Serviços

Os Serviço de dados geográficos (SDG) são funcionalidades acessíveis na WEB que permitem a visualização e o acesso a dados geográficos. Depois de serem criados, os produtores colocam os seus links nos metadados, o que permitirá depois o acesso à informação geográfica diretamente através dos metadados.

Como fazer?

Ao contrário dos metadados, a disponibilização de SDG requer uma infraestrutura tecnológica (servidores, redes e internet) e um software apropriado a cada tipo de serviço.

Para a disponibilização deste tipo de serviços, deverá ter também instalado no servidor um WEB (e.g. IIS, Apache Web Server). Alguns softwares servidores de mapas já incluem servidores WEB como por exemplo o MapServer e o GeoServer.

O serviço ATOM permite disponibilizar um serviço de descarregamento de forma simples e rápida. O seu formato é baseado em conteúdos, podendo ser acedido por um navegador WEB.

Para criar um serviço ATOM necessita de ter um servidor WEB e os ficheiro de “Subscrição de Serviço de Descarregamento” (Top Atom Feed) e “Subscrição de CDG” (Dataset Feed) na forma ATOM INSPIRE.

Para a criação de Serviços de Pesquisa, deverá ser utilizado um software de gestão de catálogos de metadados de informação geográfica como o Geonetwork. A criação de Serviços de Transformação pode ser feita utilizando, por exemplo, o PyWPS.

O acesso ao serviço poderá ser testado com esta ferramenta.

Para mais informações sobre criação de serviços contactar snig@dgterritorio.pt