Metadados - Como fazer?

Os metadados são fichas sobre a informação geográfica e constituem a base de qualquer tipo de pesquisa em geocatálogos, geoportais ou infraestruturas de informação geográfica.

Como fazer?

Criação

Os metadados são criados através de editores de metadados. Os metadados publicados no SNIG devem estar obrigatoriamente de acordo com o Perfil Nacional de Metadados de Informação Geográfica (Perfil MIG) e com o documento Alterações e melhorias a efetuar nos metadados dos CDG no âmbito do novo GeoPortal do SNIG (v1.1). Este perfil é baseado na norma ISO 19115 e ISO 19119 (extensão da ISO 119115 para Serviços de Dados Geográficos) e nos requisitos da Diretiva INSPIRE. 

Os editores que estão de acordo com o Perfil MIG e que, portanto, pode utilizar para criar metadados para o SNIG são:

  • Editor de metadados do Geoportal do SNIG
  • Gestor de Metadados dos Açores (GeMA)
  • Editor do Sistema Nacional de Informação do Mar (SNIMAR).

Publicação

Os metadados podem ser publicados diretamente no geoportal do SNIG ou então em catálogos de outras infraestruturas de informação geográfica. Para publicar metadados no SNIG terá sempre que se registar no geoportal do SNIG. Os metadados criados com o editor do geoportal do SNIG ficam automaticamente no SNIG. Se criar metadados utilizando editores externos ao geoportal do SNIG (e.g. GeMA, SNIMAR), para os publicar no SNIG deve aceder com o seu login ao Editor de metadados do SNIG e fazer o upload do ficheiro XML gerado nos outros editores.

Para publicar metadados no RNDG deverão consultar a documentação técnica e contactar a DGT.

Se os metadados já existem em catálogos de outras infraestruturas de informação geográfica, deverá contactar a DGT para que se possa ativar um protocolo de comunicação que possibilita a recolha (harvesting) de metadados existentes nessas infraestruturas, carregando novos registos ou os que foram alterados desde a última colheita.

Validação

Quando se submete uma ficha de metadados no SNIG, o sistema faz automaticamente a sua validação de acordo com o Perfil MIG. Caso existam erros o utilizador recebe uma notificação para os corrigir. A publicação só poderá ocorrer depois da ficha de metadados ser validada com sucesso.

Para validação de metadados INSPIRE deve utilizar o validador oficial do Geoportal INSPIRE.

Para mais informações sobre criação e publicação de metadados contactar snig@dgterritorio.pt.