Serviços

Os Serviço de dados geográficos (SDG) são funcionalidades acessíveis na WEB que permitem a visualização e o acesso a dados geográficos. Depois de serem criados, os produtores colocam os seus links nos metadados, o que permitirá depois o acesso à informação geográfica diretamente através dos metadados.

O que são?

Os SDG são regras que normalizam a forma de trocar Informação Geográfica de forma aberta e transparente utilizando a Internet como canal de comunicação, permitindo aceder a Informação Geográfica numa única interface.

Os serviços para visualização e descarregamento dos dados são:

  • Serviços de Visualização - serviços que permitem , no mínimo, visualizar, navegar, aumentar e reduzir a escala de visualização, deslocar ou sobrepor conjuntos visualizáveis de dados geográficos e visualizar informação contida em legendas e qualquer conteúdo relevante dos metadados. Podem ser de dois tipos: Web Map Service (WMS) e Web Map Tile Service (WMTS).

  • Serviços de Descarregamento - são serviços que permitem descarregar e, se exequível, aceder directamente a cópias integrais ou parciais de conjuntos de dados geográficos. Podem ser de três tipos: Web Feature Service (WFS), Web Coverage Service (WCS) e ATOM. O WFS é para dados vetoriais, o WCS para dados imagem/coberturas e o ATOM permite descarregar os dados via navegador WEB.

Existem ainda os seguintes serviços com propósitos muito específicos:

  • Serviços de Pesquisa (Catalog Service for WEB - CSW) são serviços que permitem a pesquisa de conjuntos de dados geográficos com base no conteúdo dos metadados correspondentes, bem como a visualização do conteúdo dos metadados.

  • Serviços de Transformação (Web Processing Service) são serviços que permitem transformar conjuntos de dados geográficos para fins de interoperabilidade, por exemplo, transformação de coordenadas, Edge Matching, etc.