático baseado na realização de um conjunto de 8 workshops centrados em temas como a harmonização e disponibilização de informação geográfica, as IIG temáticas em Portugal ou a tecnologia Open Source nas IIG. Os workshops do ENIIG 2017 envolveram 130 participantes, provenientes de entidades nacionais, regionais e locais envolvidas na implementação de IIG e da Diretiva INSPIRE, bem como de empresas do sector privado.

Aceda às comunicações e aos Workshops apresentados.

Saiba mais sobre as JIIDE 2017 e o ENiiG 2017 aqui.

JIIDE e ENIIG 2017: Infraestruturas de Informação Geográfica em Portugal e Espanha

Apresentações da 7ª edição do SASIG já disponíveis

A 7ª edição do Encontro Nacional de Software Aberto para Sistemas de Informação Geográfica (SASIG) realizou-se no Porto, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, e decorreu de 20 a 22 de novembro passado. Este encontro foi organizado pela Associação OSGeo-PT com a colaboração da Câmara Municipal do Porto.

A DGT foi convidada a participar nestas jornadas, intervindo na Sessão de Abertura e tendo feito a apresentação:

Aceda a todas as apresentações e às fotos do Encontro.

Guia para implementação da Diretiva INSPIRE

A empresa wetransform trabalha na temática da implementação da Diretiva INSPIRE tendo, nos últimos anos, apoiado cerca de 40 projetos nesta área.

Com base na experiência adquirida, foi elaborado um guia que foca diversas componentes necessárias para a implementação de projetos bem-sucedidos, tais como a transparência, a colaboração iterativa e a existência de uma estratégia clara a longo prazo.

Este guia tem como objetivo proporcionar uma visão geral das diretrizes para a implementação da Diretiva INSPIRE focando aspetos tais como a base legal, estratégias para a aquisição e organização de projetos, requisitos típicos da implementação, desafios e potenciais soluções e metodologias a adotar.

A wetransform estará presente nas JIIDE no próximo dia 16 de novembro com a apresentação “Cómo hacer INSPIRE fácil y eficiente”, e no ENIIG, no dia 17 de novembro com o Workshop “INSPIRE data Transformation”.

Saiba mais sobre as JIIDE e o ENIIG aqui.

Aceda ao “Guia para implementação da Diretiva INSPIRE”.

Webinar “Open Geospatial Data”

No próximo dia 16 de novembro, às 13h (GTM+1), vai realizar-se o webinar “Open Geospatial Data”, organizado pela Global Spacial Infraestruture Association (GSDI).

A agenda deste webinar será a seguinte:

  • Introduction to the Webinar and Presenters (Roger Longhorn, Secretary-General GSDI Association)
  • Introduction to open geodata (Bastiaan van Loenen, Kenniscentrum Open Data)

What is open data?

What is open geodata?

Why have open data/open geodata?

What are the key issues with open data?

  • Experiences at Kadastre Netherlands (Dick Eertink, Strategy and Policy Advisor - Kadaster Netherlands)

Opendata policies in the Netherlands

Challenges for Kadaster Netherlands regarding open data

The Spatial Data Portal - PDOK

  • Q & A Session (All)
  • Summary and Conclusions (Roger Longhorn, Secretary-General GSDI Association)

Após realizarem a inscrição no webinar, os participantes receberão um link para acesso a documentação de apoio.

A participação é gratuita. Inscreva-se aqui.

SASIG 2017

A 7ª edição do Encontro Nacional de Software Aberto para Sistemas de Informação Geográfica (SASIG) vai realizar-se no Porto, de 20 a 22 de novembro de 2017.

Este encontro é organizado pela Associação OSGeo-PT e conta com a colaboração da Câmara Municipal do Porto.

O SASIG constitui uma excelente oportunidade para partilha de conhecimentos e experiências na área do desenvolvimento de competências em Sistemas de Informação Geográfica com recurso a tecnologias open source.

O Programa e o Formulário de Inscrição já estão disponíveis.

Saiba mais aqui.

Apresentações e vídeos da Conferência INSPIRE 2017

As apresentações efetuadas na Conferência INSPIRE 2017 que se realizou em Kehl e Strasbourg de 4-8 de setembro passado, já se encontram disponíveis.

Foram realizadas gravações em vídeo da Sessão Plenária e de muitas das apresentações das Sessões Paralelas, as quais também se encontram acessíveis.

Aceda aos vídeos e apresentações das Sessões Paralelas e aos vídeos da Sessão Plenária.

EuroGeographics apresenta plano para publicação de serviços de dados abertos pan-europeus

O EuroGeographics apresentou um plano para publicação de serviços de dados abertos pan-europeus baseados em informação geográfica de fontes oficiais. Este plano insere-se no projeto Open European Location Services (Open ELS) que visa melhorar a disponibilização da informação geográfica pelas entidades públicas responsáveis pela cartografia, cadastro e registo predial.

Esta iniciativa coordenada pelo EuroGeographics irá ter a duração de 2 anos e é 50% financiada pela Comissão Europeia. Tem por base o projeto European Location Framework (ELF), que desenvolveu as normas, as especificações, as ferramentas e a infraestrutura técnica para distribuição de conteúdos geográficos pan-europeus.

A Noruega, Holanda, Grã-Bretanha, Finlândia, Espanha, Suécia, Polónia e Alemanha são os parceiros envolvidos nesta iniciativa cuja intenção é a disponibilização de dados abertos pan-europeus utilizando dados geográficos oficiais juntamente com um modelo de negócio que respeite a política de dados, os requisitos legais e organizacionais de cada membro. Assim, não há a garantia da disponibilização destes dados sem custos, podendo haver lugar ao pagamento das condições do seu uso e reutilização.

Saiba mais aqui.

Webinar “Harmonização de dados INSPIRE” organizado pela RAA

A Direção Regional do Ambiente da Região Autónoma dos Açores realizou, no passado dia 27 de julho, um webinar sobre “Harmonização de dados INSPIRE”. Este webinar foi gravado e os vídeos correspondentes já se encontram disponíveis online:

O material utilizado neste webinar encontra-se disponível para descarregamento aqui.

Para que seja possível seguir todos os passos exemplificados no webinar é necessário ter instalado o seguinte software:

Na sequência da realização deste webinar a Direção Regional do Ambiente da Região Autónoma dos Açores prestou o seguinte esclarecimento:

“Aquando do exercício de exportação dos dados transformados no HALE para GML, com a opção “EPSG prefix” selecionada, verificou-se, posteriormente, que, ao adicionar esse ficheiro GML no QGIS, a orientação da layer não estava correta. Após análise desta situação, concluímos que, em principio, esta será uma limitação do QGIS, uma vez que ao adicionarmos esse mesmo ficheiro no GAIA e no ArcGIS a orientação da layer aparece correta.”

Em caso de dúvida e esclarecimentos adicionais utilize o email: inspire at azores.gov.pt

Lançamento da versão 1.0.0 do Validador Comum INSPIRE

Após um período de testes no Joint Research Center (JRC) e com a participação de especialistas em validação, foi lançada a versão 1.0.0 do Validador Comum INSPIRE.

O validador disponibiliza testes que ajudam a verificar se os metadados (v1.3), os serviços de download (Atom e WFS) e os conjuntos de dados geográficos (CDG) dos temas do Anexo I, estão em conformidade com as diretrizes da Diretiva INSPIRE e fornece relatórios de testes detalhados que ajudam a aferir o correspondente grau de conformidade assim como quais os aspetos que precisam de ser melhorados.

Este validador tem por base os Abstract Test Suites (ATS) acordados entre os Estados-Membros e a Comissão Europeia no âmbito das atividades do INSPIRE Implementation Group (MIG).

No passado dia 3 de julho decorreu um webinar sobre o novo validador “Developing Abstract and Executable Test Suites for the INSPIRE validator” cujo vídeo, a apresentação e outras informações se encontram disponíveis aqui.

Programa da Conferência INSPIRE 2017

O draft do programa da Conferência INSPIRE 2017 que se realiza em Kehl e Strasbourg de 4-8 de setembro, já se encontra disponível.

A Conferência INSPIRE realiza-se desde 2007 e reúne participantes da administração pública, decisores políticos, indústria, academia, que apresentam a sua experiência e discutem os benefícios e diversas questões sobre a partilha da informação geográfica.

O período de “early registration” decorre até 31 de julho.

Saiba mais aqui.

Programa das VIII Jornadas Ibéricas de Infraestruturas de Dados Espaciais (JIIDE)

O programa das VIII Jornadas Ibéricas de Infraestruturas de Dados Espaciais (JIIDE) já se encontra disponível.

VEste evento realiza-se em Lisboa Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) e vai o decorrer de 15 a 17 de novembro de 2017.

As JIIDE resultam de uma parceria entre a Direção-Geral do Território de Portugal e o Instituto Geográfico Nacional de Espanha. Este evento, que teve a sua primeira edição no ano 2010, vai realizar a sua próxima edição em novembro de 2017 em Lisboa. Esta conferência anual pretende ser um espaço de reflexão, debate e partilha de conhecimento sobre a temática da informação geográfica nos dois países.

Para obter mais informação sobre as JIIDE consultar: JIIDE 2017

Em 2017 as JIIDE decorrerão em articulação com o ENIIG, que teve a sua primeira edição no ano transato. Está previsto que o ENIIG decorra durante o dia 17 de novembro.

Informação mais detalhada sobre o ENIIG será disponibilizada em breve.

Relatório 2016 "State of Play of Interoperability in Europe"

O National Interoperability Framework Observatory (NIFO) da Comissão Europeia publicou um relatório sobre o estado da interoperabilidade na Europa. O relatório, que foi criado com o apoio do programa ISA², apresenta os destaques dos resultados do exercício de monitorização realizado pelo NIFO em 2016 e procede à comparação com os anos anteriores.

O relatório também identifica as tendências tecnológicas relativas às iniciativas de interoperabilidade que foram identificadas durante a análise efetuada ao longo dos anos. A Comissão Europeia partilha estas tendências para permitir que os Estados-Membros beneficiem dos conhecimentos e das iniciativas existentes, sendo as tendências identificadas nas áreas das tecnologias e dados abertos, ciber segurança, cloud computing, aplicações móveis e Big Data, entre outras. Para cada tendência tecnológica, é apresentada uma breve visão geral das principais características e alguns exemplos de implementação dessas tecnologias nos Estados-Membros.

Relatório “Harmonização de dados geográficos da Cartografia de Ocupação do Solo de acordo com a Diretiva INSPIRE"

A Carta de Ocupação do Solo (COS) é um dos CDG produzidos pela DGT com maior relevância para o desenvolvimento de estudos em gestão e planeamento ambiental em Portugal. Na sequência da participação da DGT no projeto EAGLE 6, foi decidido avançar para o estudo da harmonização da cartografia de ocupação do solo de Portugal Continental de acordo com as especificações da Diretiva INSPIRE. Este relatório, que resultou do trabalho desenvolvido por Teresa Zuna no âmbito de uma bolsa de investigação da DGT, descreve o processo de harmonização e os principais desafios surgidos no decorrer da sua aplicação prática à Cartografia de Ocupação do Solo 2010 (COS 2010), recorrendo a utilização de uma ferramenta open-source, o HUMBOLDT Alignment Editor (HALE), na fase de transformação dos CDG. Este trabalho foi desenvolvido numa fase em que alguns padrões não estavam ainda totalmente definidos, nomeadamente o InspireID e os URIs das Codelists. As definições atualmente em utilização estão disponíveis aqui.

Relatório (PDF)

Anexo A - Mapping Table

Anexo B- Nomenclatura da COS 2010 nível 5 em formato xml

Comunicações da GSDI 15 World Conference

As comunicações apresentadas na GSDI 15 World Conference, que teve lugar em Taiwan de 29 de novembro a 2 de dezembro de 2016, encontram-se disponíveis no web site da Global Spacial Infraestruture Association (GSDI).

O livro da conferência Spacial Enablement in a Smart Wold que contém 13 comunicações que foram especialmente selecionadas para este livro também se encontra disponível para download.

Saiba mais aqui.

Sessão SNIG/INSPIRE sobre a implementação da Diretiva INSPIRE em Portugal

No passado dia 27 de junho, realizou-se nas instalações da DGT uma Sessão SNIG/INSPIRE sobre a implementação da Diretiva INSPIRE em Portugal inserida no contexto da definição de uma estratégia para o envolvimento das entidades que já reportaram em anos transatos Conjuntos e Serviços de Dados Geográficos (CGD) no âmbito da monitorização INSPIRE, mas não o fizerem para o ano 2016, bem como para as entidades que pela primeira vez irão realizar essa mesma monitorização.

O programa da Sessão, organizada pela DGT na qualidade de Ponto de Contacto Nacional para a Diretiva INSPIRE, foi o seguinte:

09:30 – 09:40 Abertura, Mário Caetano

09:40 – 10:30 Diretiva INSPIRE: responsabilidades, oportunidades e desafios para a Administração Pública, Mário Caetano

10:30 – 10:50 Sistema Nacional de Informação Geográfica, Paulo Patrício

10:50 – 11:30 Monitorização e reporte, Ana Luísa Gomes

11:30– 11:45 Intervalo

11:45 – 12:00 Coordenação e Estruturas em Portugal, Alexandra Fonseca

12:00 – 12:45 Metadados INSPIRE, Henrique Silva

12:45 – 14:30 Almoço livre

14:30 – 15:30 Serviços de Dados e validadores INSPIRE, Danilo Furtado

15:30 – 16:30 Harmonização de Dados no âmbito da Diretiva INSPIRE, André Serronha

16:30 Encerramento

JRC organiza novos webinars no âmbito da implementação da Diretiva INSPIRE

No próximo dia 3 de julho o Joint Research Center (JRC) vai organizar o Webinar on how to develop tests for the new common INSPIRE validator.

Este validador vai ser apresentado na Conferência INSPIRE 2017.

Quem estiver interessado em testar este validador e enviar o feedback ao JRC pode efetuar a solicitação para o email are3na@jrc.ec.europa.eu .

Saiba mais informações sobre este webinar.

No próximo dia 4 de julho realiza-se o webinar Linking inspire data: draft guidelines and pilots, também organizado pelo JRC.

Saiba mais informações sobre este webinar .

Fitness Check: novos documentos disponibilizados pela Comissão Europeia

A Comissão Europeia disponibilizou recentemente o documento Fitness Check of Reporting and Monitoring of EU Environment Policy (SWD (2017) 230) que acompanha o Report from the Commission to the European Parliament, the Council, the European Economic and Social Committee and the Committee of the Region (COM (2017) 312).

O relatório COM (2017) 312 inclui um conjunto de ações direcionadas para a simplificação da elaboração de relatórios ambientais e um resumo da avaliação do Fitness Check. Neste relatório são identificadas diversas questões relacionadas com a harmonização dos dados dos temas do Anexo III da Diretiva INSPIRE, que serão discutidas no âmbito do MIG, no subgrupo MIWP 2016.1.

A simplificação da elaboração de relatórios também faz parte da tarefa da futura ação do MIWP 2016.5 "Lista de prioridade de conjuntos de dados e-Reporting" que está relacionada com as atividades dos subgrupos MIWP 2016.1 e MIWP 2016.2.

Com a publicação destes documentos a Comissão Europeia pretende incrementar a modernização do e-reporting e desenvolver mais ferramentas para o harvesting a nível europeu, entre outras ações.

Saiba mais sobre os documentos Fitness Check e Report.

Workshop sobre Experiências de Harmonização de Dados

No passado dia 21 de junho realizou-se, nas instalações DGT, um Workshop sobre Experiências de Harmonização de Dados, organizado pela DGT no âmbito da atividade dos Grupos de Trabalho INSPIRE (GTI) e direcionado aos representantes nos GTI, das entidades com responsabilidades na implementação da Diretiva INSPIRE em Portugal.

Este workshop teve por base a partilha de experiências sobre harmonização de dados de acordo com as disposições de execução INSPIRE, realizadas por alguns dos elementos dos referidos grupos de trabalho.

Para além do enquadramento inicial sobre o processo de harmonização de dados, o seminário, com a duração de 1 dia, visou abranger diferentes aspetos da harmonização de dados geográficos, como os modelos de dados, os processos de transformação e a validação, abrangendo a utilização de diferentes tipos de software bem como a aplicação a temas diversos..

Aceda aqui ao programa do workshop.

Aceda aqui às apresentações (PDF).

Aceda aqui aos vídeos das apresentações.

O blog inspire-pt

O blog inspire-pt foi criado com o objetivo de facilitar a comunicação entre todos os envolvidos na implementação da Diretiva INSPIRE em Portugal.

Pretende-se que este blog, dinamizado pela Direção-Geral do Território (DGT), seja um meio de comunicação mais direto para partilha de informação relevante, discussão de diversas questões e divulgação de iniciativas no âmbito do INSPIRE.

A DGT convida todos os interessados a participarem neste blog!

Saiba mais aqui.

e-Government em Portugal e na Europa

A Comissão Europeia, através do programa ISA² que apoia a modernização da Administração Pública na Europa, publicou um estudo que apresenta uma visão geral acerca do estado do e-Government em 33 países, entre os quais Portugal.

As principais tendências identificadas nesta área durante o último ano foram as seguintes:

  • Criação de novos portais de dados abertos, em parte devido a um número crescente de países que se juntam à Parceria Open Data;
  • Bom progresso no que respeita à implementação do regulamento eIDAS;
  • Lançamento de estratégias para melhoria da segurança cibernética. A segurança cibernética é um dos tópicos emergentes devido à consciência existente nos países europeus de que o incremento da digitalização dos serviços públicos implica maiores riscos de violações de segurança.

Saiba mais e aceda aos documentos publicados aqui.

DGT disponibiliza Serviços de Dados Geográficos INSPIRE da cartografia de ocupação do solo e dinâmicas territoriais: COS, CLC e produtos Copernicus

A Direção-Geral do Território disponibilizou recentemente o acesso gratuito às séries multitemporais harmonizadas da COS (1995, 2007 e 2010) e da Cartografia CORINE Land Cover (CLC) (1990, 2000, 2006 e 2012), assim como a diversos produtos Copernicus nomeadamente ao Atlas Urbano, Zonas Ripícolas e Rede Natura 2000.

A disponibilização e acesso a estes produtos são garantidos por meio de serviços de dados geográficos INSPIRE, de visualização Web Map Service (WMS) e de descarregamento ATOM.

Os serviços acima descriminados podem ser acedidos a partir dos seguintes locais:

Saiba mais sobre esta iniciativa e como aceder a estes serviços de dados geográficos em: Mecanismos de disponibilização e acesso da COS, CLC e produtos Copernicus.

Articulação entre o SNIG e o SNIMar

O SNIG e o geoportal do SNIMar já se encontram ligados. Esta ligação é baseada num processo de harvesting que foi possível em virtude da aplicação de normas de informação geográfica e da colaboração interinstitucional que conduziram à existência de interoperabilidade entre as duas infraestruturas.

O geoportal SNIMar constitui um ponto central de agregação, pesquisa e disponibilização de informação geográfica sobre o ambiente marinho em Portugal e tem como objetivo potenciar o acesso público à informação disponibilizada pelos parceiros e entidades participantes do projeto.

O processo de harvesting correrá periodicamente de modo a garantir que a informação disponibilizada no catálogo do SNIMar é automaticamente carregada e atualizada no catálogo do SNIG.

Além do SNIMar existem outras infraestruturas com as quais a SNIG já se encontra ligado, tais como as do LNEG, SNIT, SNIAmb e IDEiA.

Workshop sobre INSPIRE Extension

Apesar da Diretiva INSPIRE não exigir a recolha de novos dados, a utilização de especificações de dados INSPIRE como base para extensões nacionais ou comunitárias é fortemente encorajada.

O EuroGeographics, o EuroSDR e o Geonovum organizaram um Workshop, que se realizou em Paris nos dias 20 e 21 de junho passado, para partilha de experiências nesta área.

Saiba mais sobre este Workshop e aceda às apresentações e às conclusões.

European Interoperability Framework - estratégia de implementação

No passado dia 23 de março a CE publicou a versão final da Anexo 2: European Interoperability Framework (EIF), do documento COM (2017) 134. A elaboração desta nova versão teve em consideração os contributos da consulta pública realizada entre abril e junho de 2016, aberta a todos os interessados em participar.

Conforme estipulado nos Tratados da União Europeia (EU), o mercado interno da EU garante a livre circulação de bens, capital, serviços e pessoas entre os Estados-Membros (EM). Esta liberdade de circulação é assegurada por políticas comuns suportadas por redes e sistemas interligados e interoperáveis, sendo inevitável a interação eletrónica com as administrações públicas dos EM. De modo a tornar as referidas interações mais eficientes, eficazes, oportunas e de alta qualidade, os EM estão a modernizar-se investindo na introdução de serviços públicos digitais.

O EIF fornece orientações aos EM através de um conjunto de recomendações para a melhoria da interoperabilidade, da qualidade dos serviços públicos eletrónicos e das relações entre organismos, constituindo um elemento chave da estratégia europeia para a criação do Mercado Digital Único.

É esperado pela CE que os EM complementem estas ações com medidas nacionais de modo a assegurar a necessária coerência e contribuindo para o sucesso da interoperabilidade do setor público na EU, estando prevista para 2019 a realização de uma avaliação da implementação da nova EIF.

Saiba mais aqui.

JIIDE 2017 e ENIIG 2017

Vão decorrer de 15 a 17 de novembro de 2017 as VIII Jornadas Ibéricas de Infraestruturas de Dados Espaciais (JIIDE) e o II Encontro Nacional de Infraestruturas de Informação Geográfica (ENIIG).

As JIIDE resultam de uma parceria entre a Direção-Geral do Território de Portugal e o Instituto Geográfico Nacional de Espanha. Este evento, que teve a sua primeira edição no ano 2010, vai realizar a sua próxima edição em novembro de 2017 em Lisboa. Esta conferência anual pretende ser um espaço de reflexão, debate e partilha de conhecimento sobre a temática da informação geográfica nos dois países.

Para a edição de 2017 foi definido como lema os contributos das infraestruturas de informação geográfica para a interoperabilidade digital e, de forma mais global, para a designada Economia Digital.

A participação neste evento é gratuita para todos os interessados e está apenas sujeita a uma inscrição prévia.

As JIIDE prevêem a submissão de comunicações sobre as temáticas abordadas, sendo que as principais datas a ter em consideração são as seguintes:

  • Limite para receção de resumos - 15 de maio
  • Comunicação dos resultados de avaliação dos resumos - 15 de junho
  • Publicação do programa - 30 de junho
  • Entrega dos artigos completos - 31 outubro
  • Conferência - 15 a 17 novembro

Para obter mais informação sobre as JIIDE consultar: JIIDE 2017

Em 2017 as JIIDE decorrerão em articulação com o ENIIG, que teve a sua primeira edição no ano transato. Está previsto que o ENIIG decorra durante o dia 17 de novembro.

Informação mais detalhada sobre o ENIIG será disponibilizada em breve.

EO Browser – novo visualizador da ESA com imagens Sentinel-2

A Agência Espacial Europeia (ESA) possui um novo visualizador, o EO Browser, que permite a navegação, análise e a avaliação de imagens Sentinel-2.

Neste visualizador, que apresenta o OpenStreetMap como mapa base, são utilizados serviços OGC para a publicação das imagens cuja visualização está disponível nas versões cores naturais e falsa cor, entre outras combinações de bandas. O utilizador tem também a possibilidade de selecionar a sua própria combinação de bandas, escolher imagens de diferentes datas e proceder ao descarregamento da imagem obtida no visualizador em formato jpg.

O EO Browser apresenta um bom desempenho e é muito intuitivo e fácil de utilizar.

Aceda aqui para saber mais

Decreto-Lei n.º 29/2017, de 16 de março - o novo DL do SNIG cria um Conselho de Orientação mais participado e plural

Foi publicado a 16 de março o Decreto-Lei (DL) n.º 29/2017 que constitui uma alteração ao DL do Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG) (DL n.º 180/2009, 7 de agosto, atualizado pelo DL n.º 84/2015, 21 de maio).

Este novo diploma tem por objetivo dar cumprimento às observações que foram aduzidas pela Comissão Europeia e, assim, colmatar as lacunas e deficiências verificadas na transposição da Diretiva 2007/2/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 14 de março de 2007, mais conhecida por Diretiva INSPIRE, de que se destaca a não transposição dos respetivos anexos com as categorias temáticas, que passam agora a ser parte integrante do novo diploma.

A presente alteração legislativa inclui também outras alterações elaboradas em concertação com o Conselho de Orientação do SNIG (CO-SNIG) que pretendem melhorar o funcionamento do SNIG e a implementação da diretiva INSPIRE em Portugal.

Uma alteração importante relaciona-se com a coordenação estratégia do SNIG e resulta do alargamento da composição do CO-SNIG. Este conselho passa a incluir todas as entidades com responsabilidades identificadas na produção de informação geográfica, ficando portanto mais participado e plural. A presente alteração legislativa prevê ainda que entidades não integradas agora possam vir a ser no futuro, nomeadamente aquelas que venham a adquirir responsabilidades na produção de informação geográfica.

Outras alterações relevantes incluem a introdução de novos preceitos bem como a reformulação geral de outros e pretendem:

  • uniformizar as definições de cartografia para as tornar coerentes com as adotadas no Decreto-Lei nº 141/2014, de 19 de setembro, que estabelece os princípios e normas a que deve obedecer a produção cartográfica no território nacional;
  • articular o SNIG com as outras infraestruturas de informação geográfica (IIG) regionais, locais e temáticas e assegurar o cumprimento das obrigações INSPIRE por parte das autoridades públicas que contribuem com conjuntos de dados geográficos para estas IIG.

DESI: são necessários mais esforços e investimentos para tirar o máximo proveito do Digital Single Market

A Comissão Europeia publicou os resultados do Digital Economy and Society Index (DESI) ), uma ferramenta que apresenta o desempenho de 28 Estados-Membros numa grande variedade de áreas, desde a conectividade e competências digitais até à digitalização de empresas e serviços públicos. É de registar o progresso efetuado na área da economia digital sendo, no entanto, de assinalar que a diferença de desempenho entre os países digitalmente mais desenvolvidos e os menos desenvolvidos, ainda é demasiado grande.

A Dinamarca, Finlândia, Suécia e a Holanda lideram o DESI seguidos do Luxemburgo, Bélgica, Reino Unido e Irlanda. A Roménia, Bulgária, Grécia e Itália apresentam as pontuações mais baixas.

Em 2016 todos os Estados-Membros apresentaram melhorias no DESI tendo sido a Eslováquia e a Eslovénia os que mais progrediram e Portugal, a Letónia e a Alemanha aqueles que apresentaram menores progressos.

Consulte a informação individual por país.

Semantic Interoperability Conference – SEMIC 2017

A conferência SEMIC 2017 organizada no âmbito do ISA² Programme em colaboração com a Malta Information Technology Agency realiza-se em Malta, no dia 14 de junho.

Trata-se da 7ª edição desta conferência cujo tema em foco é a interoperabilidade semântica e cuja periodicidade é anual. A conferência conta com apresentações sobre o futuro dos dados e iniciativas a nível da gestão da informação de entidades públicas e do setor privado.

A SEMIC 2017 oferece aos participantes a oportunidade de aprenderem como as organizações líderes na Europa criam valor a partir dos dados e da informação, nomeadamente através das seguintes iniciativas:

  • Investimento nos dados, informação governamental e a gestão de atividades
  • Repensar a reutilização de informação e a sua distribuição nas organizações e além-fronteiras
  • Partilha de informação e colaboração
  • Utilização de dados e de informação para melhorar a decisão

Para participar na conferência faça o pré-registo.

Saiba mais sobre a conferência aqui.

Nova versão do documento “Technical Guidance for the implementation of INSPIRE dataset and service metadata based on ISO/TS 19139:2007” disponível no site INSPIRE EU

Encontra-se disponível no site INSPIRE EU a versão 2.0.1 do documento técnico que contém diretrizes sobre formatos de metadados de conjuntos de dados e serviços baseados na norma ISO/TS 19139:2007

O documento anteriormente disponibilizado foi alvo de alterações ao nível de algumas notas de rodapé, foi adicionado um link para a ata da 5ª reunião do MIG, e atualizadas as referências do histórico de revisão e dos anexos E e F, foram feitas alterações a nível do layout e corrigido um erro de numeração dos requisitos na seção 3.2.

Aceda à nova versão do documento:

Technical Guidance for the implementation of INSPIRE dataset and service metadata based on ISO/TS 19139:2007 (v2.0.1)

Fórum HUMBOLDT (HALE)

A Conferência INSPIRE 2017 realiza-se em Kehl e Stranbourg, de 4-8 de setembro, no ano em a Diretiva INSPIRE celebra o 10º aniversário da sua entrada em vigor. É de notar a crescente disponibilização on-line de uma grande variedade de dados geográficos no âmbito da Diretiva INSPIRE, dados estes que são utilizados para proteção ambiental bem como para outras áreas tais como e-Government, transportes, agricultura, navegação, desenvolvimento regional, energia, saúde, segurança, investigação e e-Commerce.

Esta conferência é organizada conjuntamente pelos governos da França e da Alemanha em parceria com a Comissão Europeia, tendo este modelo de organização o objetivo de realçar a importância do trabalho conjunto além-fronteiras, de modo a tornar a partilha de dados geográficos uma realidade cada vez maior e com mais benefícios para os cidadãos, empresas e meio ambiente.

A Conferência INSPIRE 2017 conta com dois dias de workshops, cuja participação é gratuita, e três dias de plenários, sessões temáticas, posters, uma exposição comercial e eventos sociais.

O período para envio de propostas de apresentações já se encontra a decorrer e as inscrições têm início no próximo dia 1º de março.

Saiba mais aqui e conheça as datas importantes .

Conferência INSPIRE 2017 - Kehl e Stranbourg, 4-8 de setembro

A Conferência INSPIRE 2017 realiza-se em Kehl e Stranbourg, de 4-8 de setembro, no ano em a Diretiva INSPIRE celebra o 10º aniversário da sua entrada em vigor. É de notar a crescente disponibilização on-line de uma grande variedade de dados geográficos no âmbito da Diretiva INSPIRE, dados estes que são utilizados para proteção ambiental bem como para outras áreas tais como e-Government, transportes, agricultura, navegação, desenvolvimento regional, energia, saúde, segurança, investigação e e-Commerce.

Esta conferência é organizada conjuntamente pelos governos da França e da Alemanha em parceria com a Comissão Europeia, tendo este modelo de organização o objetivo de realçar a importância do trabalho conjunto além-fronteiras, de modo a tornar a partilha de dados geográficos uma realidade cada vez maior e com mais benefícios para os cidadãos, empresas e meio ambiente.

A Conferência INSPIRE 2017 conta com dois dias de workshops, cuja participação é gratuita, e três dias de plenários, sessões temáticas, posters, uma exposição comercial e eventos sociais.

O período para envio de propostas de apresentações já se encontra a decorrer e as inscrições têm início no próximo dia 1º de março.

Saiba mais aqui e conheça as datas importantes .

Nova versão do GeMA - Gestor de metadados dos Açores (GeMA 5.1)

O GeMA - Gestor de Metadados dos Açores foi recentemente alvo de diversas melhorias.

No passado mês de janeiro foi lançada a versão 5.0 sendo de destacar as seguintes alterações em relação à versão anterior (4.0.0):

  • Criado botão de “Resolução Espacial Desconhecida”
  • Criado campo “Localizador do Recurso"
  • Criado botão no campo “Conformidade” que permite o preenchimento automático dos campo “Especificação”, “Data da Especificação”, “Tipo de Data” e “Explicação” de acordo com a diretiva INSPIRE
  • Atualização automática do campo “Data dos Metadados”
  • Correção de bugs

Hoje foi lançada uma nova versão do GeMA, a versão 5.1, na qual foi corrigido um erro no campo da “Conformidade” nos metadados dos serviços de dados geográficos.

Para saber mais e efectuar o download desta nova versão aceda aqui.

Saiba mais sobre ferramentas para criação e edição de metadados aqui.

HALE Studio 3.2.0 tem novas funcionalidades

A nova versão do HALE (Humboldt Alignment Editor), o HALE Studio 3.2.0 já se encontra disponível para download.

Esta nova versão possui funcionalidades que facilitam os procedimentos necessários para a obtenção da harmonização de dados geográficos no âmbito da Diretiva INSPIRE, possibilita a leitura de geometrias do tipo arco e permite configurar múltiplos validadores para a validação de ficheiros XML e GML exportados, entre outras novidades. Algumas da funcionalidades já existentes na versão anterior foram modificadas e alguns problemas detetados foram corrigidos.

Saiba mais aqui.

INSPIRE Registry: valores das listas de código definidos externamente encontram-se disponíveis para teste

O INSPIRE Registry contém as listas de códigos (codelists) e os seus valores, conforme se encontram definidos nas regras de implementação INSPIRE relativas à interoperabilidade dos conjuntos e serviços de dados geográficos (Regulamento (UE) n.º 1089/2010 da Comissão).

O Registry possui uma nova funcionalidade, já permite a utilização de valores das codelists definidos externamente. Para testar esta nova funcionalidade aceda aqui e envie os comentários e o feedback para a plataforma colaborativa MIG ou para o email inspire-registry-dev@jrc.ec.europa.eu .

GSDI disponibiliza livro da GSDI 15 Conference

A Global Spatial Data Infrastruture Association (GSDI) disponibilizou o livro “Spacial Enablement in a Smart World” que é composto essencialmente por artigos de referência que foram apresentados na GSDI 15 World Conference que teve lugar em Taiwan, de 29 de novembro a 2 de dezembro de 2016.

Os temas principais abrangidos neste livro são Smart Disaster Prevention, Smart Transportation e Smart City. Os artigos refletem o impacto e a aplicação das infraestruturas de informação geográfica (IIG) que estão a ser desenvolvidas por todo o mundo, nomeadamente no que se refere à capacitação espacial num mundo inteligente.

Saiba mais aqui.

Novos documentos técnicos sobre metadados, coberturas e sensores disponíveis no site INSPIRE EU

Encontram-se disponíveis no site INSPIRE EU cinco novos documentos técnicos que contêm diretrizes sobre formatos de metadados de conjuntos de dados e serviços baseados na norma ISO/TS 19139:2007, serviços de dados geográficos e serviços de invocação de serviços, utilização de standards OGC de sensores e ISO 19143 Filter Encoding, serviços de descarregamento de coberturas WCS:

Foram também disponibilizados os termos de referência (ToR) do JRC, organismo responsável pelo registo central INSPIRE e registos federados:

Aceda aqui a estes e a outros documentos técnicos publicados pela EU

2016

Documentos técnicos “Metadados para pesquisa e interoperabilidade entre infraestruturas de informação geográfica” e “Serviço de Descarregamento INSPIRE Atom”

A Direção-Geral do Território (DGT) elaborou um documento com instruções acerca das palavras-chave a utilizar nos metadados para melhoria das pesquisas de informação geográfica. Este documento dá resposta a duas solicitações explícitas da Comissão Europeia nomeadamente no que respeita ao fato dos metadados dos conjuntos e serviços de dados geográficos deverem incluir uma descrição adequada da política de dados e à automatização do processo de harvesting do catálogo do SNIG.

Pesquisa Metadados

A DGT elaborou também um documento técnico sobre a implementação de serviços de descarregamento INSPIRE ATOM de Conjuntos de Dados Geográficos.

Atom Doc

Aceda aqui a estes e a outros documentos técnicos elaborados no âmbito da implementação da Diretiva INSPIRE em Portugal.

1.º Encontro Nacional de Infraestruturas de Informação Geográfica (ENiiG 2016)

O 1.º Encontro Nacional de Infraestruturas de Informação Geográfica (ENiiG 2016) decorreu de 8 a 9 de novembro de 2016, no Auditório da Sede da Polícia Judiciária em Lisboa, e foi organizado pela Direção-Geral do Território em estreita articulação com o Conselho de Orientação do Sistema Nacional de Informação Geográfica (CO-SNIG), com uma Comissão Científica composta por 24 membros, e em colaboração com a Agência para a Modernização Administrativa (AMA).

O ENiiG 2016 contou com uma elevada adesão da comunidade nacional, cerca de 260 participantes, e focou-se nos principais desafios técnicos, políticos e legais associados à implementação e ao desenvolvimento de Infraestruturas de Informação Geográfica (IIG) desenvolvidos em seis sessões temáticas centradas nos temas:

  • As Infraestruturas de Informação Geográfica na democratização do acesso à informação geográfica
  • As Infraestruturas de Informação Geográfica na definição e implementação de políticas públicas
  • O contributo das Infraestruturas de Informação Geográfica para a modernização da Administração Pública e para a economia digital
  • Infraestruturas de Informação Geográfica na Administração Pública Regional e Local
  • Novos paradigmas e tendências para a Informação Geográfica
  • Interoperabilidade e novos modelos de dados para a Informação Geográfica
  • Soluções tecnológicas para Infraestruturas de Informação Geográfica

A cerimónia de abertura do ENiiG contou com a participação do Sr. Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes e a sessão de encerramento com a Srª Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos.

Aceda ao programa e às apresentações efetuadas e a mais informação sobre o ENiig 2016

Conferência INSPIRE 2016 e JIIDE 2016 - Barcelona, 26 a 30 de setembro ...relato

A Conferência INSPIRE 2016 e as JIIDE (Jornadas Ibéricas de Infraestruturas de Dados Espaciais) que agrupam as comunidades de IDE de Portugal, Espanha e Andorra, realizaram-se em Barcelona de 26 a 30 de setembro. O evento contou com mais de 1100 inscritos, dos quais cerca de 400 corresponderam a participantes nas JIIDE.

A DGT participou na Conferência INSPIRE e nas JIIDE, tendo feito as seguintes apresentações:

A comunicação “Land Cover spacial datasets harmonization in Portugal using HALE” foi premiada no âmbito da iniciativa “INSPIRE in Practice”, que decorreu durante a conferência e que pretendeu distinguir os trabalhos desenvolvidos no âmbito da aplicação da Diretiva INSPIRE.

Aceda aos vídeos das entrevistas e do resumo das JIIDE .

Aceda aos Aceda aos vídeos da Conferência INSPIRE 2016 (Sessão de abertura, Plenários temáticos e Encerramento).

Aceda aqui às apresentações, workshops e restantes atividades realizadas no decurso deste evento.

Ciclo de conferências ISoP – Inovar em Serviços Públicos

A Câmara Municipal do Barreiro dinamiza, na primeira quinta-feira de cada mês, o ciclo de conferências “ISoP – Inovar em Serviços Públicos”.

Este ciclo de conferências tem como objectivo colocar na agenda, de forma regular, o debate, a partilha de ideias e reflexões, experiências e tendências e as melhores práticas no setor das Tecnologias da Comunicação e Informação adaptadas à realidade pública, particularmente a municipal.

A próxima sessão intitulada “Os desafios do território” ocorrerá no dia 6 de outubro, e contará com a participação do Professor Mário Caetano, Subdiretor-Geral do Território que fará uma apresentação dedicada à implementação da Diretiva INSPIRE em Portugal e ao SNIG 2020: “A Diretiva INSPIRE e a Visão SNIG 2020”.

As inscrições são gratuitas. Aceda ao formulário de inscrição.

Saiba mais aqui.

Relatório da Comissão ao Conselho e ao Parlamento Europeu sobre a implementação da Diretiva INSPIRE

Em 2013 a Comissão Europeia (CE) procedeu a uma avaliação da eficácia e adequação da regulamentação da Diretiva INSPIRE, a fim de avaliar, numa fase intermédia da sua implementação, se este instrumento permanecia adequado para o objetivo pretendido, tendo elaborado o Mid-term evaluation report on INSPIRE implementation.

O Relatório da Comissão ao Conselho e ao Parlamento Europeu apresenta os progressos realizados na implementação da Diretiva, uma síntese dos resultados desta avaliação assim como as principais conclusões resultantes deste processo, e um conjunto de recomendações e ações relacionadas com as próximas etapas.

A avaliação efetuada confirma que a relevância global da Diretiva na resposta eficaz às necessidades políticas continua a ser elevada e deverá aumentar ao longo do tempo, tendo em conta a transformação rumo a uma economia digital.

Alguns Estados-Membros realizaram progressos significativos na implementação da Diretiva. No entanto, as lacunas identificadas no que respeita à implementação são significativas e resultam da acumulação de atrasos no processo, pondo em evidência as diferenças existentes em termos de celeridade e de qualidade do processo.

Persistem ainda grandes obstáculos criados pelas políticas de dados de muitos países que impedem progressos concretos e perpetuam os encargos administrativos, uma vez que os dados não podem ser facilmente partilhados entre as administrações. No entanto, alguns Estados-Membros demonstraram que é possível e avaliam de forma positiva os benefícios daí resultantes, ainda que apenas em termos qualitativos.

Entre as conclusões avançadas neste relatório há ainda a salientar que os custos iniciais são superiores aos benefícios e que os investimentos realizados por muitos Estados-Membros foram insuficientes, possivelmente devido à crise económica dos últimos anos.

Com base nos resultados da avaliação a CE reconhece a necessidade, no futuro, de um maior esforço a todos os níveis, por todos os intervenientes e propõe diversas ações ao nível, quer dos Estados-Membros, quer da UE.

É necessário que todos os Estados-Membros intensifiquem os seus esforços de implementação e de análise crítica da eficácia das suas políticas em matéria de dados, em particular os mais atrasados no processo.

Além disso, é recomendado que os Estados-Membros, em consulta com a Comissão:

  • Atribuam prioridade aos conjuntos de dados geográficos ambientais, em especial aos relacionados com a monitorização e a comunicação de informações, e aos identificados nos processos globais relevantes;
  • Melhorem a coordenação entre a implementação a nível nacional da Diretiva INSPIRE e o eGovernment, assim como a disponibilização de dados abertos e outros processos pertinentes.

A fim de complementar os esforços nacionais, a Comissão compromete-se a avaliar as lacunas existentes ao nível das políticas nacionais em matéria de dados e a estudar as possíveis sinergias com a iniciativa «Livre circulação de dados», no âmbito do Mercado Único Digital. Irá também reanalisar as regras da Diretiva no que respeita à harmonização dos dados geográficos com vista à sua simplificação, dará assistência aos Estados-Membros na aplicação e implementação da Diretiva, promoverá o estabelecimento de prioridades e a exploração de oportunidades decorrentes da utilização dos programas de financiamento existentes a nível da UE, de modo a contribuir para o reforço das capacidades e a colmatar as lacunas na implementação da Diretiva INSPIRE.

Para saber mais consulte o Relatório aqui disponibilizado nas versões PT e EN ,assim como o Resumo Executivo e a Avaliação que o acompanham.

Plano de Ação para resolver lacunas na implementação e no cumprimento da Diretiva INSPIRE em Portugal (PA-INSPIRE.PT)

Na 3ª Reunião do Sub-group on Policy of the INSPIRE Maintenance and Implementation Expert Group (MIG-P) que decorreu em Roma em dezembro de 2015 e na Reunião Bilateral entre a CE e Portugal sobre a implementação da Diretiva INSPIRE em Portugal, que decorreu em Lisboa em fevereiro de 2016, a Comissão Europeia (CE) solicitou a Portugal que elaborasse um Plano de Ação para resolver lacunas na implementação e no cumprimento da Diretiva INSPIRE em Portugal.

A reunião bilateral contou com a presença de representantes da Comissão Europeia e das entidades do Conselho de Orientação do Sistema Nacional de Informação Geográfica (CO-SNIG).

Neste relatório é dada especial ênfase ao ponto de situação da implementação da Diretiva INSPIRE em Portugal através do sistema de indicadores definidos pela Comissão Europeia, os contributos das entidades nacionais com responsabilidades perante a diretiva são alvo de comparação, sendo também comparados os indicadores nacionais com os de outros Estados-Membros.

O PA-INSPIRE.PT foi elaborado pela Direção-Geral do Território (DGT), enquanto Ponto de Contacto Nacional (PCN) para a Diretiva INSPIRE em Portugal, com base em contributos das entidades da Rede de Pontos Focais (RPF) INSPIRE Core e do CO-SNIG, tendo a estratégia para a definição do conteúdo e a estrutura do documento sido decididas e aprovadas pelo CO-SNIG.

A forma colaborativa como este plano de ação foi concebido e definido pelas entidades do CO-SNIG resulta da nova linha estratégica da DGT, enquanto PCN para a Diretiva INSPIRE, iniciada em outubro de 2014 para promover a implementação da Diretiva em Portugal. A partir desta data foi também dado um papel significativamente mais ativo ao CO-SNIG no contexto da coordenação estratégica do SNIG e INSPIRE.

Para além das obrigações de divulgação de informação e de monitorização e elaboração do relatório de triénio, as atividades INSPIRE assumidas pela DGT enquanto PCN passaram a incluir a prossecução de forma colaborativa e participada de um plano de ação que se centrou na redinamização das estruturas, redes e grupos de trabalho INSPIRE já existentes, na criação de novos grupos, no diagnóstico e avaliação da situação existente, na realização de ações de formação e disseminação e no envolvimento das entidades no planeamento do futuro da IIG nacional e da implementação da Diretiva INSPIRE através da construção participada da Visão e Plano de Ação SNIG2020 (PA-SNIG2020).

Este plano de ação é um contributo para o SNIG2020 e está articulado com os Princípios Orientadores do Plano de Ação do SNIG2020 (PA-SNIG2020). O SNIG2020 é uma visão para a infraestrutura nacional de informação geográfica, o Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG), para 2020.

Neste documento a apresentação do plano de ação é precedida da caraterização da situação atual da implementação da Diretiva INSPIRE em Portugal e termina com a apresentação e discussão da estratégia nacional em curso para promover o cumprimento das metas da Diretiva relacionadas com harmonização de CDG.

No que respeita às conclusões há a salientar que o plano de ação apresentado revela que Portugal está fortemente empenhado em resolver as lacunas existentes na implementação e no cumprimento da Diretiva INSPIRE, prevendo que muitos dos incumprimentos serão resolvidos durante o ano de 2016.

Saiba mais aqui.

Notas sobre o desenvolvimento do SNIG e a implementação da Diretiva INSPIRE em Portugal - Relatório

No passado mês de junho a DGT elaborou um relatório, com o objetivo de dar a conhecer o ponto de situação sobre o desenvolvimento do Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG) e a implementação da Diretiva INSPIRE em Portugal.

O relatório foi elaborado com base em documentos já existentes, disponíveis no portal do SNIG, obtendo-se num único documento toda a informação relevante sobre a temática em apreço.

Contém informação genérica sobre a Diretiva INSPIRE, o SNIG e outras infraestruturas de informação geográfica (IIG) em Portugal, sobre as atividades e estruturas nacionais de coordenação e implementação da Diretiva INSPIRE, passando pela monitorização e o reporte exigidos pela Comissão Europeia e pela apresentação sumária do geoportal do SNIG e do portal de dados abertos iGEO.

Neste relatório é dada especial ênfase ao ponto de situação da implementação da Diretiva INSPIRE em Portugal através do sistema de indicadores definidos pela Comissão Europeia, os contributos das entidades nacionais com responsabilidades perante a Diretiva são alvo de comparação, sendo também comparados os indicadores nacionais com os de outros Estados-Membros.

É igualmente descrito e realçado o posicionamento estratégico da atual direção da DGT, sendo apresentados os principais resultados do estudo “Diagnóstico SNIG 2015”, que esteve na base da construção da visão SNIG2020 (saber mais), assim como a visão SNIG2020 e o Plano de Ação para o ano de 2016, para resolver lacunas na implementação e no cumprimento da Diretiva INSPIRE em Portugal. Este plano de Ação foi submetido à Comissão Europeia, na sequência da reunião bilateral entre a Comissão e o Conselho Coordenador do Sistema Nacional de Informação Geográfica (CO-SNIG), realizada em fevereiro de 2016 sobre o incumprimento da Diretiva.

O relatório é concluído com um conjunto de notas finais que alertam para o facto de apenas 6% dos conjuntos de dados geográficos (CDG) estarem disponíveis sob a forma de serviços, quando atualmente este valor já devia ser de 100%, e refere a preocupante situação respeitante à conformidade dos CDG tendo em consideração que em 2017 a conformidade dos CGD do Anexo I deverá ser de 100% e que no final de 2015 esta situação se verificava apenas para 2.4% destes dados. São ainda tecidas algumas considerações sobre as razões que levam à situação de incumprimento e sobre os principais desafios na implementação da Diretiva em Portugal, sendo reconhecido que as entidades com responsabilidades na implementação da Diretiva estão fortemente envolvidas e têm respondido com ânimo ao dinamismo incutido pela DGT neste importante intento.

Para saber mais aceda ao relatório.

Mapas felizes

Danielle Quercia, investigador na área da cartografia e análise espacial e que trabalha na Yahoo, participou numa Ted Talk em Berlin, na qual falou acerca de mapas que nos permitem ir mais além do que simplesmente encontrar o caminho mais curto ou mais rápido entre dois pontos, numa cidade.

Veja este vídeo que tem pouco mais do que 7 minutos e saiba mais sobre estes inovadores e interessantes mapas felizes, os mapas on-line que podem tornar a nossa vida mais agradável!

Aceda ao vídeo e saiba mais sobre estes mapas felizes em O caminho mais curto para a felicidade e UrbanGems.

O SNIG e o portal iGEO na Rede Comum do Conhecimento

A Rede Comum de Conhecimento (RCC), da responsabilidade da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), é uma plataforma de partilha de iniciativas de modernização e simplificação administrativas da Administração Pública portuguesa assim como dos países de língua oficial portuguesa.

A DGT possui vários projetos na RCC na área reservada a boas práticas, entre os quais o Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG) cuja informação foi recentemente atualizada e o portal iGEO, que foi agora integrado na RCC.

Podem ser pesquisados na plataforma da RCC através da pesquisa geral ou por recurso às opções “Temas” e “Entidades”, encontrando-se o SNIG incluido no tema "Modernização Administrativa" e o iGEO no tema “Tecnologias de Informação”. A Direção-Geral do Território é a entidade responsável pela gestão e manutenção de ambos.

Pela importância que assumem na construção de uma Administração Pública mais eficiente, transparente e colaborativa, o SNIG e o portal iGEO reúnem as condições para poderem ser selecionados para publicação em Portais Internacionais de partilha de boas práticas, dos quais a Agência para a Modernização administrativa (AMA) é parceira.

A RCC está disponível através de uma app para smarthphones e tablets, em versão iOS e Android e dispõe de canais de informação tais como o Facebook e Twitter para maximizar o alcance desta e de outras iniciativas.

Saiba mais sobre o SNIG na RCC.

Saiba mais sobre o iGEO na RCC.

DGT promove Workshop sobre Harmonização de Dados Geográficos no âmbito da implementação da Diretiva INSPIRE

No dia 5 de julho a DGT realizou um Workshop sobre Harmonização de Dados Geográficos no âmbito da implementação da Diretiva INSPIRE, direcionado aos representantes dos Grupos de Trabalho Temáticos INSPIRE.

A realização deste evento integra-se na estratégia da DGT, enquanto Ponto de Contacto Nacional (PCN) para a Diretiva INSPIRE, para a promoção e implementação da Diretiva em Portugal.

A DGT convidou várias empresas privadas a participarem neste evento com o objetivo de darem a conhecer as suas soluções tecnológicas para a temática em apreço. A ESRI Portugal aceitou o convite e fez uma apresentação sobre o ArcGIS for INSPIRE.

Aceda às apresentações em PDF:

Aceda a mais apresentações sobre os temas inerentes à implementação da Diretiva INSPIRE aqui.

Workshop foto1 Workshop foto2

DGT participa em sessão técnica promovida pela RAA no âmbito da implementação da Diretiva INSPIRE

A Secretaria Regional do Turismo e Transportes, do Governo dos Açores, promoveu quatro sessões técnicas, entre abril e junho de 2016, com o objetivo de promover a implementação da Diretiva INSPIRE na Região Autónoma dos Açores, tendo convidado a DGT para participar na 4ª Sessão que decorreu no dia 7 de junho na ilha de São Miguel e no dia 9 de junho na ilha Terceira.

Esta sessão incidiu sobre o estado de implementação da Diretiva e desenvolvimentos futuros, e contou com dois workshops nas áreas dos metadados e riação de serviços de dados geográficos com software open source.

Programa do Workshop Metadados

  • Conceitos
  • Perfil MIG e INSPIRE
  • Edição de metadados (GeMA)
  • Validação dos SDG
  • Ferramentas de validação
  • Pesquisa nos catálogos (SMA, SNIG e INSPIRE)

  • Programa do Workshop Criação de Serviços de Dados Geográficos com software open source: serviços INSPIRE de visualização WMS e de descarregamento WFS
  • Serviços de Dados Geográficos (SDG) INSPIRE
  • Implementação de serviços INSPIRE em GeoServer (Introdução ao GeoServer; configuração de dados geográficos; serviços de visualização WMS e descarregamento WFS)
  • Validação dos SDG
  • Utilização e exploração dos SDG

Aceda às apresentações em PDF e aos vídeos disponíveis no youtube:

Saiba mais sobre estas sessões técnicas aqui.

Saiba mais aqui.

Diário de Notícias da Região Autónoma da Madeira divulga Diretiva INSPIRE

O suplemento de dia 19 de junho de 2016, do Diário de Notícias da Região Autónoma da Madeira (RAM), dedicou a 1ª página à divulgação da Diretiva INSPIRE.

Neste suplemento, cujo tema é o Ambiente, é declarado que nunca houve tanta informação ambiental ao nosso alcance e que compete às entidades públicas produtoras de informação geográfica responder a questões tais como: que informação é essa, quem a detém, onde se encontra e como se acede e quais os seus custos e qualidade. É também referido que a Diretiva perspetiva a adequação das entidades públicas à realidade do mundo digital, aborda temas relacionados com o ambiente e permite o acesso à informação através de serviços de rede.

É, ainda, lançado um repto aos leitores para descobrirem a informação geográfica reportada pela RAM no Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG), ou seja, na Infraestrutura Nacional de Informação Geográfica.

Saiba mais aqui.

Workshop sobre Validação de Metadados, Dados e Serviços INSPIRE

De 2 a 3 de junho realizou-se em Paris um Workshop sobre Validação de Metadados, Dados e Serviços, organizado pelos EuroGeographics INSPIRE KEN, JRC e EuroSDR, dedicado às entidades com obrigações na implementação da Diretiva.

Saiba mais e aceda às apresentações feitas aqui.

Monitorização 2016 e Relatório Trianual

A DGT, Ponto de Contacto Nacional INSPIRE, enviou no passado dia 12 de maio à Comissão Europeia, os resultados da sexta monitorização da implementação da Diretiva INSPIRE em Portugal, assim como o Relatório INSPIRE trianual.

O Relatório INSPIRE, de Portugal, caracteriza a infraestrutura de informação geográfica (IIG) nacional, o Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG) e descreve a evolução da situação do país em termos de aplicação da Diretiva INSPIRE no decorrer do triénio 2013 – 2015, com base nos processos de monitorização anual, nos levantamentos realizados e nos documentos produzidos no decorrer deste triénio pelo Ponto de Contacto Nacional (PCN), com a colaboração das estruturas existentes.

Os dados desta monitorização que se reporta ao ano de 2015 e o Relatório trianual encontram-se disponíveis aqui.

Harmonização de dados Geográficos de acordo com a Directiva INSPIRE: DGT participa no projecto EAGLE 6 em colaboração com eENVplus / Spatial Datasets Harmonization according to the INSPIRE Directive: DGT participates in EAGLE 6 project with eENVplus

O projecto EAGLE 6 “Assistance to the EEA in the production of the new CORINE Land Cover (CLC)“ da Agência Europeia do Ambiente, decorreu de Março a Setembro de 2015 e pretendeu estudar e implementar uma metodologia de harmonização da cartografia CORINE Land Cover (CLC) e Urban Atlas (UA) em conformidade com as disposições de execução da diretiva INSPIRE para a temática Ocupação do Solo.

A Direção-Geral do Território (DGT) participou neste Consórcio Europeu, coordenado pela empresa Geoville Environmental Services Sarl, tendo sido responsável pela tarefa de validação dos resultados da harmonização (WP3). Para além da DGT, o consórcio incluiu os seguintes parceiros: UBA-V (Áustria), responsável pela coordenação técnica, SYKE (Finlândia), ALTERRA (Holanda), IGN (Espanha).

Considerando que o processo de harmonização de dados INSPIRE é uma actividade que requer uma ampla partilha de conhecimentos e experiência entre instituições, entre países ou entre projectos sobre esta temática, a DGT assinou um Memorandum of Understanding (MoU) com a equipa de validação do projecto eENVplus (http://www.eenvplus.eu/), de que é também parceira, assegurando desta forma a partilha de conhecimento adquirido neste projecto no domínio da validação, com a equipa do EAGLE 6.

Os resultados do EAGLE 6 em termos de validação foram disseminados em ações de formação realizadas na DGT:

Mais informação sobre o projecto EAGLE 6 aqui.

EN version:

The European Environmental Agency project EAGLE 6 "Assistance to the EEA in the production of the new CORINE Land Cover (CLC)" took place from March to September 2015 and intended to study and implement a methodology for CORINE Land Cover ( CLC) and Urban Atlas (UA) harmonization according to INSPIRE Directive Land Cover theme implementing rules.

The Directorate-General for Territory Development (DGT) participated in this European consortium, coordinated by the company Geoville Environmental Services Sarl, having been responsible for the validation of the harmonisation results (WP3). In addition to the DGT the consortium included the following partners UBA-V (Austria), responsible for the technical coordination, SYKE (Finland), ALTERRA (Netherlands), IGN (Spain).

Whereas the INSPIRE data harmonization process is an activity that requires a broad sharing of knowledge and experience between entities, countries or projects, DGT has signed a Memorandum of Understanding (MoU) with the validation team of the eENVplus project (http://www.eenvplus.eu/), from which DGT was also partner, thus ensuring the sharing of knowledge in the field of validation acquired in this project with the EAGLE 6 team.

The EAGLE 6 validation results were disseminated in training activities carried out at DGT:

Workshop sobre “Criação de Serviços de Dados Geográfios com software Open Source” realizado pela DGT, na II Conferência Nacional de Geodecisão

 II Conferência Nacional de Geodecisão, realizou-se nos dias 12 e 13 de maio de 2016, na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro.

No âmbito desta conferência, a DGT realizou, no dia 13 de maio, um workshop sobre “Criação de Serviços de Dados Geográficos com software open source: serviços INSPIRE de visualização WMS e de descarregamento WFS".

Aceda às comunicações apresentadas na II Conferência de Geodecisão aqui.

Aceda a outros workshops ministrados pela DGT aqui.

Workshop foto1 Workshop foto2

PDF dos Workshops sobre Metadados, Criação de Serviços e Harmonização de Dados Geográficos no âmbito do SNIG2020

No âmbito da estratégia para a concretização e implementação do SNIG2020, a DGT tem realizado diversos workshops sobre Metadados, Criação de Serviços e Harmonização de Dados Geográficos.

Os PDF destes workshops, assim como outros materiais de apoio oriundos de fóruns, tutoriais, webinars e ações de formação relacionadas com a implementação da Diretiva INSPIRE, encontram-se disponíveis na área de Formação do site INSPIRE PT.

Consulte toda a informação aqui.

Conferência INSPIRE 2016 e JIIDE 2016 - Barcelona, 26 a 30 de setembro ...divulgação

A Conferência INSPIRE 2016 realiza-se em Barcelona, de 26 a 30 de setembro de 2016, no momento em que a Diretiva INSPIRE se encontra a meio do período estabelecido para a sua implementação e numa altura em que a preocupação mundial com as questões ambientais é elevada, devido aos desafios que a humanidade necessariamente tem de enfrentar neste campo.

O 7º Programa de Ação Ambiental (PAA), que orienta a política ambiental europeia até 2020, identifica as áreas prioritárias em que é necessário mais ação e identifica a Diretiva INSPIRE como um dos instrumentos deste programa que permitirá atingir essas metas. Como tal, a Conferência INSPIRE 2016 tem também como objetivo mostrar como a aplicação da Diretiva INSPIRE contribui para o quadro europeu da interoperabilidade e da economia digital da EU, em geral.

Constituindo as Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE) uma nova e poderosa tecnologia em pleno desenvolvimento e, num contexto de grandes desafios e problemas ambientais, em simultâneo com a Conferência INSPIRE, realizam-se as VII Jornadas Ibéricas de Infraestruturas de Dados Espaciais (JIIDE 2016) permitindo, assim, conjugar no mesmo local a realização de dois importantes congressos sobre IDE.

As JIIDE 2016, cujo lema é «As IDE: um ecossistema de recursos para um meio ambiente sustentável», decorrem durante quatro dias, de 27 a 30 de setembro, e incluem a realização workshops, apresentações e um espaço técnico com exposições de uma ampla variedade de empresas relacionadas com este campo de atividade.

A data limite para o registo na conferência em condições mais favoráveis decorre até 1 de julho.

Saiba mais sobre as JIIDE 2016.

Saiba mais sobre a Conferência INSPIRE 2016.

Comissão Europeia abre consulta pública sobre interoperabilidade - 6 de abril 2016 a 29 junho 2016

A Comissão Europeia abriu uma consulta pública, de 6 de abril de 2016 a 29 de junho de 2016, para que todos os interessados, cidadãos, empresas e organizações privadas, administração pública, academia e outras entidades possam contribuir para a atualização de dois documentos-chave sobre a interoperabilidade e e-Government na Europa, Estratégia Europeia de Interoperabilidade e Estrutura Europeia de Interoperabilidade que constituem os anexos do documento da Comissão Europeia COM (2010) 774, intitulado Para a interoperabilidade dos serviços públicos europeus.

A atualização destes dois documentos, aprovados em 2010, é necessária por se considerar adequado proceder ao seu alinhamento com o desenvolvimento tecnológico entretanto ocorrido, nomeadamente no que respeita à computação em nuvem, big data e dados abertos, entre outros, e para colocar mais foco na implementação da Estrutura Europeia de Interoperabilidade, em vez do simples alinhamento com as abordagens nacionais em matéria de interoperabilidade.

Consultation

O objetivo da consulta é assegurar que existe uma visão coerente de interoperabilidade em toda a União Europeia.

Saiba mais aqui.

SNIG 2020 Workshops sobre Metadados e Criação de Serviços de Dados Geográficos…relato

No dia 13 de abril, realizaram-se, nas instalações da Direção Geral do Território, dois workshops relacionados com o desenvolvimento do Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG) e com a implementação da Diretiva INSPIRE, sobre Metadados e Serviços de Dados Geográficos, evento que contou com cerca de 100 participantes provenientes da administração pública, da academia, de centros de investigação e do setor privado.

O número de inscrições excedeu largamente as expectativas iniciais, não tendo sido possível aceitar todos os interessados em participar neste evento.

Face ao sucedido e em virtude do grande interesse e atualidade dos temas em foco, essenciais para a promoção e cumprimento da implementação da Diretiva INSPIRE em Portugal, a DGT decidiu realizar mais duas sessões, nos próximos dias 4 e 19 de maio, de modo a contemplar os inscritos que não tiveram possibilidade de assistir à 1ª sessão dos Workshops.

Aceda aos PDF das apresentações aqui.

XV Conferência Mundial da GSDI...divulgação

A XV Conferência Mundial da GSDI realiza-se em Taiwan, de 29 de Novembro a 2 de dezembro de 2016, sob o tema Spacial Enablement in Smart Homeland.

Os interessados na apresentação de comunicações podem enviar os resumos até ao próximo dia 1 de maio.

Os autores terão a garantia dos direitos de autor do seu trabalho, mas serão obrigados a concordar com uma Licença Creative Commons (CC-BY versão 4), de modo a assegurar a maximização da disseminação e utilização dos trabalhos. Saiba mais sobre os temas e as condições para submissão de resumos aqui.

Os artigos aceites serão publicados em formato digital.

Será ainda feita uma seleção de artigos, de acordo com critérios que envolverão os temas e a qualidade destes, que serão publicados numa edição especial do International Jornal of Spatial Data Infrastructures Research ( IJSDIR), a sair em 2017.

Para mais informações, consulte a página do evento.

Ano Internacional dos Mapas 2015-2016

O Ano Internacional dos Mapas, apoiado pelas Nações Unidas, celebra a existência dos mapas e o papel único que desempenham no mundo.

Os objetivos desta iniciativa que se indicam abaixo abrangem diversas áreas, entre as quais a das infraestruturas de informação geográfica (IIG):

  • Executar mapas visíveis para os cidadãos e as crianças em idade escolar, num contexto global;
  • Demonstrar quais as possibilidades de utilização dos mapas e atlas na sociedade;
  • Mostrar como utilizar a tecnologia da informação na obtenção de informação geográfica e na produção de mapas;
  • Dar a conhecer diferentes tipos de mapas e de produção de mapas;
  • Mostrar o desenvolvimento técnico da produção de mapas e de atlas;
  • Evidenciar a necessidade do desenvolvimento sustentável das infraestruturas de informação geográfica;
  • Aumentar o recrutamento de alunos para cartografia e disciplinas afins.

No site existem vários recursos disponíveis:

Saiba mais aqui.

SNIG 2020 Workshops sobre Metadados e Criação de Serviços de Dados Geográficos…divulgação

No próximo dia 13 de abril realizam-se, nas instalações da Direção Geral do Território (*), dois workshops relacionados com o desenvolvimento do Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG) e com a implementação da Diretiva INSPIRE

O primeiro workshop incide em metadados de informação geográfica e o segundo na criação de serviços de dados geográficos. Consulte o programa aqui.

Estas ações de formação enquadram-se na estratégia para a concretização e implementação do SNIG2020.

O SNIG2020 é uma visão para a infraestrutura nacional de informação geográfica, o Sistema Nacional de Informação Geográfica para 2020. O SNIG2020 foi construído por processos colaborativos e participativos e resultou de um amplo debate nacional sobre o que se espera da infraestrutura nacional de informação geográfica a médio prazo.

O SNIG2020 foi aprovado pelo Conselho de Orientação do SNIG (CO SNIG), enquanto entidade responsável pela coordenação estratégica do SNIG, a 17 de dezembro de 2015.

O texto do SNIG2020 e outros detalhes podem ser encontrados aqui.

A participação nestas ações de formação não tem qualquer custo associado. No entanto, tendo em consideração que o número de participantes está limitado à capacidade da sala, a inscrição é obrigatória e deverá ser feita até ao próximo dia 11 de abril para info_SNIG@dgterritorio.pt .

(*) Rua Artilharia Um, n.º 107, 1099-052 Lisboa

Desenvolvimento de aplicações Open Data- Oportunidades para PME

A Open Data Incubator for Europe (ODINE) tem um Programa que apoia as PME no desenvolvimento de ideias de negócio inovadoras que utilizem dados abertos.

O Programa tem a duração de 6 meses, durante o qual as empresas recebem financiamento, formação e aconselhamento, usufruindo ainda de visibilidade em eventos internacionais, publicitação e apresentação a investidores.

Saiba mais aqui.

STIG - Um novo método de avaliação de uma IDE

A avaliação da qualidade de uma IDE, o acompanhamento da sua evolução e as melhorias a efetuar são fatores de extrema importância. Têm sido desenvolvidos diversos estudos e atualmente existem vários métodos para avaliação de uma IDE, que no entanto não passaram de uma fase inicial e não satisfazem os requisitos necessários.

O International Jornal of Spatial Data Infrastructures Research ( IJSDIR), apresentou um artigo que propõe uma abordagem inovadora sobre o tema. Consiste em traduzir, para o campo das IDE, os princípios dos testes de stress que são aplicados às infraestruturas financeiras e que determinam a sua força e fiabilidade.

Esta metodologia, designada STIG (Stress Test for Infrastructure of Geographic Information), assume que as IDE e as infraestruturas financeiras têm componentes chave comparáveis e que os testes de stress, em causa, determinam a robustez do sistema face a alterações de vários fatores de risco.

Os autores apresentam um novo modelo de IDE, em que os componentes essenciais são a rede de acesso à informação, as políticas e as normas, componentes que também são apresentados nas infraestruturas financeiras.

Saiba mais aqui.

DGT realiza Workshop sobre “Criação de Serviços de Dados Geográficos com Software Open Source”, na II Conferência Nacional de Geodecisão - 13 de maio 2016

A II Conferência Nacional de Geodecisão realiza-se nos próximos dias 12 e 13 de maio, na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, e conta com a participação de decisores, técnicos e investigadores na área da informação geográfica.

No âmbito desta Conferência, a DGT realiza, no próximo dia 13 de maio, um workshop sobre “CRIAÇÃO DE SERVIÇOS DE DADOS GEOGRÁFICOS COM SOFTWARE OPEN SOURCE: serviços INSPIRE de visualização WMS e de descarregamento WFS.

Formador: Danilo Furtado (DGT)

Programa:

1. Abertura (Mário Caetano, Subdiretor-Geral do Território)

2. Serviços de Dados Geográficos (SDG) INSPIRE

3. Implementação de serviços INSPIRE em GeoServer (Introdução ao GeoServer; configuração de dados geográficos; serviços de visualização WMS e descarregamento WFS)

4. Validação dos SDG

5. Utilização e exploração dos SDG

A II Conferência Nacional de Geodecisão proporcionará um momento de reflexão e de divulgação sobre o modo como a informação geográfica é utilizada para a tomada de decisão em diferentes áreas de atividade.

Os temas em destaque neste evento são os Sistemas de Informação Geográfica, as bases de dados, a fotogrametria, a deteção remota, a estatística aplicada, o planeamento e ordenamento do território, a proteção civil, segurança e áreas afins.

Saiba mais sobre a II Conferência Nacional de Geodecisão aqui.

O valor da partilha de dados abertos: relatório elaborado pela CODATA para o GEO

No âmbito das atividades do Group on Earth Observations (GEO), a CODATA elaborou um relatório que apresenta diversas vantagens da partilha de dados abertos de observação da Terra.

Pretende-se com este documento facilitar o processo de transição de políticas de dados restritas para políticas de dados mais abertas, para os dados governamentais.

Este relatório foi apresentado no GEO-XII Plenário do Group on Earth Observations, tendo recebido um feedback positivo por parte dos países membros e Organizações participantes, os quais manifestaram vontade em contribuir com casos de estudo suplementares. Ficou decidido manter este relatório como um documento aberto ao qual a comunidade GEO fará atualizações periódicas.

Um documento com interesse e aplicação não só na área dos dados de observação da Terra.

Saiba mais aqui.

Implementação da Diretiva INSPIRE na República Checa – Webinar

No dia 11 de fevereiro, realizou-se um webinar, sobre a implementação da Diretiva INSPIRE na República Checa.

Aceda aos slides e à gravação do webinar.

Geodados - Plataforma de Dados Abertos Georreferenciados da Câmara Municipal de Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa disponibiliza dados abertos georreferenciados, relativos à cidade de Lisboa, na Plataforma Geodados, baseada em tecnologia de Sistemas de Informação Geográfica da ESRI. Trata-se de um projeto pretende potenciar a utilização e a reutilização de informação produzida pelo município, com vista à sua divulgação e à criação de produtos e serviços que lhe acrescentam valor, acessíveis por diversos tipos de dispositivos informáticos.

A Plataforma Geodados funciona como um grande catálogo de dados e permite encontrar dados geográficos e descarregá-los e/ou reutilizá-los em aplicativos digitais, de forma muito intuitiva. Permite visualizar gráficos com a informação dos layers e possui um visualizador webmap com possibilidade de configurar o mapa base, alterar as características de visualização de cada layer e consultar a respetiva descrição.

A informação está organizada nas seguintes áreas temáticas: Alojamento, Ambiente, CML, Comprar, Cultura, Desporto, Educação, Inovação e Conhecimento, Lazer, Limites e Cartografia, Mobilidade, Património, PDM, Planeamento, Recenseamento Comercial, Saúde, Segurança e Socorro, Serviços, Serviços Estratégicos e Utilidades.

Saiba mais aqui.

O International Journal of Spatial Data Infrastructure Research abriu uma nova Secção sobre Conjuntos de Dados Geográficos

O International Journal of Spatial Data Infrastructure Research (IJSDIR) abriu uma nova secção dedicada à publicação de pequenos artigos cujo objetivo consiste em promover o conhecimento mais aprofundado sobre conjuntos de dados geográficos.

Pretende-se proporcionar aos utilizadores informações sobre metadados além das tipicamente habituais, aos produtores a possibilidade de terem as descrições dos seus dados revistas, além da divulgação de casos de uso.

São esperados artigos que descrevam de forma concisa os conjuntos de dados geográficos, dando especial destaque às suas características chave, suas aplicações e potenciais áreas para reutilização.

Saiba mais aqui.

Seminário Web: Ler, Transformar, Escrever (FME Desktop)

No próximo dia 18 de fevereiro realiza-se um seminário web (webinar) sobre o FME Desktop, no qual serão abordadas várias formas de transformar datos espaciais, nomeadamente mudanças de formato, esquemas, atributos, geometrias e sistemas de coordenadas.

O webinar é direcionado quer a quem ainda não conhece o FME Desktop e pretende ficar com uma ideia das suas capacidades, quer aos utilizadores de FME que pretendem conhecer novas funcionalidades e receber conselhos úteis. Inscreva-se aqui.

Saiba mais sobre este e os próximos seminários e visualize no YouTube as gravações dos seminários já realizados.

Implementação da Diretiva INSPIRE na República Checa – Webinar

No próximo dia 11 de fevereiro, realiza-se um webinar, promovido pela Comissão Europeia, sobre a implementação da Diretiva INSPIRE na República Checa. A coordenação nacional, os desafios para a implementação, histórias de sucesso e oportunidades serão os principais aspetos em foco.

Os próximos webinars serão realizados nas datas seguintes:

  • 10 de março de 2016 (Dinamarca & Eslováquia)
  • 28 de abril (Bélgica & Estónia)

Saiba mais detalhes sobre este, acerca dos próximos webinars e aceda às apresentações dos webinars já realizados.

Saiba mais sobre as configurações necessárias para assistir ao webinar.

 

Thematic Clusters INSPIRE - Webinar

Os facilitadores dos Thematic Clusters “Altitude, Ortoimagens, Sistemas de Referência e Quadrículas Geográficas” e “Topografia e Cadastro” organizaram um webinar durante o qual foi explicado qual o objetivo dos clusters, a forma como o trabalho é organizado e como as Agências Nacionais de Cartografia e Cadastro podem contribuir para as atividades a desenvolver nos clusters.

Recentemente a DGT procedeu ao lançamento dos novos Grupos de Trabalho Temáticos INSPIRE, reorganizados em função dos Thematic Clusters, promovendo desta forma o debate e a partilha de ideias para a promoção e sucesso da implementação da Diretiva INSPIRE em Portugal.

Os slides apresentados e a gravação do webinar, cuja consulta se recomenda a todos os envolvidos nos Grupos de Trabalho Temáticos INSPIRE e aos interessados nesta temática, encontram-se disponíveis aqui:

Saiba mais aqui.

 

Jornadas de Engenharia Hidrográfica 2016… divulgação

O Instituto Hidrográfico, órgão da Marinha e Laboratório do Estado vocacionado para as ciências e as técnicas do Mar, anunciou a realização das 4.as Jornadas de Engenharia Hidrográfica. Estas Jornadas ocorrerão de 21 a 23 de junho, na semana do Dia Mundial da Hidrografia, no Instituto Hidrográfico, em Lisboa.

Com a prossecução desta iniciativa pretende-se proporcionar um espaço aberto à comunidade científica nacional para discutir temáticas relacionadas com a engenharia hidrográfica e em áreas que com ela interagem.

Os interessados na apresentação de comunicações devem preencher, até 4 de março de 2016, o formulário com o resumo de proposta de comunicação, disponível na página das Jornadas

Consulte o “Anúncio e Convite à Apresentação de Comunicações”.

A aceitação das comunicações carece da apresentação do respetivo resumo alargado até 6 de maio de 2016.

O boletim das 4.as Jornadas de Engenharia Hidrográfica será divulgado a partir de 29 de março de 2016.

 

Conferência INSPIRE 2016... divulgação

A próxima conferência INSPIRE vai decorrer em Barcelona de 26 a 30 de setembro de 2016.

Nas últimas décadas a União Europeia pôs em prática uma ampla gama de legislação ambiental com o objetivo de proteger, preservar e melhorar o ambiente na Europa para as gerações presentes e futuras. No entanto, muitos desafios ainda persistem e devem ser abordados em conjunto e de uma forma estruturada.

O 7º Programa de Acção Ambiental (PAA), que orienta a política ambiental europeia até 2020, identifica as áreas prioritárias em que é necessário mais ação e identifica a Diretiva INSPIRE como um dos instrumentos deste programa que permitirá atingir essas metas.

A Diretiva INSPIRE debruça-se sobre a partilha eficiente de dados espaciais digitais relacionados com o meio ambiente entre as autoridades públicas e em todos os níveis de governo, através das fronteiras e com o público em geral. Este desígnio exige uma coordenação eficaz entre todas as autoridades envolvidas e um elevado grau de interoperabilidade técnica e legal, que também é prosseguido no contexto do mercado único digital da UE.

Como tal, a Conferência INSPIRE 2016 tem também como objetivo mostrar como a aplicação da Directiva INSPIRE contribui para o quadro europeu da interoperabilidade e da economia digital da UE em geral.

Esta conferência envolve a realização de sessões plenárias em que serão abordadas questões de política comum, e sessões paralelas com especial atenção para aplicações relacionadas com a Diretiva INSPIRE - desafios e soluções de interoperabilidade, questões de investigação, tecnologias novas e aplicações.

O período para submissão de resumos de artigos e de propostas de workshops decorre de 15 de janeiro a 16 de maio.

A data limite para o registo na conferência em condições mais favoráveis decorre até 1 de julho.

Para mais informação sobre este evento consultar Conferência INSPIRE 2016.

 

2015

SNIG2020: uma visão para a infraestrutura nacional de informação geográfica para 2020... divulgação

Passados 25 anos da criação do Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG) e quase 10 anos depois da publicação da Diretiva INSPIRE, a DGT fez uma avaliação do SNIG atual e da utilização que a comunidade faz desta infraestrutura (i.e., Diagnóstico SNIG 2015), e coordenou um processo colaborativo para a definição do que se espera da infraestrutura nacional de informação geográfica a médio prazo (i.e. SNIG2020).

O SNIG2020 é uma visão para a infraestrutura nacional de informação geográfica, o Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG), para 2020. O SNIG2020 foi construído por processos colaborativos e participativos e resultou de um amplo debate nacional sobre o que se espera da infraestrutura nacional de informação geográfica a médio prazo.

Visao SNIG 2020

 

O SNIG2020 foi elaborado pelos facilitadores de um blue sky thinking estruturado. Este evento contou com cerca de 50 convidados provenientes da Administração Pública, da academia, de centros de investigação e do sector privado, que foram selecionados com base nos contributos prestados na consulta pública ao SNIG realizada pela DGT em Março de 2015, na experiência profissional em infraestruturas de informação geográfica e na vontade de inovar. O documento elaborado pelos facilitadores foi depois submetido a consulta pública e a versão final foi aprovada pelo Conselho de Orientação do SNIG (CO-SNIG), enquanto entidade responsável pela coordenação estratégica do SNIG, a 17 de dezembro de 2015.

O processo de construção do SNIG2020, desde a caraterização da situação atual do SNIG e da organização da sessão do blue sky thinking até à produção da versão final do texto da visão, foi coordenado pela DGT, enquanto organismo responsável pela coordenação operacional do SNIG, em colaboração com o EUROGROUP Consulting Portugal e com o CO-SNIG.

A concretização e a implementação do SNIG2020 requer o desenvolvimento de um conjunto de atividades de caráter político, institucional, administrativo e técnico, por parte de todas as entidades envolvidas na coordenação, na manutenção e na exploração da infraestrutura nacional de informação geográfica (SNIG). Estas atividades constituem o Plano de Ação SNIG2020 (PA-SNIG2020) e serão definidas tendo em consideração um conjunto de princípios orientadores, de modo a materializar os objetivos estabelecidos no texto do SNIG2020. Estes princípios orientadores já foram definidos e encontram-se em processo de aprovação formal pelo CO-SNIG.

A definição do PA-SNIG2020 terá como base não só a visão coletiva para o SNIG para 2020 (i.e. SNIG2020), mas também a situação atual no que respeita ao desenvolvimento e utilização do SNIG e à implementação da Diretiva INSPIRE em Portugal.

Para caraterizar a situação atual e permitir a elaboração do PA-SNIG2020, a DGT lançou, no inicio de 2015, a atividade "Diagnóstico 2015" cujo relatório final é agora disponibilizado. Os resultados do Diagnóstico 2015 foram apresentados no inicio da sessão de blue sky thinking do SNIG2020, no workshop "Rumo ao SNIG2020 e Mentes Criativas", realizado no âmbito da Conferência World Spatial Forum INSPIRE Conference 2015, e nas workshops realizadas nas cinco Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) no âmbito da iniciativa da DGT, SNIG on the road.

SNIG on the Road

Todos os detalhes dos estudos realizados no âmbito do Diagnóstico 2015 são disponibilizados nos seguintes documentos:

A DGT agradece a todos os que participaram nas atividades relacionadas com o Diagnóstico 2015 e com o SNIG2020. O seu envolvimento foi essencial para a construção de uma visão coletiva para o SNIG para 2020 e para a caracterização da situação atual do desenvolvimento e de utilização do SNIG.

A pedido do Senhor Subdiretor-Geral do Território, Professor Mário Caetano, terminamos esta notícia com uma citação de Tim-Berners Lee:"O futuro não é aquilo em que acreditamos, é o trabalho que fazemos para que as coisas aconteçam."

Workshop Harmonização de dados geográficos no contexto da Diretiva INSPIRE... relato

No dia 17 de dezembro realizou-se, na DGT, um workshop para promoção e partilha de conhecimentos sobre o processo de harmonização de dados geográficos no contexto da Diretiva INSPIRE, existente nas entidades RPF CORE.

O workshop contou com 94 participantes, na sua maioria técnicos, designadamente da Administração Central, Regional e Local, e de empresas, com atividade nestas matérias

A elevada adesão de participantes neste Workshop é reveladora do grande interesse e atualidade do tema em foco. A harmonização de dados geográficos constitui um dos aspetos mais críticos da implementação da Diretiva INSPIRE, requerendo um esforço significativo por parte das instituições produtoras de dados geográficos dos diferentes Estados-Membros.

O programa do workshop encontra-se disponível aqui.

As apresentações realizadas são disponibilizadas aqui:

Workshop Harmonização de dados geográficos no contexto da Diretiva INSPIRE... divulgação

Realiza-se no dia 17 de dezembro, das 09:00 às 12:00, nas instalações da DGT, um workshop sobre harmonização de dados geográficos no contexto da Diretiva INSPIRE.

Como é do conhecimento geral, os Estados-Membros (EM) da União Europeia são obrigados a gerirem e a disponibilizarem os dados e os serviços de informação geográfica de acordo com as especificações técnicas de interoperabilidade de dados e serviços estabelecidas no âmbito da Diretiva INSPIRE e a seguirem os princípios de acesso e partilha de dados e metadados nela definidos.

Os problemas relacionados com a disponibilidade, qualidade, organização, acessibilidade e partilha de informação geográfica são comuns a diversas áreas temáticas e sentidos aos vários níveis pelas instituições públicas. A necessidade de harmonização de dados geográficos surge neste contexto como um dos maiores desafios da implementação da Diretiva INSPIRE nos EM.

O workshop contará com a presença de oradores que desenvolveram trabalho na área da harmonização de dados geográficos e tem como objectivo promover o conhecimento e a partilha de experiências que as entidades da RPF INSPIRE CORE possuem sobre o processo de harmonização de conjuntos de dados geográficos (CDG) no contexto da Diretiva INSPIRE.

Aceda ao programa.

Consulta pública SNIG 2020... divulgação

A DGT abre uma consulta pública sobre a visão para 2020 da infraestrutura nacional de informação geográfica, o Sistema Nacional de Informação Geográfica, que tem sido designada por Visão SNIG 2020.

A Visão SNIG 2020 foi elaborada pelos facilitadores da sessão de blue sky thinking estruturado que decorreu na Direção-Geral do Território a 9 de dezembro de 2015, com organização da DGT em colaboração com o EUROGROUP Consulting Portugal.

Este evento contou com cerca de 50 convidados com experiência na produção e/ou exploração de informação geográfica e/ou infraestruturas de informação geográfica, provenientes de diversos sectores, nomeadamente Administração Pública, academia, centros de investigação e sector privado.

A consulta pública encontra-se aberta até às 18 horas do próximo dia 15 de dezembro. Qualquer comentário ou sugestão deve ser enviado para visaosnig2020@dgterritorio.pt .

Texto consulta pública (formato PDF)

SNIG on the road... relato

As ações de formação realizadas pela DGT e pelas cinco Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) no âmbito da iniciativa SNIG on the road contaram com 412 participantes.

Mapa CCDR

 

A elevada adesão dos técnicos e dirigentes das CCDRS, das Comunidades Intermunicipais (CIM) e das Autarquias mostra bem o sucesso de uma iniciativa que teve como objetivo a aproximação da DGT à Administração Pública regional e local no âmbito do desenvolvimento do Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG) e da implementação da Diretiva INSPIRE.

Os programas das ações de formação estão disponíveis aqui.

As apresentações realizadas são disponibilizadas aqui:

No final de cada ação de formação os participantes foram convidados a escrever numa página A4 o maior obstáculo no acesso e na exploração de informação geográfica e a apresentar uma proposta para o contornar. Os contributos estão sumarizados nas tabelas seguintes e foram tidos em conta na preparação da Visão SNIG 2020 e serão considerados na preparação do Plano de Ação SNIG 2020.

CCDR Inquerito

 

CCDR Lisboa e Vale do Tejo - foto 7 CCDR Lisboa e Vale do Tejo - foto 4 CCDR Lisboa e Vale do Tejo - foto 3 CCDR Lisboa e Vale do Tejo - foto 2 CCDR Lisboa e Vale do Tejo - foto 1 CCDR Lisboa e Vale do Tejo - foto 6 CCDR Algarve - foto 3 CCDR Algarve - foto 4 CCDR Algarve - foto 1 CCDR Norte - foto 4 CCDR Norte - foto 3 CCDR Norte - foto 1 CCDR Centro - foto 1 CCDR Alentejo - foto 1 CCDR Alentejo - foto 2

Descobrindo o Mundo através do GIS - GISday | 18 de novembro

No dia 18 de novembro a Câmara Municipal realizou o evento GISDAY. O GIS day ou Dia dos Sistemas de Informação Geográfica é um evento inserido na Geography Awareness Week que a National Geographic Society (EUA) promove, desde 1987, com o objetivo de divulgar os Sistemas de Informação Geográfica junto das escolas, comunidade científica e empresarial, entre outras. Aceda aos seminários on-line e aos slides das apresentações.

SNIG on the road... divulgação

Durante o mês de novembro a DGT fará uma digressão por todas as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), nas quais realizará ações de formação de introdução à implementação da Diretiva INSPIRE dando especial destaque aos conceitos genéricos de infraestruturas de informação geográfica, à produção de metadados de informação geográfica e à utilização e criação de serviços de dados geográficos.

Esta digressão foi pensada para construção de capacidades na administração regional e local e tem como grandes objetivos promover e dinamizar a implementação da Diretiva INSPIRE em Portugal e contribuir para o desenvolvimento do Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG). Integra o Plano de Atividades da DGT para 2015 e está alinhada com a nova dinâmica que a direção da DGT atribui à implementação da Diretiva INSPIRE e ao desenvolvimento do SNIG.

Estas ações de formação têm como destinatários os dirigentes e técnicos das CCDR e das Autarquias e Comunidades Intermunicipais (CIM) da área de competência de cada CCDR, com responsabilidades na produção e utilização de informação geográfica. Incluiu também a apresentação dos resultados da atividade “Diagnóstico 2015” sobre a implementação da Diretiva INSPIRE em Portugal com o objetivo de recolher contributos para a visão e plano de ação SNIG 2020.

O calendário das ações a realizar nas CCDR é o seguinte:

  • Dia 13 de novembro - CCDR LVT. Aceda ao programa e saiba mais aqui.
  • Dia 18 de novembro - CCDR do Algarve. Aceda ao programa e saiba mais aqui.
  • Dia 26 de novembro - CCDR do Norte. Aceda ao programa e saiba mais aqui.
  • Dia 27 de novembro - CCDR do Centro. Aceda ao programa e saiba mais aqui.
  • Dia 30 de novembro - CCDR do Alentejo. Aceda ao programa e saiba mais aqui.

Participação da DGT nas VI Jornadas Ibéricas de Infraestructuras de Datos Espaciales

As VI Jornadas Ibéricas de Infraestruturas de Dados Espaciais - JIIDE 2015, realizaram-se de 4 a 6 de novembro, na cidade de Sevilha, e incluíram a realização workshops, apresentações e um espaço técnico com exposições de uma ampla variedade de empresas relacionadas com este campo de atividade.

Num cenário de evolução tecnológica vertiginosa, as Infraestruturas de Dados Espaciais, impulsionadas estrategicamente na Europa pela Diretiva INSPIRE, têm evoluído e crescido em todos os seus âmbitos de atuação. Neste momento encontramo-nos a meio do ciclo de implementação desta Diretiva, compreendido entre 2010 e 2020, sendo o momento oportuno para analisar o todo o trabalho realizado e planear o futuro e os novos reptos aos quais há que dar resposta.

Neste sentido, as VI Jornadas Ibéricas de Infraestruturas de Dados Espaciais constituíram um cenário perfeito para partilha de ideias quer como assistentes, contribuindo para um diálogo alargado e profícuo, quer como oradores, através de comunicações, nas quais se transmitiram conhecimentos e experiências.

A Direção-Geral do Território esteve representada neste importante evento através da apresentação de uma comunicação sobre o "Estado e evolução da IDE de Portugal |SNIG" (Paulo Patrício, DGT; Henrique Silva, DGT; Danilo Furtado, DGT; Vanda Bica, DGT; Manuela Vasconcelos, DGT; Ana Luísa Gomes, DGT; Alexandra Fonseca, DGT; Mário Caetano, DGT) e de uma entrevista, concedida pelo Diretor dos Serviços de Geodesia, Cartografia e Informação Geográfica da DGT, Paulo Patrício.

Aceda aqui às restantes apresentações.

Participação da DGT no na VIII Conferência Nacional de Cartografia e Geodesia

A VIII Conferência Nacional de Cartografia e Geodesia (VIII CNCG) realizou-se de 29 a 30 de outubro na Academia Militar - Aquartelamento da Amadora. Este evento incidiu sobre o tema "Informação Geoespacial para as Gerações Futuras - oportunidades e desafios". A DGT esteve presente e, no âmbito do SNIG e da iniciativa iGEO, fez a apresentação Acesso à informação geográfica através do Sistema Nacional de Informação Geográfica e da iniciativa iGEO (Paulo Patrício, DGT; Henrique Silva, DGT; Danilo Furtado, DGT; Vanda Bica, DGT; Manuela Vasconcelos, DGT; Ana Luísa Gomes, DGT; Alexandra Fonseca, DGT; Mário Caetano, DGT).

GEOCOMPETITIVO 2015

A APDSI está a organizar um Workshop em Lisboa, para o dia 18 de novembro, designado Geocompetitivo 2015 integralmente dedicado à partilha de infraestruturas de informação geográfica nas utilities em Portugal.

Saiba mais aqui.

Participação da DGT no 13.º Encontro de Utilizadores ESRI Portugal

Realizou-se, de 7 a 8 de outubro, o 13.º Encontro de Utilizadores ESRI Portugal, em Lisboa. A DGT foi convidada a participar, tendo feito a apresentação O GeoPortal do Sistema Nacional de Informação Geográfica e a aplicação Conterra (Paulo Patrício, DGT; Danilo Furtado, DGT).

GSDI Regional Newsletter

Encontra-se disponível para download a GSDI Regional Newsletter de outubro de 2015. Esta newsletter é gratuita e divulga notícias internacionais acerca dos últimos desenvolvimentos no mundo da geomática, abrangendo desde aspetos da implementação de infraestruturas de dados espaciais (IDE), gestão e visualização de dados espaciais, política de dados abertos e modelos de negócio até aplicações para deteção remota e SIG. Descarregue aqui os números anteriores.

DGT realiza o Workshop "Serviço de Dados Geográficos INSPIRE" no SASIG 2015

Realizou-se, de 23 a 25 de setembro, a 6.ª edição do SAGIG - Conferência Nacional de software aberto para Sistemas de Informação Geográfica, organizada pelo Capítulo Português da OSGeo (Open Source Geospatial Foundation), em colaboração com o ISCTE-IUL.

A DGT foi convidada a participar, tendo sido realizado o workshop "Serviços de dados geográficos INSPIRE (GEOSERVER)" e apresentado o ponto de situação e as perspectivas futuras da implementação da Diretiva INSPIRE em Portugal (Danilo Furtado, DGT).

A realização deste workshop insere-se na forte aposta da DGT na formação de técnicos e apoio à criação de serviços. A Diretiva INSPIRE obriga a que os conjuntos de dados geográficos (CDG) sejam disponibilizados através de serviços de rede interoperáveis e com metadados conformes. Atualmente, apenas cerca de 3% dos CDG possuem serviços e de visualização e descarregamento estando, nesta área, os indicadores de monitorização referentes a Portugal muito aquém do requerido.

Pretende-se assim promover e dinamizar a criação de serviços, melhorando um dos aspetos mais críticos na implementação da Diretiva INSPIRE em Portugal.

As restantes apresentações e a reportagem fotográfica do evento também se encontram disponíveis.

SASIG 2015 Foto1 SASIG 2015 Foto2

O que é o OGC?-vídeo

O OGC (Open Geospatial Consortium) é uma organização internacional, sem fins lucrativos, constituída por mais de 500 empresas, agências governamentais e universidades que têm o intuito de promover o desenvolvimento e a implementação de normas internacionais que facilitem a interoperabilidade geoespacial. Algumas das normas definidas pelo OGC são WMS (Web Map Service), WFS (Web Feature Service), WCS (Web Coverage Service), GML (Geography Markup Language) e KML (Keyhole Markup Language) que ao serem implementadas em produtos geoespaciais, quer estes sejam de código aberto quer sejam comerciais, garantem desde logo uma base interoperável, sendo que a informação geográfica é consequentemente mais disseminada e mais útil. Aceda ao aqui a um elucidativo vídeo sobre esta organização.

Tutoriais e webinars de ajuda à implementação da Diretiva INSPIRE-vídeos

No âmbito do projecto GeoSmartCity, a Epsilon Italia realizou e disponibilizou 2 webinar e 2 tutoriais que mostram como implementar aspetos específicos do INSPIRE, com recurso ao HALE. Os vídeos disponíveis são: How to manage object referencing according to INSPIRE GNM - A Transport Network example using HALE; How to manage Code lists according to INSPIRE - An encoding example using HALE; Webinar on Data transformation with HALE - GeoSmartCity Underground scenario; Webinar on data transformation with HALE - GeoSmartCity green energy scenario. Aceda aqui aos vídeos.

Eurogeographics assina contrato para fornecimento de informação geoespacial ao EUROSTAT

O Eurogeographics assinou um contrato para fornecimento de informação geoespacial, pan-Europeia, ao EUROSTAT. Este acordo, que já prevalece há quatro anos, permite aos elementos da Comissão Europeia o acesso a dados geoespaciais das Agências Nacionais de Cartografia, Cadastro e de Registo da Propriedade, através do seu Serviço de Informação Geográfica GISCO. Os dados incluem as unidades administrativas e regiões estatísticas, bem como informação topográfica à escala 1: 250 000. O GISCO consiste num serviço do Eurostat, o qual produz mapas, efetua análise espacial, promove a georreferenciação dos dados estatísticos e garante apoio aos utilizadores de SIG, da Comissão Europeia. É um dos lideres da iniciativa INSPIRE, apoiando a implementação da Diretiva para o estabelecimento da Infraestrutura Europeia de Informação Geográfica.

Plataforma colaborativa INSPIRE Thematic Clusters

A plataforma colaborativa INSPIRE Thematic Clusters já possui mais de 500 membros registados. Lançada em dezembro de 2014, a plataforma promove a ligação das comunidades de implementadores e utilizadores INSPIRE, serve de ponto de entrada para a comunidade INSPIRE partilhar experiências e as melhores práticas, levantar questões e resolver problemas no âmbito dos seus domínios temáticos. Aceda aqui à plataforma.

Evaluation et harmonisation INSPIRE des Données - Webinar

O Conseil Nacional de L´Information Geographique (CNIG) organizou um webinar sobre avaliação e harmonização de dados no âmbito do INSPIRE. É também efetuado um balanço da aplicação da Diretiva INSPIRE em França e são destacadas as soluções implementadas pelo CNIG, nomeadamente na área do urbanismo. Aceda aqui às apresentações, ao vídeo do webinar e às respostas dadas às perguntas elaboradas.

Introdução ao INSPIRE - Vídeo

No decurso da 9.ª Conferência INSPIRE-GWF foi apresentado um vídeo ilustrativo das necessidades, objetivos e vantagens da criação da Infraestrutura de Informação Geográfica na Comunidade Europeia (INSPIRE). Mais informação aqui.

INSPIRE Dashboard - Indicadores de Monitorização

Os indicadores da Monitorização 2015 referentes ao ano 2014, apresentados pelos Estados-Membros, já se encontram disponíveis para consulta. O dashboard possui os dados oficiais desde 2011, referentes à monitorização, possibilita a visualização da informação oficial por intermédio de gráficos e mapas e o cálculo das variáveis e indicadores de monitorização dos metadados recolhidos por harvesting, a partir dos geoportais nacionais. Possibilita, ainda, a geração automática do ficheiro XML de monitorização INSPIRE (em fase de testes).

INSPIRE Interative data specification Toolkit v1.1

Foi publicada no Geoportal INSPIRE EU uma versão otimizada do INSPIRE Interative data specification Toolkit. Esta ferramenta web que tem como objectivo apoiar e facilitar a implementação das especificações de dados INSPIRE possui duas aplicações. A primeira, "Data Specifications", facilita a leitura de documentos técnicos INSPIRE e permite proceder à seleção e comparação por capítulos. A segunda aplicação, "Find Your Scope" facilita a identificação de temas e de tipos de objetos espaciais relevantes para cada conjunto de dados, revelando-se especialmente útil no caso dos conjuntos de dados espaciais estarem relacionados com mais do que um tema ou esquema INSPIRE.

Report 2015 - 9.ª Conferência INSPIRE-GWF

Encontra-se disponível o relatório detalhado da 9.ª Conferência INSPIRE-GWF, Report 2015, que decorreu de 25 a 29 de maio, no Centro de Congressos de Lisboa. O relatório inclui dados estatísticos do perfil dos participantes e uma síntese das discussões chave, sessões temáticas e workshops ocorridos ao longo dos cinco dias de conferência.

Junho de 2015

Realizou-se, de 25 a 29 de maio, a 9.ª Conferência INSPIRE-GWF, em Lisboa no Centro de Congressos da FIL (Junqueira), subordinada ao tema "Convergence, Policies Practices and People within public and private partnership". A DGT participou e colaborou na organização desta conferência, a qual contou com cerca de 1700 participantes provenientes de mais de 100 países.

No decurso da 9.ª Conferência INSPIRE-GWF a DGT organizou três workshops sobre infraestruturas de informação geográfica. Estes workshops já foram concebidos e realizados no âmbito do novo dinamismo que a DGT pretende incutir ao desenvolvimento do Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG). Esta nova visão, designada por SNIG 2020, preconiza o desenvolvimento de uma infraestrutura nacional de informação geográfica colaborativa e participada. Pretende-se um SNIG que dê cumprimento ao DL180/2009, que dê respostas às exigências e boas práticas da diretiva INSPIRE, que vá de encontro às expetativas da Administração Pública, empresas e cidadãos. Esta infraestrutura deverá estar articulada com as restantes infraestruturas temáticas, regionais e locais, e ter, para além de metadados, conjuntos e serviços de dados geográficos com uma política de partilha que facilite o seu acesso.

Workshop "Rumo ao SNIG 2020 e Mentes Criativas"

Este workshop contou com a presença do Sr. Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza e do Sr. Diretor-Geral do Território, e foi dedicado à Infraestrutura Nacional de Informação Geográfica (SNIG) e à iniciativa iGEO. Foram apresentados os estudos que permitirão lançar as bases para a definição da Visão SNIG 2020. Estes estudos envolveram uma Consulta Pública, que obteve mais de 500 respostas, e uma Análise SWOT, elaborada com base em contributos de mais de 20 entidades da Administração Pública. No final deste Workshop procedeu-se à entrega dos prémios do Concurso Mentes Criativas lançado no âmbito da iniciativa iGEO.

Workshop "Infraestruturas de Informação Geográfica em Português à Volta do Mundo"

Dedicado a infraestruturas de informação geográfica à volta do Mundo, incluiu apresentações e debates sobre a produção e disponibilização de informação geográfica em alguns países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Workshop "Serviços de Dados Geográficos INSPIRE"

Workshop de carácter técnico dedicado à criação de serviços no qual foram abordados fundamentos sobre serviços de dados geográficos, ferramentas Open Source para Serviços de Rede e apresentados diversos exemplos práticos de publicação e utilização de WebServices.

Workshop "Panorama Actual e Evolução dos Dados INSPIRE em Portugal"

Apesar de ter sido cancelado, disponibiliza-se a apresentação que foi preparada para este workshop.

Foram, ainda, realizadas as seguintes apresentações no âmbito do SNIG e da iniciativa iGEO:

Workshop foto1 Workshop foto2 Workshop foto3 Workshop foto6 Workshop foto4 Workshop foto5 Workshop foto7 Workshop foto8

2013

Junho de 2013

Realizou-se, de 23 a 27 de junho, a Conferência INSPIRE 2013, em Florença (Itália).

2012

Junho de 2012

Realizou-se em Istambul, Turquia, de 23 a 27 de Junho, a Conferência INSPIRE 2012, dedicada ao tema "Partilhar a informação ambiental, partilhar a inovação". O IGP esteve presente com algumas apresentações:

Setembro de 2012

Realizaram-se no dia 28 de setembro, às 11 horas, no Centro de Exposições de Odivelas, as Jornadas SIPA 2012, um evento de divulgação dos projetos e ações de estudo e inventariação de património construído, levados a cabo por diversos parceiros SIPA. Este ano as Jornadas integram-se nas Jornadas Europeias de Património, alusivas ao tema "O Futuro da Memória". 
O IGP foi convidado a estar presente com a comunicação:

Maio de 2012

Ocorreram em Tomar, dias 28 e 29 de maio 2012, as 7ª Jornadas de Gestão do Território e 2ª Jornadas Técnicas de Sistemas de Informação Geográfica, dedicadas ao tema "Gestão Integrada de Territórios Intermunicipais. O papel dos Sistemas de Informação Geográfica". A Equipa SNIG-INSPIRE esteve presente com a comunicação:

O IGP, Ponto de Contacto Nacional INSPIRE, submeteu a 11 de Maio de 2012 à Comissão Europeia, os resultados da terceira monitorização da implementação da Directiva INSPIRE em Portugal. Esta monitorização reporta-se ao ano de 2011 e encontra-se disponível nos seguintes documentos:

Mais informação aqui.

Janeiro de 2012

O catálogo de metadados do INSPIRE-PT foi registado na infraestrutura europeia do INSPIRE com os metadados dos conjuntos de dados e serviços geográficos monitorizados em 2011. Este serviço de catálogo baseia-se em Deegree 3.1.1 CSW que implementa a especificação do INSPIRE para os serviços de pesquisa.

Já foi publicado, no Fórum INSPIRE, o Guia de apoio para a configuração e publicação de Serviços de Visualização INSPIRE-PT que visa apoiar a implementação e publicação de Serviços de Visualização INSPIRE em Portugal, segundo as regras de implementação do Open GeoSpatial Consortium e a Techinical Guidance INSPIRE versão 3.0 para os serviços de visualização.

2011

Novembro de 2011

Realizou-se em Barcelona, de 2 a 4 de Novembro a segunda edição das Jornadas Ibéricas de Infra-estruturas de Dados Espaciais (JIIDE 2011), dedicadas ao tema "A interoperabilidade inter-administrativa no âmbito da Directiva Inspire". A Equipa SNIG-INSPIRE esteve presente com as seguintes comunicações:

Outubro de 2011

Foi constituído na Região Autónoma da Madeira um Grupo Técnico de Trabalho para implementar a Directiva INSPIRE na Madeira (GTT INSPIRE-Madeira). Este grupo, que integra as autoridades públicas regionais que são formalmente responsáveis pela produção dos conjuntos e serviços de dados geográficos regionais enquadrados nos temas enumerados nos Anexos da Directiva, teve a sua primeira reunião a 26 de Setembro, na Secretaria Regional do Equipamento Social, na Madeira. Ver pdf da apresentação efectuada.

logótipo EUROGI/eSDI-Net

O projecto IRIG Madeira - Infra-estrutura Regional de Informação Geográfica da Madeira, recebeu a 12 de Outubro de 2011 o prémio “EUROGI/eSDI-Net sub-national SDIs Best Practices Awards 2011: SDI Self-Assessment Framework”.
Promovido pela rede europeia eSDI-Net+, este galardão pretende reconhecer as Melhores Práticas Europeias no campo das Infra-estruturas de Dados Espaciais (IDE), tendo o projecto IRIG Madeira sido distinguido com o primeiro lugar contra mais de 150 candidaturas apresentadas por cerca de 50 países europeus. Para mais informações veja aqui.

Agosto de 2011

Foi criada em Agosto de 2011 no Fórum inspire uma plataforma colaborativa para apoio ao trabalho a desenvolver pelos Grupos de Trabalho (GT) Transversal e Temáticos. Esta plataforma é de acesso restrito às entidades que fazem parte daqueles GT.

Estes grupos foram constituídos a 29 de Outubro, na 3ª reunião do CO-SNIG e visam apoiar as autoridades públicas nacionais na implementação da Directiva INSPIRE em Portugal. Mais informações sobre os GT Temáticos e Transversal aqui.

Maio de 2011

O IGP, Ponto de Contacto Nacional INSPIRE, enviou no passado dia 12 de Maio à Comissão Europeia, os resultados da segunda monitorização da implementação da Directiva INSPIRE em Portugal. Esta monitorização reporta-se ao ano de 2010 e encontra-se disponível nos seguintes documentos:

Abril de 2011

Realizou-se de Maio a Julho de 2011 uma acção de formação e-learning no âmbito do projecto Europeu NatureSDIplus que incluiu alguns dos módulos de formação desenvolvidos. Os formandos envolvidos nesta actividade tiveram durante dois meses a oportunidade de explorar os referidos módulos disponíveis na plataforma de e-learning do NatureSDIplus.

Março de 2011

Ocorreu no dia 10 de Março de 2011, às 10 horas, nas instalações do IGP, uma reunião de esclarecimento das Instituições que entraram pela primeira vez no processo de monitorização da Directiva. Ver agenda da reunião.

2010

Dezembro de 2010

O prazo para publicação dos metadados relativos aos Conjuntos e Serviços de Dados Geográficos (CSDG) associados aos temas dos Anexos I e II da Directiva INSPIRE terminou a 3 de Dezembro de 2010. A produção e publicação de metadados impulsionada por esta exigência da Directiva conduziu à obtenção de 493 novos registos de metadados no SNIG e ao registo de 62 novos gestores de metadados. Os resultados obtidos estão disponíveis no Catálogo de pesquisa do SNIG (Menus laterais) e são resultado do esforço de todas as instituições públicas responsáveis pelos CSDG dos referidos temas.

Matadados Publicados

Novembro de 2010

Monitorização e Reporte 2010

já se encontram disponíveis no site do INSPIRE todos os resultados da Monitorização e Reporte 2010 reportando a situação da implementação da Directiva em 2009.

Outubro de 2010

Realizaram-se, de 27 a 29 de Outubro, as Primeiras Jornadas Ibéricas de Infra-estruturas de Dados Espaciais. A DSIGIG esteve presente com várias apresentações:

Realizou-se no dia 21 de Outubro de 2010, nas instalações do IGP, uma reunião com os Gestores de Metadados (GM) das entidades responsáveis pelos Anexos I e II.

Esta reunião foi promovida pelo IGP com vista ao cumprimento do calendário da Directiva INSPIRE, que estabelece o próximo dia 3 de Dezembro como prazo para a publicação no SNIG de metadados de CDG e serviços relativos aos temas dos Anexos I e II.

Foram convidados os GM das entidades responsáveis por aqueles anexos tendo sido dadas orientações para as entidades que reportaram na monitorização de 2010 e orientações para aquelas que não reportaram. Ver apresentação e exemplos.

 

HUMBOLDT Open Day: Geospatial Data Harmonisation in Action

Realizou-se no dia 28 de Setembro em Lisboa, nas instalações do Instituto Geográfico Português, o Dia Aberto Humboldt "HUMBOLDT Open Day: Geospatial Data Harmonisation in Action", inserido na "Lisbon ESDI Track 2010". Para mais informações consultar site do projecto.

Realizou-se ainda no IGP, no dia 29 Setembro em Lisboa, a Nature-SDIplus Second Conference "SDI for Nature Conservation". Mais informações no site do projecto.

Ambas as conferências foram organizadas em conjunto com a VESTA-GIS Final conference "A Training Framework for ESDI".

 

SIG, informação à sua mão

Realizou-se no dia 16 de Setembro de 2010 a conferência "SIG, informação à sua mão" que pretendeu apresentar a Infra-estrutura de Dados Espaciais do Município de Vale de Cambra. O Instituto Geográfico Português foi convidado para participar com uma apresentação sobre a Directiva INSPIRE e sua implementação nos Municípios. Ver pdf.

Junho de 2010

Realizou-se de 22 a 25 de Junho, em Kracóvia, Polónia, a INSPIRE Conference 2010 "INSPIRE as a framework for cooperation".

Esteve presente um membro do GT INSPIRE com a comunicação:

  • "Harmonization Process: Role of Data Providers" (Rui Reis, IGP; Dolors Barrot, Institut Cartogràfic de Catalunya).

Maio de 2010

O IGP, Ponto de Contacto Nacional INSPIRE, enviou a 14 de Maio para a Comissão Europeia, o Relatório INSPIRE PT 2010 PT EN e a folha de cálculo dos indicadores resultante da Monitorização da implementação da Directiva em Portugal.

Abril de 2010

Já se encontra disponível a 2ª newsletter do projecto NatureSDIplus. Para mais informação sobre o projecto ver aqui.

Fevereiro de 2010

Realizou-se no decorrer do myESIG 2010 um Workshop dedicado ao SNIG e INSPIRE, promovido pelo Instituto Geográfico Português.

Esta sessão, que se realizou no dia 10 de Fevereiro pelas 10h, no Centro de Congressos do Lagoas Park em Oeiras, incidiu sobre os desenvolvimentos mais recentes associados ao desenvolvimento do SNIG e à aplicação da directiva INSPIRE em Portugal, centrando-se nos tópicos prioritários em termos de implementação (e.g. metadados, geowebservices, monitorização e elaboração de relatórios).

Programa 

09:30 - Abertura
(Rui Pedro Julião, IGP)
09:45 - SNIG: Geoportal - GeoWebServices (GWS) e Metadados
(Henrique Silva, IGP)
10:15 - Serviços de visualização: Tutorial
(Danilo Furtado, IGP)
11:00 - INTERVALO
11:30 - Monitorização & Reporte (M&R): Objectivos, Processo e Metasplus: Conservação da Natureza
(Alexandra Fonseca, IGP)
11:50 - INSPIRE: Anexos I, II e III - Temas & Instituições
(Ana Sofia Rizzone, IGP)
12:15 - Conjuntos de Dados Geográficos (CDG): Teste de especificações - Conservação da Natureza
(Ana Luisa Gomes, IGP)
12:30 - Perguntas & Respostas

2009

Novembro de 2009

Realizaram-se a 26 e 27 de Novembro de 2009, duas acções de formação em "Implementação e exploração de Geo WebServices: Web Map Service".

As formações, gratuitas, tiveram como objectivo preparar os técnicos das entidades que produzem informação geográfica para a criação e utilização da especificação OGC Web Map Service (WMS), recomendação da Directiva INSPIRE para a implementação de serviços de visualização nos Estados Membros.

O Capítulo Português da OSGeo realizou de 2 a 4 de Novembro de 2009, na Universidade de Évora, as II Jornadas de Software Aberto para Sistemas de Informação Geográfica (II SASIG).

Enquadrada nessas Jornadas, o Instituto Geográfico Português promoveu no dia 3 uma sessão de entrada livre dedicada à Directiva INSPIRE, que pretendeu incidir sobre os desenvolvimentos mais recentes associados à sua aplicação.

Programa

14:30 - INSPIRE e SNIG - Ponto de situação e perspectivas (pdf 1, 2, e 3) (Rui Pedro Julião, IGP) 
14:45 - Anexos I e II: Temas e Instituições (Ana Sofia Rizzone, IGP) 
15:00 - Metadados e serviços de pesquisa (Henrique Silva, IGP) 
15:15 - Serviços de visualização. Tutorial "Como implementar um servidor WMS utilizando a tecnologia Open Source: MapServer." - Material de apoio (Danilo Furtado, IGP) 
16:00 - Intervalo 
16:20 - Os Sistemas de Referência no INSPIRE (João Agria Torres, AIG) 
16:40 - Teste das especificações de dados INSPIRE no GIS4EU: o caso da Hidrografia (Rui Reis, IGP)
16:55 - Teste das especificações de dados INSPIRE no NATURE-SDIplus: Conservação da Natureza (Ana Luisa Gomes, IGP) 
17:10 - Monitorização e Relatórios da aplicação da directiva INSPIRE (Alexandra Fonseca, IGP)
17:20 - Aplicação para Avaliação da Qualidade dos Serviços de Dados Geográficos (Pedro Medeiros, IGP)

II Jornadas de Software Aberto para Sistemas de Informação Geográfica (II SASIG). II Jornadas de Software Aberto para Sistemas de Informação Geográfica (II SASIG). II Jornadas de Software Aberto para Sistemas de Informação Geográfica (II SASIG). II Jornadas de Software Aberto para Sistemas de Informação Geográfica (II SASIG). II Jornadas de Software Aberto para Sistemas de Informação Geográfica (II SASIG). II Jornadas de Software Aberto para Sistemas de Informação Geográfica (II SASIG). II Jornadas de Software Aberto para Sistemas de Informação Geográfica (II SASIG). II Jornadas de Software Aberto para Sistemas de Informação Geográfica (II SASIG). II Jornadas de Software Aberto para Sistemas de Informação Geográfica (II SASIG). II Jornadas de Software Aberto para Sistemas de Informação Geográfica (II SASIG). II Jornadas de Software Aberto para Sistemas de Informação Geográfica (II SASIG). II Jornadas de Software Aberto para Sistemas de Informação Geográfica (II SASIG).

Outubro de 2009

No contexto da publicação Decreto-Lei nº 180/2009, de 7 de Agosto, que procede à revisão do Sistema Nacional de Informação Geográfica, realizou-se no dia 14 de Outubro de 2009, nas instalações do IGP, o Workshop SNIG - INSPIRE que visou apresentar o novo diploma bem como o plano de acção desenvolvido com vista à implementação da Directiva no nosso país.

Programa

09:30 - Abertura 
10:00 - Aspectos organizativos: 
Ponto de situação Directiva INSPIRE (Rui Pedro Julião, IGP) 
Novo quadro legal SNIG (Rui Pedro Julião, IGP) 
Plano de acção (Rui Pedro Julião, IGP) 
Anexos I e II - Temas e Instituições (Alexandra Fonseca, Ana Sofia Rizzone, IGP)
11:00 Intervalo 
11:30 - Aspectos práticos: 
Monitorização e reporte (Alexandra Fonseca, IGP) 
Metadados e serviços de pesquisa (Henrique Silva, IGP) 
Serviços de dados geográficos-Visualização e descarregamento (Danilo Furtado, IGP) 
12:30 Discussão

Workshop SNIG - INSPIRE foto 1 Workshop SNIG - INSPIRE foto 2

Agosto de 2009

Foi publicado o Decreto-Lei nº 180/2009, de 7 de Agosto, que procede à revisão do Sistema Nacional de Informação Geográfica, transpondo para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2007/2/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 14 de Março de 2007, que estabelece uma Infra-Estrutura de Informação Geográfica na Comunidade Europeia (Inspire), e revoga o Decreto-Lei n.º 53/90, de 13 de Fevereiro.

Junho de 2009

Realizou-se, de 15 a 19 de Junho de 2009, em Roterdão (Holanda), a 11ª edição da GSDI Conference. Paralelamente decorreram a 3ª Conferência INSPIRE e uma conferência nacional sobre a Dutch SDI Results and Challenges.

O GT INSPIRE apresentou 2 comunicações e 2 posters:

Portugal and Spain Twin SDI's – From National Projects to an Iberian SDI (Rui Pedro Julião e Danilo Furtado, IGP Portugal; Sebastian Más e Antonio Rodríguez, IGN Spain )

GIS4EU - Hydrography (Rui Reis, IGP)

E-learning tools to promote INSPIRE implementation in Portugal - Needs and opportunities (Ana Sofia Rizzone, IGP)

Access to Protected Areas Data through Geowebservices. A case study in Portugal using open source tools (Danilo Furtado, Alexandra Fonseca e Ana Luisa Gomes,IGP; H Marinho, ICNB)

foto evento 1 foto evento 2 foto evento 3 foto evento 4

Maio de 2009

Ocorreu nos dias 7 e 8 de Maio, no Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha, a VI Conferência Nacional de Cartografia e Geodesia (CNCG 2009), dedicado ao tema "Conhecer o território, sustentar o desenvolvimento". O GT INSPIRE esteve presente no painel "INSPIRE - Especificações da Informação Geográfica e Harmonização" e na sessão relativa à Hidrografia.

Painel INSPIRE - Especificações da Informação Geográfica e Harmonização

(Moderado por Ana Fonseca, Ordem dos Engenheiros)

16:30 - INSPIRE: ponto da situação (Rui Pedro Julião, IGP)

17:00 - SNIG e a Directiva INSPIRE - Serviços de rede (Danilo Furtado, IGP)

Sessão relativa à Hidrografia

12:00 - Experiências de harmonização de dados cartográficos no âmbito da Directiva INSPIRE: O caso da temática hidrografia. (Rui Reis, IGP; Dolors Barrot, Institut Cartogràfic de Catalunya)

Fevereiro de 2009

Ocorreu no dia 6 de Fevereiro no Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, a 1ª Reunião da Rede INSPIRE PT que teve por objectivo fazer o ponto de situação do processo da Directiva INSPIRE e proceder à apresentação e debate do ante-projecto de diploma correspondente à sua transposição para o quadro legislativo nacional. A proposta de Decreto-Lei para revisão do Sistema Nacional de Informação Geográfica e transposição da Directiva INSPIRE esteve em discussão pública até final do mês de Fevereiro. Durante esse periodo os interessados puderam efectuar os seus comentários no site do INSPIRE ou no blog http://inspire-pt.blogspot.com, especificamente criado para o efeito .

A USIG, em colaboração com o e-Geo e com o apoio do IGP, no âmbito do projecto eSDI-Net+, promoveu no dia 5 de Fevereiro de 2009, no Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, o Workshop Ibérico “eSDI-Net+ Projectos candidatos ao Prémio Melhores Práticas em SDI 2009”.

 

2008

Novembro de 2008

Realizou-se no dia 27 de Novembro no Auditório do Alto dos Moinhos do Metropolitano de Lisboa uma sessão sobre "Infra-Estruturas de Dados Espaciais" organizada pela i-GOV. Foram feitas apresentações sobre a directiva INSPIRE e sobre infra-estruturas de dados espaciais em Portugal (níveis nacional e regional e na temática do ordenamento do território). Ver mais informação...

O Sistema Nacional de Informação Geográfica (Rui Pedro Julião, IGP)

Inspire - Ponto de situação e desafios futuros (Alexandra Fonseca, IGP)

 

 

 

Sessão INSPIRE. Projectos Europeus e Desenvolvimentos em Portugal

No âmbito das 1as Jornadas de Software Aberto para SIG, decorridas de 20 a 22 de Outubro de 2008, na ESTG de Águeda, o IGP promoveu, com o apoio da UNAVE, uma sessão dedicada à divulgação da Directiva INSPIRE, de projectos europeus associados e dos trabalhos de implementação em Portugal.

Programa

14:30-15:00 - Directiva INSPIRE - A Infra-estrutura Europeia de Informação Geográfica - porquê, para quê e como? 
(Alexandra Fonseca, IGP) 
15:00-15:15 - Directiva INSPIRE e outras iniciativas Europeias associadas. 
(Fernanda Nery) 
15:15 - 15:30 - Projectos europeus relacionados com a Directiva INSPIRE - HUMBOLDT, GIS4EU, NATURE-SDIplus e EURADIN. 
(Ana Luisa Gomes, IGP) 
15:30 - 16:00 - Boas práticas em SDI. O projecto eSDINETPlus. 
(Rui Dias, USIG) 
16:00 - 16:30 - INTERVALO 
16:30 - 17:00 - Geoportal do SNIG. Metadados e GeoWebServices do SNIG. 
(Danilo Furtado, IGP) 
17:00 - 17:15 - Site INSPIRE em Portugal. 
(Ana Sofia Santos, IGP) 
17:15 - 17:30 - Discussão e Encerramento.

Sessão INSPIRE. Projectos Europeus e Desenvolvimentos em Portugal - foto 1 Sessão INSPIRE. Projectos Europeus e Desenvolvimentos em Portugal - foto 2

Junho de 2008

Foi disponibilizado a 30 de Junho de 2008, um Editor de Metadados no Geoportal INSPIRE.

Vídeos on-line das Sessões Plenárias da Conferência INSPIRE

 

 

 

 

Sessão Directiva INSPIRE

Realizou-se no dia 27 de Maio de 2008, na Ordem dos Engenheiros de Lisboa, uma sessão dedicada à Directiva INSPIRE, promovida pelo Grupo Geo-Competitivo 2 da APDSI, que pretendeu fazer um ponto de situação sobre a implementação da directiva em Portugal e os desenvolvimentos associados ao SNIG e ao IGP como produtor de IG.

Programa

10:30 - 11:10 - Directiva INSPIRE. Situação actual.
(Rui Pedro Julião, IGP; Alexandra Fonseca, IGP)
11:15 - 11:35 - Geoportal do SNIG.
(Danilo Furtado, IGP)
11:40 - 12:00 - Directiva INSPIRE no Instituto Geográfico Português.
(Henrique Silva, IGP)

 

 

Sessão Directiva INSPIRE. O SNIG e as instituições em Portugal

Realizou-se no dia 16 de Maio de 2008, durante o ESIG2008 uma sessão dedicada à Directiva INSPIRE, promovida pelo Instituto Geográfico Português, que pretendeu fazer um ponto de situação sobre a implementação da directiva em Portugal e apresentar a perspectiva de algumas instituições públicas nacionais, produtoras e utilizadoras de informação geográfica, relativamente a toda esta temática. A sessão contou ainda com a presença de Paloma Abad Power, do Instituto Geográfico Nacional Espanhol, que apresentou a experiência de implementação da Directiva em Espanha.

Programa

9:30 - 10:00 - Directiva INSPIRE. Situação actual.
(Rui Pedro Julião, IGP; Alexandra Fonseca, IGP)
10:00 - 10:30 - IDEE face à Directiva INSPIRE.
(Paloma Abad, IGN - Espanha)
10:30 - 10:45 - Geoportal do SNIG.
(Danilo Furtado, IGP)
10:45 - 11:00 - INTERVALO
11:00 - 11:15 - Projectos relacionados com a implementação da Directiva INSPIRE.
(Rui Reis, IGP)
11:15 - 12:30 - Directiva INSPIRE nas instituições produtoras e utilizadoras de informação geográfica.

12:30 - 14:00 - Almoço
14:00 - 15:30 - Hands On Geo WebServices.(Jorge Rocha, UM; Danilo Furtado, IGP)

 

 

2007

Novembro de 2007

Foi publicada a 21 de Novembro a primeira Call para propostas no âmbito do Programa LIFE+.

Foi financiado pelo programa eContentplus o projecto eSDI-NET+ - Network for promotion of cross border dialogue and exchange of best practices on Spatial Data Infrastructures (SDI's) throughout Europe.

Foi publicado a 5 de Novembro um documento técnico sobre a arquitectura da infra-estrutura europeia de informação geográfica: INSPIRE Technical Architecture - Overview Document.

 

 

 

Outubro de 2007

Foi colocado em Consulta Pública a 24 de Outubro o documento relativo às Regras de Implementação sobre Metadados: INSPIRE Draft Implementing Rules for Metadata open for public consultation.

Os comentários deverão ser enviados até ao dia 21 de Dezembro, às 16:00 CET.

 

 

 

Setembro de 2007

Termina a 30 de Setembro o prazo para submissão de propostas de especificações e também peritos para os temas do Anexo I.

As The Calls for Expression of Interest for Development of Data Specifications, publicadas a 11 de Julho, são dirigidas às SDICs e LMOs no sentido de:

  • submeterem propostas de especificações (cenário 1);
  • proporem peritos para os Grupos de Trabalho temáticos (cenário 2).

Refere-se mais uma vez que a submissão de propostas de especificações e de peritos está aberta em permanência mas para os temas do Anexo I e a data limite

 

 

 

Agosto de 2007

Foi publicado a 24 de Agosto o documento relativo à metodologia para o desenvolvimento das Especificações de Dados - The Methodology for the Development of Data Specifications (D 2.6) - produzido pelo GT INSPIRE que se dedica às Especificações de Dados. O documento foi publicado para obtenção de comentários das SDICs e LMOs.

Foi igualmente publicada a 24 de Agosto, uma Call for tender para o desenvolvimento de protótipos sobre especificações técnicas nos dominios da monitorização do ar, água, resíduos e bodiversidade.

A 21 de Agosto foi publicada uma Call for Expression of Interest para a inscrição de peritos nacionais provenientes especialmente dos novos Estados Membros e de países candidatos ou ainda de países não europeus: Call for expression of interest for Seconded National Experts with focus on New Member States, Candidate Countries and non EU countries associated to FP7.

 

 

 

Julho de 2007

Foi disponibilizada a Acta da 1ª reunião do Comité INSPIRE realizada em Bruxelas a 26 de Junho de 2007.

Foram publicadas a 11 de Julho, duas novas Call for Expression of Interest:

Foi adoptado pela Comissão a 6 de Julho de 2007 o Programa e uma Call for Proposals associados ao INSPIRE no âmbito do eContentPlus.

 

 

Junho de 2007

Realizou-se no dia 26 de Junho de 2007, em Bruxelas, a 1ª Reunião do Comité INSPIRE. Trata-se de um comité de regulamentação que reúne representantes dos Estados Membros, e desempenha um papel central em todo o processo de regulamentação associado à directiva INSPIRE. A sua principal função será a de permitir a votação pelos Estados Membros das Regras de Implementação propostas pela Comissão. Esta primeira reunião teve como objectivo principal a adopção das regras de procedimento no Comité propriamente dito. A Comissão apresentou também uma resenha das actividades em curso associadas ao INSPIRE.

O IGP iniciou a criação da Rede INSPIRE, uma rede de pontos focais que pretende promover a troca de informação e experiências com o objectivo de servir de suporte à implementação da directiva INSPIRE. A directiva obriga os Estados Membros a gerirem e a disponibilizarem os dados e os serviços de informação geográfica (IG) de acordo com princípios e regras comuns (e.g. metadados, interoperabilidade de dados e serviços, utilização de serviços de IG, princípios de acesso e partilha de dados). A rede agora criada envolve para já as instituições do SNIG, devendo progressivamente tornar-se mais abrangente abarcando instituições públicas que possam estar associadas à informação incluída nos temas dos anexos da directiva.

Rede de pontos focais INSPIRE.

Maio de 2007

A equipa do INSPIRE disponibilizou no site do INSPIRE, o documento Programa de Trabalhos para a fase de transposição 2007-2009.

Trata-se do programa de trabalhos para o desenvolvimento das Regras de Implementação previstas na directiva.

A directiva INSPIRE entrou em vigor a 15 de Maio de 2007. A Comissão difundiu nesse dia uma Carta Aberta relativa à directiva.

Estão disponíveis para comentários das SDICs e LMOs, documentos produzidos pelo INSPIRE Drafting Team "Data Specifications". Estes documentos não representam versões das regras de implementação, mas sim documentos de apoio ao processo de elaboração das regras de implementação relativas às especificações de dados.

Foram disponibilizados pelo INSPIRE Drafting Team "Data Specifications" dois questionários para preenchimento até 6 de Julho:

  • INSPIRE Data Specifications: Questionnaire on the use of the elements of spatial and temporal schema.
    O deadline para envio do questionário preenchido é Sexta-feira, 6 de Julho de 2007 17:00 CET.
  • INSPIRE Data Specifications: Questionnaire on Unique Identifiers O deadline para envio do questionário preenchido é Sexta-feira, 6 de Julho de 2007 17:00 CET.

Para mais informação http://www.ec-gis.org/inspire/

 

Abril de 2007

Foi publicada no Jornal Oficial das Comunidades, em 25 de Abril de 2007, a directiva INSPIRE, Directiva 2007/2/EC do Parlamento Europeu e do Conselho, de 14 de Março de 2007.

ENG
http://eur-lex.europa.eu/JOHtml.do?uri=OJ:L:2007:108:SOM:EN:HTML
PT
http://eur-lex.europa.eu/JOHtml.do?uri=OJ:L:2007:108:SOM:PT:HTML

Fevereiro de 2007

O Parlamento Europeu aprovou o texto do acordo de conciliação sobre INSPIRE em 13 de Fevereiro último.

A 2 de Fevereiro foi disponibilizada ao público uma primeira versão das regras de implementação INSPIRE relativas aos metadados.

Janeiro de 2007

O Conselho Europeu adoptou em 29 de Janeiro, a directiva para estabelecimento da Infra-estrutura Europeia de Informação Geográfica (INSPIRE), de acordo com o texto da directiva que obteve o acordo do Conselho e do Parlamento Europeus a 21 de Novembro de 2006 na sequência de um procedimento de conciliação (PE-CONS 3685/06).

2006

Novembro de 2006

O Parlamento Europeu e o Conselho chegaram a acordo, à meia-noite do dia 21 de Novembro, relativamente aos conteúdos da proposta de directiva INSPIRE, que pretende conduzir à criação da Infra-estrutura Europeia de Informação Geográfica.

Os pontos mais controversos no processo de conciliação entre Conselho e Parlamento Europeus envolveram questões associadas aos direitos de propriedade intelectual, confidencialidade estatística, visualização gratuita dos dados pelo público e condições de partilha de informação entre autoridades públicas. Foi relativamente a estes aspectos que o acordo foi alcançado.

A directiva INSPIRE deverá entrar em vigor em 2007 depois de traduzida para as várias línguas, obrigando os Estados Membros a gerirem a disponibilização de dados e serviços de informação geográfica (IG) de acordo com princípios e regras comuns (e.g. metadados, interoperabilidade de dados e serviços, utilização de serviços de IG, princípios de acesso e partilha de dados).

Para mais informação consulte:

Site inspire
http://www.ec-gis.org/inspire/
Presidência finlandesa
Parlamento Europeu
Comissão Europeia

Sessão INSPIRE e a Infra-estrutura Nacional de Informação Geográfica

Realizou-se no dia 17 de Novembro de 2006, no decorrer do ESIG2006 (IX Encontro de Utilizadores de Informação Geográfica, 15 - 17 de Novembro, Tagus Park, Oeiras) uma sessão dedicada à iniciativa INSPIRE, promovida pelo IGP, que pretendeu divulgar junto dos interessados a situação actual da proposta de directiva para criação da Infra-estrutura Europeia de Informação Geográfica, apresentar as actividades associadas em curso no âmbito do SNIG e as perspectivas relativas a esta temática, de algumas instituições produtoras de informação geográfica.

Programa

9.00 - Abertura
9.10 - Proposta de directiva INSPIRE - Situação actual
(Alexandra Fonseca, IGP)
9.30 - O SNIG face à proposta de Directiva INSPIRE,
(Rui Pedro Julião, IGP)
9.50 - MIG - Editor de Metadados
(Henrique Silva, IGP)
10.10 - Visualização de Informação Geográfica na WEB.O exemplo do Atlas de Portugal
(Danilo Furtado, IGP)
10.30 - Intervalo para café
11.00 - Mesa Redonda:Perspectiva de instituições produtoras de informação geográfica sobre a proposta de Directiva INSPIRE.

  • Instituto do Ambiente (Leonor Gomes, Moderadora)
  • Instituto Geográfico do Exército (José A. G. Martins)
  • Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação (Miguel Ramalho)
  • Instituto de Meteorologia (Pedro Viterbo)

13.00 - Encerramento.

Sessão INSPIRE e a Infra-estrutura Nacional de Informação Geográfica - Foto1 Sessão INSPIRE e a Infra-estrutura Nacional de Informação Geográfica - Foto2 Sessão INSPIRE e a Infra-estrutura Nacional de Informação Geográfica - Foto3 Sessão INSPIRE e a Infra-estrutura Nacional de Informação Geográfica - Foto4 Sessão INSPIRE e a Infra-estrutura Nacional de Informação Geográfica - Foto5 Sessão INSPIRE e a Infra-estrutura Nacional de Informação Geográfica - Foto6

Outubro de 2006

Realizou-se a 26 de Setembro o trílogo sobre INSPIRE onde foram discutidas as emendas à proposta de directiva com o objectivo de encaminhar a proposta para a fase de conciliação. Depois deste trílogo permanecem três grandes questões: Direitos de Propriedade Intelectual (DPI), custo da informação e prazos.

Realizaram-se no decorrer do mês de Outubro algumas reuniões COREPER nesta fase de pré conciliação.

A conciliação formal terá lugar no dia 21 de Novembro.

Junho de 2006

O Parlamento Europeu adoptou formalmente a sua versão de 2ª leitura em 12 de Junho último, por maioria de votos em sessão Plenária. Uma vez que o desacordo entre Parlamento e Conselho persistiu, a directiva passará ao procedimento de conciliação informal na segunda metade de 2006, já no decorrer da Presidência Finlandesa. Para que a directiva venha a ser adoptada (previsivelmente no final de 2006), terá que ser alcançado acordo entre o PE e o Conselho, durante esta fase de conciliação.

Março de 2006

A directiva passou à fase de 2ª leitura no Parlamento, tendo sido aprovadas a 21 de Março, no Comité de Ambiente do PE, as emendas à Posição Comum propostas pela relatora Frederika Brepoels. De uma forma geral as alterações aprovadas na 2º leitura apontam no sentido de repor o espírito da versão original no que se refere ao acesso público à informação geográfica (IG) e à partilha de informação entre instituições públicas, entre outros aspectos.

Realizaram-se duas reuniões do Grupo Ambiente do Conselho Europeu, a 20 e 30 de Março para discussão das emendas do Parlamento Europeu, tendo-se chegado a um impasse no processo de acordo em 2ª leitura.

Fevereiro de 2006

A Comissão Europeia enviou ao Parlamento Europeu uma Comunicação sobre as emendas propostas pelo Parlamento e Conselho à proposta de directiva. A Comissão considera que a posição comum adoptada formalmente em Janeiro de 2006 se baseia num texto que deixa demasiado espaço aos produtores de informação geográfica para não darem acesso à sua informação ou para não a partilharem com outros organismos públicos.

Esta Comunicação pode ser consultada em http://www.ec-gis.org/inspire/proposal/communication_inspire.pdf.

Realizou-se a 16-17 de Fevereiro a primeira reunião de coordenação das equipas que estão a desenvolver as Regras de Implementação INSPIRE. A acta desta reunião está disponível no site do INSPIRE. (http://www.ec-gis.org/inspire/reports/dt/1_coordination_public_minutes.pdf).

Vai realizar-se em Gavle, em Abril, uma conferência interparlamentar sobre o INSPIRE - EU Interparliamentary Conference on the INSPIRE, Gävle, Sweden on the 2-4 April 2006.

Janeiro de 2006

Terminou formalmente a 1ª leitura do processo de co-decisão sobre INSPIRE com a adopção da posição Comum do Conselho (http://www.ec-gis.org/inspire/proposal/council/st12064-re02ad01.en05.pdf) que se seguiu à posição comum em 1ª leitura do Parlamento Europeu (PE), adoptada em Junho de 2005 http://www.europarl.europa.eu/sides/getDoc.do?pubRef=-//EP//TEXT+TA+P6-TA-2005-0213+0+DOC+XML+V0//EN.

2005

Novembro de 2005

Foram publicadas no site da iniciativa INSPIRE, http://inspire.jrc.it/ir, as bases de dados associadas ao desenvolvimento das Regras de Implementação (RI) da iniciativa INSPIRE

As referidas bases de dados resultaram dos registos recebidos no decorrer da Call for Expression of Interest for INSPIRE development incluindo:

  • Spatial Data Interest Community - descrições e contactos
  • Legally Mandated Organisation - descrições e contactos
  • Peritos Propostos
  • Material de referência proposto pelas SDICs/LMOs para o desenvolvimento das RI
  • Projectos propostos pelas SDICs/LMOs para o desenvolvimento das RI

Os materiais de referência e os projectos publicados neste site representam apenas uma parte dos recursos submetidos, correspondendo aos recursos que tinham autorização expressa para serem publicados. Esta informação é mantida pelos representantes oficiais das SDICs/LMOs, podendo ser actualizada em qualquer momento. O IGP é uma das LMOs envolvidas neste processo. O registo de novas SDICs/LMOs encontra-se aberto em permanência.

Outubro de 2005

Realizou-se na reunião ocorrida no Joint Research Centre em ISPRA, de 3 a 4 de Outubro, o lançamento oficial das actividades das equipas que vão elaborar as regras de implementação da directiva INSPIRE. Na reunião participaram os 73 peritos que fazem parte das equipas encarregues de elaborar as regras de implementação INSPIRE e os elementos da equipa de consolidação.

Os requisitos e o plano de acção para o INSPIRE foram discutidos em 5 sessões de trabalho coordenadas pelos responsáveis de cada equipa. Os resultados encontram-se disponíveis em http://www.ec-gis.org/inspire/.

Setembro de 2005

Foram publicados a 23 de Setembro, documentos de apoio ao desenvolvimento das Regras de Implementação da directiva INSPIRE - Guidelines for the development of Implementing Rules. Estes documentos encontram-se disponíveis em http://www.ec-gis.org/inspire/.

Junho de 2005

Realizou-se a discussão da proposta de directiva no Grupo Ambiente do Conselho Europeu, a 7 de Junho de 2005, onde foram aceites pela PRES diversas alterações propostas pelos Estados Membros, especialmente de protecção de direitos de propriedade intelectual.

Realizaram-se reuniões COREPER a 1 de Junho e a 14-15 de Junho. Registou-se Acordo Político relativamente ao texto da proposta de directiva no Conselho de Ministros do Ambiente de 24 de Junho, sem o apoio da Comissão. O texto que obteve acordo vai agora ser traduzido passando-se depois à fase de 2ª leitura no Parlamento e Conselho Europeus.

Realizou-se a 28 de Junho, a 12ª Reunião do Grupo de Peritos do INSPIRE, onde foi feito pela Comissão um ponto da situação relativo ao processo de co-decisão. Foi igualmente apresentado o estado actual do programa de trabalhos do INSPIRE, tendo sido também apresentados os resultados da “Call for Expression of Interest - INSPIRE SDIC/LMO”. A Comissão apresentou ainda a composição preliminar das Drafting Teams sobre (i) Metadados; (ii) Especificações de Dados; (iii) Serviços em Rede; (iv) Partilha de Dados e Serviços; (v) Monitorização e Relatórios. A reunião contou ainda com apresentações sobre a evolução dos trabalhos associados ao INSPIRE em alguns Estados Membros.

Maio de 2005

Continua em discussão a proposta de Directiva INSPIRE no Grupo Ambiente do Conselho Europeu. Têm vindo a ser consideradas as emendas propostas pelo Parlamento Europeu. A Presidência Luxemburguesa continua a pretender obter um acordo político até Junho de 2005 e elaborou uma proposta de compromisso para o COREPER de dia 26 de Maio. Os principais tópicos de discussão no Grupo Ambiente do Conselho têm incidido sobre: restrições ao acesso à Informação Geográfica (IG) pelo público; partilha e re-utilização de informação entre autoridades públicas; possibilidade de recuperação de custos pelos produtores de IG; âmbito dos dados de natureza espacial; necessidades de monitorização e elaboração de relatórios.

De Março-Abril de 2005

Em paralelo com a discussão da proposta de directiva INSPIRE, a decorrer no Conselho e Parlamento Europeus, está a ser elaborado pela Comissão, um Plano de Trabalhos para a Fase Preparatória do INSPIRE (2005-2006). A Comissão pretende promover o envolvimento dos principais interessados na referida fase preparatória, por considerar que esse envolvimento é crucial para o sucesso da implementação da Directiva.

A concretização do Plano de Trabalhos, prevê o envolvimento de “Spatial Data Interest Communities (SDICs)” e de “Legally Mandated Organizations (LMOs)”. Foi assim lançada a 11 de Março, uma “Call for Expression of Interest for INSPIRE development (preparatory phase 2005 - 2006)”, que pretendeu conduzir à consideração do conhecimento existente na elaboração das Regras de Implementação previstas na proposta de Directiva INSPIRE, através das SDICs e LMOs, .bem como identificar quem está disponível para participar no processo de revisão.

A “Call for Expression of Interest” está disponível em http://www.ec-gis.org/inspire/

Apesar de se encontrar disponível em permanência, a composição inicial das equipas de trabalho terá por base os que tiverem manifestado o seu interesse até 29 de Abril.

2004

De Agosto a Novembro de 2004

A proposta de directiva INSPIRE encontra-se em fase de discussão no Conselho e Parlamento Europeus desde Novembro de 2004. O articulado da proposta de directiva tem vindo a ser sucessivamente alterado incorporando as propostas de alteração dos diferentes Estados Membros que obtiveram consenso. A Presidência Luxemburguesa pretende obter um acordo político até Junho de 2005.

Os principais tópicos de discussão têm envolvido questões associadas ao peso excessivo da comitologia presente na proposta, ao conteúdo dos Anexos, à articulação com outras directivas (Re-utilização da Informação do Sector Público e Acesso à Informação Ambiental), aos Direitos de Propriedade Intelectual e políticas de acesso à informação.

Reunião do Conselho do Ambiente

Realizou-se no dia 23 de Julho de 2004, em Bruxelas, a reunião do Conselho do Ambiente onde foi apresentada a proposta de Directiva do INSPIRE. Depois da apresentação e discussão, a proposta acabou por ser adoptada pela Comissão Europeia. Só depois de aprovada no Conselho e Parlamento Europeus, processo que pode demorar aproximadamente dois anos, é que a Directiva entrará em vigor. Para mais informação consulte o endereço http://www.ec-gis.org/inspire/, onde poderá obter o texto da directiva em inglês.

10ª Reunião do Grupo de Peritos do INSPIRE

Realizou-se a 22 de Junho de 2004, a 10ª Reunião do Grupo de Peritos do INSPIRE, em Varsóvia. A reunião centrou-se em dois tópicos predominantes: apresentação de novo draft da proposta de Directiva do INSPIRE que se prevê venha a ser discutida na reunião do Conselho do Ambiente de 23 de Julho e discussão do Programa de Trabalhos para a Fase Preparatória (2004-2006).

A proposta de Directiva sofreu algumas alterações relativamente à versão anterior, como resultado da consulta interna na Comissão Europeia que ainda está a decorrer. Registaram-se alterações substanciais na organização dos artigos. Foi introduzido o conceito de "implementing rules" (IR), com datas de concretização bem definidas, de modo a apoiar a implementação da Directiva em termos práticos. Foi dado um novo ênfase à temática do Ambiente em sentido lato, de modo a considerar os vários processos que afectam o Ambiente e não apenas a legislação ambiental.

A iniciativa INSPIRE incluirá, como referido anteriormente as seguintes fases:

  • Fase Preparatória (2004-2006) – processo de co-decisão relativamente às "Implementing Rules".
  • Fase de Transposição (2007-2008)
  • Fase de Implementação (2009-2013)

Foi discutido na reunião, o Programa de Trabalhos para a Fase Preparatória (2004-2006), que deverá conduzir à produção de um documento no final de 2007 (altura em que a Directiva deverá passar a vigorar), que reuna as IR de suporte à implementação do INSPIRE. A estrutura do Programa de Trabalhos deverá estar finalizada em Outubro próximo.

 

9ª Reunião do Grupo de Peritos do INSPIRE

Realizou-se a 5 de Março de 2004, a 9ª Reunião do Grupo de Peritos do INSPIRE, em Bruxelas. A reunião centrou-se nos dois documentos que resultaram do trabalho das duas task forces criadas em Dezembro (Revisão do Scoping - coordenada pela EEA; Revisão do Extended Impact Assessment - coordenada pelo ESTAT) e que pretenderam funcionar como suporte à reformulação da proposta de Directiva (não adoptada pela Comissão em Outubro), tanto no que se refere à redução do Scoping da iniciativa como no que se refere à correspondente reavaliação do impacte (análise custos-benefícios). Para além da apresentação destes dois documentos e do aparente suporte que tiveram na reunião, a Comissão fez novamente uma apresentação da estrutura da Directiva, agora já com os inputs dos dois documentos acima referidos, e confirmou que a proposta de Directiva irá novamente ser submetida à Comissão Europeia, em Maio-Junho de 2004. Foi tomada a decisão de criar uma task force para a preparação do plano de trabalhos para o período de 2004-2006. O sumário da referida reunião está disponível no website do INSPIRE http://inspire.jrc.it/

Protótipo do INSPIRE Geo-Portal

Está já disponível on-line o protótipo do INSPIRE Geo-Portal em http://www.inspire-geoportal.eu/

O INSPIRE Geo-Portal pretende ser o ponto Europeu de acesso na Internet, à informação e serviços de natureza espacial viabilizando a pesquisa de dados e serviços de natureza espacial bem como de instituições.Trata-se de um protótipo que pretende conduzir a uma melhor percepção dos requisitos dos utilizadores e à definição das especificações técnicas, baseadas em standards,de um futuro sistema operacional. Todo o feed-back é bem vindo.

2003

8ª Reunião do Grupo de Peritos do INSPIRE

Realizou-se em 15 de Dezembro de 2003 a 8ª Reunião do Grupo de Peritos do INSPIRE.

Tratou-se da primeira reunião realizada depois da não submissão pela Comissão, da proposta relativa ao INSPIRE, ao Conselho e Parlamento Europeus, prevista para Outubro último. O sumário da referida reunião está disponível no website do INSPIRE.

Foi estabelecido nesta reunião um novo conjunto de metas que conduza à revisão da proposta do INSPIRE de acordo com determinadas preocupações, nomeadamente no que se refere ao grau de ambição da iniciativa e aos custos, principalmente a nível local. A Comissão pretende agora adoptar a proposta já revista do INSPIRE, no segundo trimestre de 2004.

Foi decidido criar duas task forces para suportar este processo de revisão do INSPIRE : uma com o mandato de re-examinar o âmbito do INSPIRE e das suas medidas, coordenada pela European Environment Agency (EEA) e outra para fortalecer a análise de impacte da iniciativa, coordenada pelo Eurostat (ESTAT).

Relatório sobre a situação actual das Infraestruturas Nacionais de Informação Geográfica na Europa

Está já disponível no site do INSPIRE, o relatório elaborado no âmbito desta iniciativa, sobre a situação actual das Infraestruturas Nacionais de Informação Geográfica na Europa e também em alguns países não-europeus.

Poderá assim consultar em http://www.ec-gis.org/inspire/, o relatório síntese que contém recomendações para a iniciativa INSPIRE e os relatórios relativos a cada um dos 35 países analisados

Sessão de Divulgação da Iniciativa INSPIRE - Infrastructure for Spatial Information in Europe

O Instituto do Ambiente (IA) e o Instituto Geográfico Português (IGP), com a colaboração da USIG, promoveram conjuntamente uma Sessão de Divulgação da iniciativa INSPIRE no dia 16 de Outubro de 2003, no Auditório do Instituto do Ambiente.

O INSPIRE, é uma iniciativa em preparação pela Comissão Europeia, que pretende promover a disponibilização de informação de natureza espacial, utilizável na formulação, implementação e avaliação das políticas da União Europeia. O seu objectivo é estabelecer um enquadramento legal para a criação gradual e harmonizada de uma infra-estrutura europeia de informação geográfica.

Programa

9.30 - Sessão de Abertura
(Arménio Castanheira, IGP)
10.00 - Global Spatial Data Infrastructure in transition
(Ian Masser, GSDI Association)
10.30 - INSPIRE: coming to a conclusion?
(Marc Vanderhaegen, European Commission, DG Environment)
11.15 - Café
11.30 - INSPIRE - Bases para a renovação da Infra-estrutura Nacional de Informação Geográfica
(Rui Pedro Julião, IGP)
11.45 - Uma infra-estrutura harmonizada para a informação temática de Ambiente.
(Leonor Gomes, Instituto do Ambiente)
12.00 - Debate
12.45 - Sessão de Encerramento
(João Gonçalves, Instituto do Ambiente)