Grupos e Redes

Para o desenvolvimento do SNIG e implementação da diretiva INSPIRE foram criadas a nível nacional diferentes estruturas que pretendem envolver de forma diversa as entidades públicas no desenvolvimento do SNIG e implementação da diretiva. Destacam-se ainda as estruturas associadas à diretiva INSPIRE a nível Europeu em que Portugal tem representação.

Mais informação.

Grupos de Trabalho INSPIRE

Os grupos de trabalho INSPIRE foram criados para permitir o envolvimento da comunidade INSPIRE com responsabilidades na implementação da diretiva INSPIRE nas diferentes atividades/tarefas necessárias para o cumprimento da diretiva.

Numa primeira fase existiram 12 grupos, o Grupo de Trabalho de Monitorização e Elaboração de Relatórios do CO-SNIG (GTI-M&R), o Grupo de Trabalho Transversal (GTI-TR) e 9 Grupos de Trabalho Temáticos (GTI-TE), assim como o Grupo de Coordenação (GC-GTI), tendo ocorrido em 2018 uma reestruturação que conduziu a apenas dois GTI em conjunto com as Redes Temáticas (ex-GTI-TE).

Grupo de Trabalho de Monitorização e Elaboração de Relatórios do CO-SNIG (GTI- M&R)

O Grupo de Trabalho INSPIRE para a Monitorização e Elaboração de Relatórios (GTI-M&R) foi criado em 2010 no âmbito do CO-SNIG, para apoiar o Ponto de Contacto Nacional (PCN) para a Diretiva INSPIRE, a DGT, na obtenção da informação necessária para a monitorização anual e elaboração de três em três anos do Relatório de implementação da Diretiva em Portugal.

As instituições representadas no Grupo de trabalho de Monitorização e elaboração de Relatórios do CO-SNIG (GTI- M&R) são:

Composição
Grupo de Trabalho Operacional (GTI-Op)

Grupo operacional que envolve representantes da DGT e de diferentes entidades da RPF INSPIRE Core, pretende identificar e dinamizar a realização de tarefas/atividades de natureza transversal ou interinstitucional, de natureza tecnológicas ou temática, associadas à implementação da diretiva INSPIRE e desenvolvimento do SNIG, a realizar por equipas/task forces formadas para esse efeito.

Criado em 2018, este grupo resulta da evolução de estruturas organizacionais anteriores (GTI-TR, GTI-TE, GTI-M&R, GC-GTI) e deverá funcionar em articulação com as Redes Temáticas. O GTI-Op pode contar ainda com a participação da administração local, de empresas e de outras entidades com experiência relevante em IIG ou INSPIRE.

Nova estrutura organizacional dos GTI

Redes Temáticas

As Redes Temáticas resultam dos anteriores GTI-TE e garantem a ligação das entidades com os temas INSPIRE e o trabalho em curso nos clusters Europeus. Os coordenadores de GTI-TE, integrados no anterior GC-GTI, passam a funcionar como elo de ligação entre o GTI operacional e as respetivas Redes Temáticas.