O Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG) foi concebido em 1990 com a coordenação do Centro Nacional de Informação Geográfica (CNIG), como uma rede distribuída ligando entre si os principais produtores nacionais, regionais e locais de informação cartográfica e alfanumérica.
O SNIG é atualmente coordenado pela Direção-Geral do Território (DGT) enquanto entidade que preside ao Conselho de orientação desta Infraestrutura (CO-SNIG).
A publicação da Diretiva INSPIRE e sua transposição bem como a adoção em 2015 da Visão e Plano de Ação SNIG 2020 constituem importantes marcos no acesso à informação geográfica em Portugal e no desenvolvimento do SNIG.
Pode aceder a mais informação sobre as diferentes fases da história do SNIG através do esquema que traduz a sua evolução.
Em 2018 inicia-se o desenvolvimento do novo Geoportal do SNIG, com base nos princípios da Visão SNIG2020, nomeadamente a aposta numa solução opensource. O novo geoportal inclui o Registo Nacional de Dados Geográficos como o catálogo de metadados dos conjuntos de dados geográficos e de cartografia topográfica e temática, oficial ou homologada, do território ou águas sob jurisdição nacional, produzidos ou mantidos por autoridades públicas. O novo Geoportal do SNIG é apresentado publicamente no dia 4 de julho, no ENiiG 2019, realizado no Porto.