Processos de harmonização e agregação no GIS4EU

Data do documento

As metodologias criadas para a harmonização de dados no âmbito do INSPIRE, nomeadamente, a transformação dos dados dos produtores no modelo de dados INSPIRE, e o processo de agregação de dados e sua exposição a escalas de nível europeu, nacional, regional e local constituem os principais resultados do projecto GIS4EU. Nesta comunicação descrevem-se estas metodologias bem como o papel que o IGP desempenhou no seu desenvolvimento.

O primeiro passo do processo de harmonização de dados consiste numa documentação efectiva dos dados que permita servir de base aos passos posteriores da metodologia. Esta descrição dos dados inclui a criação de metadados, listas com as definições de entidades e atributos e listas codificadas bem como a criação dos diagramas UML descrevendo as relações entre entidades.

Na remodelação de dados dos produtores no modelo de dados INSPIRE trabalharam-se as temáticas hidrografia, rede de transportes e divisão administrativa, estando estas temáticas incluídas no anexo I da directiva. Os resultados deste processo foram usados na fase de testes das especificações de dados INSPIRE. O IGP foi responsável pela edição do relatório do processo de transformação dos dados dos produtores no modelo de dados INSPIRE para a temática hidrografia, tendo participado activamente nos relatórios para as temáticas rede de transportes e divisão administrativa.

O processo de remodelação dos dados disponíveis no projeto no modelo de dados INSPIRE é composto por vários passos iniciando-se pelo estabelecimento de correspondências entre as entidades e atributos dos modelos de dados em comparação. Nem todas as correspondências são do mesmo tipo distinguindo-se três tipos de correspondência possíveis, nomeadamente: (1) Correspondência exata, (2) Correspondência com diferenças dignas de realce e (3) Correspondência complexa mas possível após processamento de dados. Deste modo, identificaram-se os subconjuntos de entidades e atributos dos modelos de dados dos produtores que correspondiam com o modelo de dados INSPIRE. De seguida fez-se o levantamento dos problemas encontrados no processo seguido da identificação dos elementos considerados não relevantes no modelo de dados INSPIRE. Finalmente, propuseram-se novas entidades nos casos em que tal foi julgado conveniente.

Trabalhou-se também o tema altimetria, pertencente ao anexo II, com o objectivo de que os resultados deste processo de harmonização sejam mais tarde usados aquando da criação da especificação de dados para esta temática no âmbito do INSPIRE. Neste caso criou-se de raiz um modelo de dados comum tendo por base os modelos de dados dos conjuntos de dados geográficos desta temática disponíveis no projecto.

A metodologia de agregação e exposição de dados baseou-se na definição de regras e directrizes de agregação e de visualização para os níveis europeu, nacional, regional e local.

O IGP foi responsável pelo grupo de trabalho temático em regras e directrizes de agregação para a temática divisão administrativa tendo também participado activamente nos trabalhos para as temáticas rede de transportes e hidrografia.

Os resultados do projecto constituem um importante contributo para a implementação da directiva INSPIRE, nomeadamente, para o processo de harmonização de dados e para o processo de agregação e visualização de dados a diferentes escalas

Autor(es)
Rui Reis
Ficheiro Anexo