• Registo Nacional de Dados Geográficos
  •  
  •    

  Ortofotomapas à escala 1:2000 da Região Autónoma da Madeira - 2023

Os ortofotomapas à escala 1:2000 da Região Autónoma da Madeira (incluindo as ilhas da Madeira, Porto Santo e Desertas) foram produzidos a partir de um voo aerofotogramétrico digital, realizado entre junho e outubro de 2023. A aquisição das imagens foi efetuada com a câmara digital UltraCam Eagle 4.1, garantindo uma resolução espacial de 10 cm GSD e cobrindo a totalidade da área de interesse com uma sobreposição longitudinal mínima de 85% e lateral de 40%.

O levantamento aerofotogramétrico foi conduzido a bordo de uma aeronave King Air B200 (PH-SLE), equipada com sistema de navegação IGI CCNS 4/5, sensores inerciais IGI AEROcontrol e plataforma giroestabilizada SOMAG GSM 4000, garantindo a estabilidade e precisão das imagens adquiridas. O processamento das imagens incluiu correções geométricas e radiométricas, sendo os dados complementados por 241 pontos fotogramétricos obtidos em campo, com recurso a recetores GNSS de dupla frequência STONEX S900A, e apoiados nas redes de estações permanentes ReNEP e REPRAM.

Este conjunto de ortofotomapas integra os Conjuntos de Dados de Elevado Valor (HVD), conforme identificado no Regulamento de Execução (UE) 2023/138, no âmbito da Diretiva (UE) 2019/1024, relativa aos dados abertos e à reutilização da informação do setor público.

 
Citation proposal
. Ortofotomapas à escala 1:2000 da Região Autónoma da Madeira - 2023. https://snig.dgterritorio.gov.pt/rndg/srv/api/records/08c3bd64-ccd2-4bde-a8b2-b915bff64dd9
 
  • Identification
  • Distribution
  • Quality
  • Spatial rep.
  • Ref. system
  • Content
  • Portrayal
  • Metadata
  • Md. constraints
  • Md. maintenance
  • Schema info

Identification

Data identification

Citation

Date ( criation )
2023
Edition
Identifier
http://id.igeo.pt/cdg/08c3bd64-ccd2-4bde-a8b2-b915bff64dd9
Name
Purpose
O objetivo foi fornecer à RAM um conjunto de informação base constituido por ortofotomapas e cartografia para apoio fundamental para a elaboração de Planos e Estudos prévios à tomada de decisões. Cada vez mais a Cartografia Digital e os Ortofotomapas são um bem essencial para, entre outros fins, Planeamento e Ordenamento do Território e Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Das várias aplicações que estas podem tomar, podemos destacar ainda: *Planos Directores Municipais (PDM)* Planos de Urbanização (PU) * Planos de Pormenor (PP) * Gestão Ambiental e Planos Florestais * Protecção Civil e Segurança * Cartas Temáticas * Projectos de Intervenção em Espaços Rurais * Obras Públicas * Cartas Turísticas * Operações de Loteamento * Planeamento de Infra-Estruturas.
Credit
O projecto cartográfico foi produzido pela Socarto - Sociedade de Levantamentos Topo Cartográficos Lda

  Point of contact

Direção Regional do Ordenamento do Território  
Rua da Sé, n.º 38 Funchal 9000-066 Portugal

  (+351) 291 000 410  
  (+351) 291 231 206 
Maintenance and update frequency
Not planned
Keywords
  • RAM , DROTe , Ortofotomapas , Tema de Interesse Regional (TIR) , HVD , PRR
GEMET - INSPIRE themes, version 1.0 ( Theme )
  • Ortoimagens
Options
  • INSPIRECORE , Cartografia Oficial
Keywords
  • Regional
ISO 19119 service taxonomy

Legal constraints

Access constraints
Other restrictions

Legal constraints

Use constraints
Other restrictions
Other constraints
A reprodução e cópia para usos não comerciais é autorizada nos termos de licença Creative Commons – Atribuição (CC-BY). O uso comercial sem consentimento por escrito da CMS é proibido. Sempre que o utilizador publique e/ou divulgue, por meio analógico ou digital, informação geográfica propriedade da Direção Regional do Ordenamento do Território, ainda que parcialmente adaptada, deverá atribuir créditos com inclusão de texto “Informação geográfica cedida pela Direção Regional do Ordenamento do Território ou “DROTe” ou “Fonte: DROTe”. Termos da licença Creative Commons: [https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/ ]
Spatial representation type
Grid
Distance
0.1  http://standards.iso.org/ittf/PubliclyAvailableStandards/ISO_19139_Schemas/resources/uom/ML_gmxUom.xml#m
Metadata language
Portuguese Portuguese
Character set
UTF8
Topic category
  • Imagery base maps earth cover

Extent

Description

Geographic description

Extent type code
true
Geographic identifier
PT3
N
S
E
W


 

Distribution

Distribution

Distribution format
  • WMS (1.3.0 )

    Specification

  • WMTS ( )

  Distributor

Direção Regional do Ordenamento do Território  
Rua da Sé, n.º 38 Funchal 9000-066 Portugal

  (+351) 291 000 410  
  (+351) 291 231 206 

Digital transfer options

OnLine resource
WMS  
OnLine resource
WMTS  
 

Quality

Data quality

Scope

Hierarchy level
Dataset

Geographic description

Extent type code
true
Geographic identifier
PT3

Conformance result

Citation

Date ( Publication )
2010-12-08
Explanation
Ver a especificação citada.
Pass
true
Statement
Erro Médio Quadrático em planimetria < 0.30 m (https://irig.madeira.gov.pt/normasEspecificacoes)
 

Ref. system

Reference system identifier
EPSG / http://www.opengis.net/def/crs/EPSG/0/5016
Reference system identifier
EPSG / http://www.opengis.net/def/crs/EPSG/0/3061
Reference system identifier
EPSG / http://www.opengis.net/def/crs/EPSG/0/4326
Reference system identifier
EPSG / http://www.opengis.net/def/crs/EPSG/0/3857
 

Metadata

Metadata

File identifier
08c3bd64-ccd2-4bde-a8b2-b915bff64dd9   XML
Metadata language
Portuguese Portuguese
Character set
UTF8
Hierarchy level
Dataset
Hierarchy level name
Conjunto de dados geográficos
Date stamp
2025-04-21T15:18:39
Metadata standard name
ISO 19115 Sistema de Metadados dos Açores

  Point of contact

Direção Regional do Ordenamento do Território  
Rua da Sé, n.º 38 Funchal 9000-066 Portugal

  (+351) 291 000 410  
  (+351) 291 231 206 
 
 

  Overviews

  Provided by

  Share on social sites

         

  Views

  • INSPIRE
  • Simple
  • Full
  • XML
08c3bd64-ccd2-4bde-a8b2-b915bff64dd9   Access to the portal Read here the full details and access to the data.

  Associated resources

Not available


  •  
  •  
  • API