SNIG2020: uma visão para a infraestrutura nacional de informação geográfica para 2020... divulgação

Passados 25 anos da criação do Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG) e quase 10 anos depois da publicação da Diretiva INSPIRE, a DGT fez uma avaliação do SNIG atual e da utilização que a comunidade faz desta infraestrutura (i.e., Diagnóstico SNIG 2015), e coordenou um processo colaborativo para a definição do que se espera da infraestrutura nacional de informação geográfica a médio prazo (i.e. SNIG2020).

O SNIG2020 é uma visão para a infraestrutura nacional de informação geográfica, o Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG), para 2020. O SNIG2020 foi construído por processos colaborativos e participativos e resultou de um amplo debate nacional sobre o que se espera da infraestrutura nacional de informação geográfica a médio prazo.

Visao SNIG 2020

 

O SNIG2020 foi elaborado pelos facilitadores de um blue sky thinking estruturado. Este evento contou com cerca de 50 convidados provenientes da Administração Pública, da academia, de centros de investigação e do sector privado, que foram selecionados com base nos contributos prestados na consulta pública ao SNIG realizada pela DGT em Março de 2015, na experiência profissional em infraestruturas de informação geográfica e na vontade de inovar. O documento elaborado pelos facilitadores foi depois submetido a consulta pública e a versão final foi aprovada pelo Conselho de Orientação do SNIG (CO-SNIG), enquanto entidade responsável pela coordenação estratégica do SNIG, a 17 de dezembro de 2015.

O processo de construção do SNIG2020, desde a caraterização da situação atual do SNIG e da organização da sessão do blue sky thinking até à produção da versão final do texto da visão, foi coordenado pela DGT, enquanto organismo responsável pela coordenação operacional do SNIG, em colaboração com o EUROGROUP Consulting Portugal e com o CO-SNIG.

A concretização e a implementação do SNIG2020 requer o desenvolvimento de um conjunto de atividades de caráter político, institucional, administrativo e técnico, por parte de todas as entidades envolvidas na coordenação, na manutenção e na exploração da infraestrutura nacional de informação geográfica (SNIG). Estas atividades constituem o Plano de Ação SNIG2020 (PA-SNIG2020) e serão definidas tendo em consideração um conjunto de princípios orientadores, de modo a materializar os objetivos estabelecidos no texto do SNIG2020. Estes princípios orientadores já foram definidos e encontram-se em processo de aprovação formal pelo CO-SNIG.

A definição do PA-SNIG2020 terá como base não só a visão coletiva para o SNIG para 2020 (i.e. SNIG2020), mas também a situação atual no que respeita ao desenvolvimento e utilização do SNIG e à implementação da Diretiva INSPIRE em Portugal.

Para caraterizar a situação atual e permitir a elaboração do PA-SNIG2020, a DGT lançou, no inicio de 2015, a atividade "Diagnóstico 2015" cujo relatório final é agora disponibilizado. Os resultados do Diagnóstico 2015 foram apresentados no inicio da sessão de blue sky thinking do SNIG2020, no workshop "Rumo ao SNIG2020 e Mentes Criativas", realizado no âmbito da Conferência World Spatial Forum INSPIRE Conference 2015, e nas workshops realizadas nas cinco Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) no âmbito da iniciativa da DGT, SNIG on the road.

SNIG on the Road

Todos os detalhes dos estudos realizados no âmbito do Diagnóstico 2015 são disponibilizados nos seguintes documentos:

A DGT agradece a todos os que participaram nas atividades relacionadas com o Diagnóstico 2015 e com o SNIG2020. O seu envolvimento foi essencial para a construção de uma visão coletiva para o SNIG para 2020 e para a caracterização da situação atual do desenvolvimento e de utilização do SNIG.

A pedido do Senhor Subdiretor-Geral do Território, Professor Mário Caetano, terminamos esta notícia com uma citação de Tim-Berners Lee:"O futuro não é aquilo em que acreditamos, é o trabalho que fazemos para que as coisas aconteçam."