Criação
Os metadados são criados através de editores de metadados. Os metadados publicados no SNIG devem estar obrigatoriamente de acordo com o Perfil Nacional de Metadados de Informação Geográfica (Perfil MIG) e com o documento Alterações e melhorias a efetuar nos metadados dos CDG no âmbito do novo GeoPortal do SNIG (v1.1). Este perfil é baseado na norma ISO 19115 e ISO 19119 (extensão da ISO 119115 para Serviços de Dados Geográficos) e nos requisitos da Diretiva INSPIRE.
O Gestor de Metadados dos Açores (GeMA) deverá ser utilizado para criar metadados para o SNIG
Publicação
Os metadados podem ser publicados diretamente no geoportal do SNIG ou então em catálogos de outras infraestruturas de informação geográfica. Para publicar metadados no SNIG terá de utilizar o editor de metadados GeMA para criar as fichas de metadados e enviar o ficheiro XML para o SNIG para a sua publicação.
Se a ficha de metadados estiver relacionada com cartografia homologada, esta deverá ser submetida através da plataforma de homologação (https://homologacao.dgterritorio.gov.pt/app/).
Para publicar metadados no RNDG deverão consultar a documentação técnica e contactar a DGT.
Se os metadados já existem em catálogos de outras infraestruturas de informação geográfica, deverá contactar a DGT para que se possa ativar um protocolo de comunicação que possibilita a recolha (harvesting) de metadados existentes nessas infraestruturas, carregando novos registos ou os que foram alterados desde a última colheita.
Validação
Quando se submete uma ficha de metadados no SNIG, o sistema faz automaticamente a sua validação de acordo com o Perfil MIG. Caso existam erros o utilizador recebe uma notificação para os corrigir. A publicação só poderá ocorrer depois da ficha de metadados ser validada com sucesso.
Para validação de metadados INSPIRE deve utilizar o validador oficial do Geoportal INSPIRE.
Para mais informações sobre criação e publicação de metadados contactar snig@dgterritorio.pt.