O Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG) foi concebido em 1990 com a coordenação do Centro Nacional de Informação Geográfica (CNIG), como uma rede distribuída ligando entre si os principais produtores nacionais, regionais e locais de informação cartográfica e alfanumérica.
O SNIG é atualmente coordenado pela Direção-Geral do Território (DGT) enquanto entidade que preside ao Conselho de orientação desta Infraestrutura (CO-SNIG).
A publicação da Diretiva INSPIRE e sua transposição bem como a adoção em 2015 da Visão e Plano de Ação SNIG 2020 constituem importantes marcos no acesso à informação geográfica em Portugal e no desenvolvimento do SNIG.
Pode aceder a mais informação sobre as diferentes fases da história do SNIG através do esquema que traduz a sua evolução.
Entrada em vigor da Diretiva INSPIRE, Diretiva 2007/2/EC do Parlamento Europeu e do Conselho de 14 de março de 2007, publicada no Jornal Oficial das Comunidades, em 25 de abril de 2007, que estabelece a criação da Infraestrutura Europeia de Informação Geográfica. O Instituto Geográfico Português (IGP) é identificado como Ponto de Contacto Nacional (PCN) para a Diretiva INSPIRE.