Metadados - Como fazer?

Os metadados são fichas sobre a informação geográfica e constituem a base de qualquer tipo de pesquisa em geocatálogos, geoportais ou infraestruturas de informação geográfica.

Como fazer?

Criação

Os metadados são criados através de editores de metadados. Os metadados publicados no SNIG devem estar obrigatoriamente de acordo com o Perfil Nacional de Metadados de Informação Geográfica (Perfil MIG) e com o documento Alterações e melhorias a efetuar nos metadados dos CDG no âmbito do novo GeoPortal do SNIG (v1.1). Este perfil é baseado na norma ISO 19115 e ISO 19119 (extensão da ISO 119115 para Serviços de Dados Geográficos) e nos requisitos da Diretiva INSPIRE. 

O Gestor de Metadados dos Açores (GeMA) deverá ser utilizado para criar metadados para o SNIG

Publicação

Os metadados podem ser publicados diretamente no geoportal do SNIG ou então em catálogos de outras infraestruturas de informação geográfica. Para publicar metadados no SNIG terá de utilizar o editor de metadados GEMA para criar as fichas de metadados e enviar o ficheiro XML para o SNIG para a sua publicação.

Se a ficha de metadados estiver relacionada com cartografia homologada, esta deverá ser submetida através da plataforma de homologação (https://homologacao.dgterritorio.gov.pt/app/).

Para publicar metadados no RNDG deverão consultar a documentação técnica e contactar a DGT.

Se os metadados já existem em catálogos de outras infraestruturas de informação geográfica, deverá contactar a DGT para que se possa ativar um protocolo de comunicação que possibilita a recolha (harvesting) de metadados existentes nessas infraestruturas, carregando novos registos ou os que foram alterados desde a última colheita.

Validação

Quando se submete uma ficha de metadados no SNIG, o sistema faz automaticamente a sua validação de acordo com o Perfil MIG. Caso existam erros o utilizador recebe uma notificação para os corrigir. A publicação só poderá ocorrer depois da ficha de metadados ser validada com sucesso.

Para validação de metadados INSPIRE deve utilizar o validador oficial do Geoportal INSPIRE.

Para mais informações sobre criação e publicação de metadados contactar snig@dgterritorio.pt.