Modelos de dados

A conversão dos conjunto de dados geográficos para modelos de dados que têm vindo a ser construídos no âmbito da diretiva INSPIRE promovem a interoperabilidade.

Como fazer?

A harmonização de dados consiste no processo de desenvolvimento de um conjunto comum de especificações para conjuntos de dados geográficos, de forma a viabilizar o acesso a estes dados através de serviços, numa representação que permite combinar esses dados com outros dados harmonizados de forma coerente. Na prática, a harmonização envolve a transformação dos dados de origem (source schema) num modelo de dados descrito pelas especificações da Directiva (target schema), em formato aberto e orientado para os serviços.

O processo de harmonização envolve a análise dos modelos de dados, o preenchimento da tabela de correspondências (matching table), a transformação, a validação e a publicação de CDG.

Análise

A análise dos modelos de dados passa pela identificação do tema e a interpretação da fonte dos dados, e inclui a análise do formato, dos atributos, a sua representação espacial, o sistema de referência de coordenadas e a qualidade dos dados em geral (conformidade, completude, consistência, exatidão, etc.). Este processo envolve ainda a compreensão do modelo de dados destino (target data model), a identificação do tema a que corresponde o CDG, a interpretação do documento da Especificação de Dados (Data Specification) e os modelos de dados.

As tabelas de correspondências são utilizadas no mapeamento entre os atributos contidos no modelo de dados de origem (source schema) e a estrutura do modelo de dados de destino (target schema). Cada tabela de correspondência identifica e descreve as classes, os atributos, as enumerações, listas de códigos e associações entre as classes de ambos os modelos. É ainda utilizada para documentar o processo de harmonização, através do preenchimento de alguns campos.

Transformação

A transformação é o processo que se segue posteriormente à criação das correspondências entre os modelos de dados. O processo de transformação exige ferramentas de edição, formatação e conversão de dados para implementação de metodologias ETL (Extract-Transform-Load) que, de acordo com as regras de implementação da Diretiva INSPIRE, originarão um ficheiro GML 3.2.1.

Validação

A validação é o processo de verificação da coerência apresentada pelo ficheiro GML relativamente:

  • À estrutura do target schema XML Schema Definition (XSD) do INSPIRE GML application schema;
  • À estrutura do GML schematron 3.2.1 – ISO 19136;
  • ao conteúdo (schematron temático).

Publicação

O objetivo final do processo de harmonização é a publicação dos CDG em SDG.